Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 22 de março de 2011

Acompanhe momento a momento os principais fatos do combate na Líbia

 Acompanhe aqui os principais acontecimentos do dia sobre os combates entre rebeldes e a coalizão internacional contra as forças do ditador Muamar Kadafi

Pessoas observam o caça americano F-15 que caiu próximo à Benghazi. A aeronave apresentou falhas técnicas e os dois pilotos ejetaram e estão em segurança, segundo autoridades americanas.

O Globo

11h45m:
Em Trípoli, oficiais líbios dizem que uma embarcação naval no leste da cidade foi bombardeada durante a noite pela forças da coalizão.
11h44m: Edifício do Ministério do Interior egípcio, no Cairo, é destruído por incêndio nesta terça-feira. Uma fonte do ministério disse à Reuters que há grandes chances de o fogo estar ligado a um protesto de policiais, que pedem melhores salários e condições de trabalho.
11h43m: A AFP informa que pelo menos noves pessoas foram mortas entre segunda e terça-feira em confrontos na cidade de Yafran, a 130km de Trípoli, que está atualmente nas mãos dos rebeldes.
11h42m: De acordo com a Casa Branca, o presidente americano Barack Obama conversou com os líderes da Turquia e do Qatar sobre a ofensiva militar na Líbia na noite desta segunda-feira. Obama quer fortalecer a operação e especificar a liderança militar dos ataques. Em nota oficial, Obama e o primeiro ministro turco, Tayyip Erdogan, concordaram que a missão vai demandar um amplo esforço e apoio internacional, incluindo o de nações árabes.
11h36m: Rebeldes no Leste da Líbia temem que tropas leais à Kadafi ataquem com armamento pesado e prejudiquem o avanço dos manifestantes rumo à cidade de Ajdabiya, considerada estratégica pela oposição. Eles contaram à Reuters que, apesar dos bombardeios terem diminuído o poder das forças pró-Kadafi, aliados ao ditador líbio continuam sendo uma ameaça.
11h35m: O Ministro do Exterior da Algéria reafirma que a intervenção na Líbia é "desproporcional" e deve acabar imediatamente.
11h27m: A França está se opondo à possibilidade de a OTAN assumir a chefia da ação militar na Líbia. Assim como o Ministro do Exterior francês Alain Juppe, o vice-diretor da Fundação para Pesquisas Estratégicas, baseada em Paris, Yves Boyer, disse que a operação não foi iniciada pela OTAN e sim por uma coalizão formada por países independentes. Dado que a operação foi "relativamente limitada em seu âmbito", ele diz que poderia "ser liderada por uma equipe franco-britânica, por um comando europeu ou ainda pela França ou Inglaterra assumindo a liderança".
11h16m: O correspondente da al-Jazeera James Bays conta que rebeldes foram atacados a 9km de Ajdabiya. Com um carro atingido, eles tiveram que recuar aproximadamente 800 metros.
11h13m: Uma mulher xiita de 51 anos que foi morta com um tiro na cabeça na última quarta-feira quando se aproximava de um posto de controle em Manama, capital do Bahrein, foi enterrada hoje.
10h58m: O Ministro do Exterior da Nigéria Odein Ajumogobia disse que há contradições no comportamento dos EUA impossíveis de ignorar. "As contradições entre os princípios e o interesse nacional permitiram à comunidade internacional a impor uma zona de exclusão aérea ostensiva na Líbia para proteger os civis de um massacre, mas aparentemente está assistindo sem fazer nada enquanto homens, mulheres e crianças são assassinados da mesma forma, mesmo que com menos flagrantes de violência", afirmou.
10h50m: Cerca de 325 mil pessoas já deixaram a Líbia desde o meio de fevereiro, de acordo com a Comissão da ONU para refugiados.
10h45m: Equipes de ajuda humanitária continuam esperando nas fronteiras, sem conseguir entrar na Líbia. Na fronteira com a Tunísia, um integrante do Médicos sem Fronteiras disse que a organização recebeu relatos de centenas de feridos, mas não tem acesso a eles.
10h42m: Obama e Erdogan reafirmam o total apoio à resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a Líbia.
10h37m: Na mesma conversa, a Turquia afirmou ter conhecimento das capacidades de comando e controle da OTAN mas não quis debater o que mais o país pode fazer na Líbia.
10h36m: Em conversa com o Primeiro Ministro turco Recep Tayyip Erdogan para discutir a situação da Líbia, Obama agradeceu a participação da Turquia na libertação de quatro jornalistas do "New York Times".
10h34m: O Ministro do Interior francês Claude Gueant convocou uma reunião com chefes de polícia do país para discutir potenciais riscos de segurança em razão da participação francesa na operação militar na Líbia, disse uma fonte policial à Reuters. A reunião teria sido convocada não por ameaças específicas, mas pelo histórico líbio.
10h22m: O Ministro do Exterior da Algéria Mourad Medelci disse que os ataques ocidentais às forças de Kadafi estão sendo desproporcionais e ameaçam piorar a crise.
10h14m: De acordo com o "Daily Telegraph", um dos pilotos do caça F-15 foi ovacionado pelos rebeldes. Ele teria levantado suas mãos e dito "ok, ok". Mas não enfrentou hostilidades: "Eu o abracei e disse pra ele não ficar assustado, pois somos seus amigos. Uma fila se formou para apertar sua mão e agradecê-lo pelo seu papel nos ataques", contou Younis Amruni, de 27 anos.
10h06m: Embaixadores da OTAN concordaram que os navios de guerra da organização irão ajudar a ONU a estabelecer um embargo de armas na Líbia. Os enviados especiais da OTAN estão tentando decidir quem deve comandar a campanha militar na Líbia se os EUA pararem de liderar a operação.
10h06m: O Congresso espanhol ratificou a decisão do governo e aprovou a participação da Espanha na operação "Odisseia da Alvorada" por 336 votos a favor, três contra e uma abstenção.
9h56m: Dois caças e um avião cargueiro da força aérea do Quatar estão a caminho de Creta, no primeiro sinal de participação do Quatar na imposição da zona de exclusão aérea na Líbia.
9h12m:O Ministro do Exterior da França diz que o Conselho de Segurança da ONU pode discutir o pedido de cessar-fogo da Rússia na Líbia durante a reunião de quinta-feira.
8h58m: Ministro do Exterior alemão Guido Westerwelle afirma que não se sabe quanto tempo vai durar a guerra na Líbia e que é importante garantir que Kadafi não tenha acesso a mais dinheiro. Por isso, pede que a União Europeia imponha um embargo ao petróleo e ao gás do regime de Kadafi.
8h52m:Governo da França diz que OTAN vai apoiar a coalizão na Líbia quando os EUA deixarem a liderança da operação.
8h40m: O Secretário de Defesa americano Robert Gates afirma que "a coalizão está evitando a todo custo a morte de civis. A maioria dos alvos são áreas de defesa aérea isoladas das áreas povoadas". Em conversa com o Ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Serdyukov, que já condenou a morte de civis líbios, Gates disse que "acha que o combate militar que vem ocorrendo nos últimos dias deve diminuir nos próximos dias".
7h18m: O número de mortos confirmados em Misurata em combates na segunda-feira já chega a 40, informa a agência Reuters.
7h04m: Um jato militar americano F-15 caiu próximo à Benghazi por causa de falhas técnicas. Os dois tripulantes que ocupavam a aeronave conseguiram se ejetar e foram resgatados por rebeldes. Eles estão em segurança, de acordo com o exército americano.
6h45m: Forças leais a Muamar Kadafi estão tentando tomar o controleo da cidade de Zintan nesta terça-feira em um ataque com armas pesadas, informou a rede de televisão Al-Jazeera.
4h22m: A China pediu novamente pelo fim dos combates na Líbia, manifestando sua "extrema preocupação" com o relato de morte de civis e alertando para um "desastre humanitário".
3h08m: As forças da coalizão internacional atacaram instalações de radares em duas bases aéreas ao leste de Benghazi que pertencem ao ditador Muamar Kadafi, informou na segunda-feira a rede de televisão Al-Jazeera.
0h45m: De acordo com a Reuters, a TV estatal líbia está dizendo que vários locais foram atacados em Trípoli na noite de segunda-feira por uma "cruzada inimiga".
0h33m: Ron Paul, deputado do Texas, diz à CNN que Barack Obama deveria ter consultado o Congresso americano antes de agir na Líbia. Para ele, o ataque à Líbia é inconstitucional e "os EUA não estão cumprindo com o que se propôs a fazer".
22/03/2011 

0 comentários: