Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Porta-voz do governo da Líbia faz ameaça e capital volta a ser alvo de ataque de forças internacionais

WASHINGTON e ZWITINA, Líbia – Pela terceira noite, a capital da Líbia foi alvo nesta segunda-feira de ataques das forças internacionais que desde sábado realizam no país a operação Odisseia da Alvorada

O Globo



 A coalizão pretende estender a Trípoli a zona de exclusão aérea que já foi colocada em prática em parte do leste do território líbio.

Assim como no domingo, mísseis de defesa antiaérea foram disparados na cidade algumas horas após o anoitecer.

Pouco antes, o porta-voz do governo líbio, Mussa Ibrahim, disse que houve ataques aos portos e ao aeroporto de Sirta - cidade natal do ditador Muamar Kadafi - e muitas pessoas foram mortas.

Ibrahim fez ameaças contra a ofensiva estrangeira, repetindo declarações de Kadafi de que o povo está sendo armado para defender o regime do ditador.

- Nosso objetivo é a paz, a estabilidade e a unidade da Líbia. Mas nós nos defenderemos. Estamos armando nosso povo. Teremos uma nação de 6 milhões de pessoas armadas. Não há dúvida - disse Ibrahim.

O comandante militar dos EUA na região, general Carter Ham, disse nesta segunda que a zona de exclusão aérea deve cobrir as cidades de Brega e Misurata antes de ser estabelecida em Trípoli.

Ele afirmou ainda que a campanha internacional já mostrou resultados e que o papel dos EUA já foi reduzido na operação.

- Com o crescimento das capacidades da coalizão, eu antecipo que a zona de exclusão aérea será estendida em breve para Brega, Misurata e depois para Trípoli - disse ele em uma conferência por vídeo de sua base na Alemanha, acrescentando que a zona deve cobrir "cerca de mil quilômetros".

Dois dias após o Conselho de Segurança da ONU determinar o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea, a coalizão formada por EUA, França, Reino Unido, Itália e Canadá realizou no sábado a primeira ofensiva na Líbia. Os países afirmam que o objetivo é impedir novos ataques das tropas de Kadafi contra civis.

Com a ofensiva internacional, as forças de Kadafi estão retrocedendo no leste e os rebeldes recuperam terreno.

Nesta segunda, porém, tropas de Kadafi cercaram a cidade de Misurata, o único reduto rebelde no oeste do país, em um ataque que deixou ao menos nove mortos e interrompeu o abastecimento de água.

A rede de televisão al-Arabiya informou que a cidade já está sob controle das forças de Kadafi.

- Os moradores de Misurata saíram às ruas da cidade desarmados, em uma tentativa de evitar o ingresso das forças de Kadafi - disse um morador que se identificou como Saadoun.

- Quando se juntaram no Centro, as forças de Kadafi começaram a disparar contra eles. Cometeram um massacre - completou.


21/03/2011

0 comentários: