Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 18 de março de 2011

O PT perdoa


Cúpula petista aceita Delúbio de volta

Maria Lima
O Globo

BRASÍLIA - O assunto ainda não está oficialmente na pauta da reunião do Diretório Nacional do PT, marcada para os dias 29 e 30 de abril, mas, no partido, ao menos 70% dos dirigentes são favoráveis à aprovação da ficha de refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares, operador do mensalão, assim que o pedido foi formalizado. Alguns petistas são mais cautelosos ao tratar do assunto, mas são minoria.


- O clima hoje é tranquilo para a volta do Delúbio. Ninguém quer briga. Ele errou, pagou. O sentimento é que o cara cometeu erros, mas foi punido. Como o PT tem esse lado cristão forte, de saber perdoar, 70% do Diretório Nacional está de acordo com sua volta - disse o deputado Jilmar Tato (PT-SP), ao chegar nesta quainta-feira à reunião da Executiva Nacional do partido em Brasília.

Mas o deputado Geraldo Magela (DF), integrante da Executiva Nacional do PT, retrata a cautela de setores da direção do partido ao tratar o assunto:

- Tem aquele burburinho, mas ninguém assume que quer colocar o assunto da volta do Delúbio na pauta da reunião do diretório do dia 29 de abril.

Reservadamente, dirigentes que participaram nesta quinta-feira da reunião da Executiva Nacional em Basília disseram que um ponto que dificulta a aceitação da refiliação de Delúbio no PT é que ele se nega a admitir que errou naquele momento do escândalo do mensalão, em 2005, quando repassou dinheiro público, triangulado na operação via Marcos Valério, para aliados dentro e fora do Congresso.

O líder do PT no Senado e também integrante da Executiva Nacional, senador Humberto Costa (PE), disse que ainda é necessário uma discussão interna sobre a volta ou não do Delúbio:

- O que temos que discutir é a prioridade política dessa filiação do Delúbio. Se é prudente ou não essa filiação agora.

Embora na festa de aniversário do PT, em fevereiro, o ex-deputado José Dirceu tenha dito que o ofício pedindo a refiliação à direção do partido já havia sido encaminhado por Delúbio, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, nega. Ele disse que até agora o pedido de refiliação ainda não foi formalizado nas instâncias do partido.
Leia mais:
De volta à cena política, José Dirceu alfineta Serra em blog

18/03/2011

0 comentários: