Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 22 de março de 2011

Após partida de Obama, Itamaraty condena ataques da coalizão contra Kadafi

Diplomacia brasileira emite nota em que pede o cessar-fogo efetivo e a solução da crise líbia por meio do diálogo

O governo brasileiro esperou apenas a partida do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para encomendar ao Ministério das Relações Exteriores uma nota à imprensa em que defende o fim dos ataques aéreos na Líbia e das hostilidades no país.

No documento, emitido na noite desta segunda-feira, o Itamaraty "lamenta a perda de vidas decorrente do conflito e manifesta a expectativa de que seja implementado um cessar-fogo efetivo no mais breve prazo possível".

O comunicado destaca também que a trégua deve garantir a proteção da população civil e criar condições para o encaminhamento da crise pelo diálogo.

"O Brasil reitera sua solidariedade com o povo líbio na busca de uma maior participação na definição do futuro político do país, em ambiente de proteção dos direitos humanos", diz o texto.

O governo brasileiro ainda reafirma o seu "apoio aos esforços do Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Abdelilah Al Khatib, e do Comitê de Alto Nível estabelecido pela União Africana na busca de solução negociada e duradoura para a crise".
Leia mais.

0 comentários: