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quinta-feira, 1 de julho de 2010

Virada - É a aposta de um marketeiro do PSDB - Haja coração!

Virada

É a aposta de um marketeiro do PSDB
 Por Pitacos



Pitacos é um blog de análise e posicionamento das questões políticas da conjuntura. Não é a nossa praia a notícia, muito menos o furo jornalístico.

No entanto, há exceções.

Recebemos informações diretamente do ninho tucano, mais precisamente de pessoas responsáveis pelas pesquisas.

Fomos autorizados a publicar o que se segue.

Antes de mais nada, uma ressalva. “Portador não merece pancada” é o dístico popular que melhor caracteriza o que fazemos. Transmitimos a notícia sem tomar posição. Não somos especialistas em pesquisas, nem temos os instrumentos para nos debruçar sobre elas.
Metodologia

As pesquisas internas do PSDB indicam que a curva das intenções de voto de Serra agora registra crescimento. Este não era o quadro de oito dias atrás, quando houve uma coincidência entre o levantamento interno do PSDB e o Ibope, cujos números apontaram uma frente de 5 pontos em favor de Dilma. Agora a tendência é outra. Ontem havia o empate entre os dois candidatos, com tendência de Serra assumir a dianteira. Como explicar tal mudança?

Os analistas do PSDB avaliam que a responsabilidade por esta virada deve ser atribuída às inserções publicitárias de Serra na mídia televisiva e radiofônica, Brasilzão afora. Nossa fonte informa que os comerciais de 30 segundo foram avaliados em pesquisas qualitativas antes de ir para o ar. Tiveram alto grau de aprovação.

Esse setor do PSDB não só tem os pés no chão, mas é obrigado a tê-lo. Oba-oba ou emulação ideológica não podem estar no seu cardápio. Seu papel é o de retratar a realidade tal qual ela é, para subsidiar a estratégia política.

As pesquisas do PSDB, chamadas tecnicamente de tracking, realizam-se via telefone, numa amostra que tecnicamente é igual à dos institutos de pesquisas. Embora nem todos os rincões tenham telefone, essa situação é corrigida por técnicas estatísticas.

É possível que existam ligeiras discrepâncias com institutos considerados tecnicamente competentes, como o Ibope e sobretudo o Datafolha.

No entanto, a probabilidade das tendências encontradas entre os dois sistemas, tracking e coleta direta no campo, serem incongruentes, é mínima. Quase sempre, ambos os métodos batem quase milimetricamente nos mesmos resultados.

O que pode explicar resultados diferenciados, se existirem, é o período de coleta e de análise da informação. Às vezes, um, dois ou três dias podem mudar tendências, dependendo dos acontecimentos.

O tracking do PSDB é diário.
Cocheira

Várias vezes Pitacos foi informado das tendências da curva de Serra. Numas, a inevitável alegria nos contagiou e nos fez abrir champanhes. Em outras, o sinal amarelo se apresentou, realista, às vezes como um golpe no fígado. Não que ele estivesse fora do horizonte.

As carnes e ossos de que somos feitos, quando o sinal amarelo ascende, acusam o golpe no fígado. Não há como não ser assim. Política também é paixão.
Reversão

Estamos em choque.

Imaginávamos que o crescimento de Serra e a reversão do quadro poderia acontecer durante a campanha no horário eleitoral gratuito. Até lá, não deixar a ungida abrir vantagem expressiva era o objetivo. Seria uma grande vitória da oposição chegar à metade de agosto tendo Serra e Dilma embolados.

Não é o que informam nossos amigos do ninho tucano, como fotografia do momento atual. Claro, reversões são possíveis, mas a vida também é feita do passo a passo.

Segundo nossas fontes, as pesquisas internas do PSDB já apontam para a virada nas pesquisas de intenção de votos nesse fim de semana, publicados pelo Ibope e pelo Datafolha.
Ibope e Datafolha

Eis a avaliação do marqueteiro da área de pesquisas da campanha de Serra:
O Ibope apontará empate técnico, Serra na frente, com 2%.

O Datafolha dará uma vantagem maior para Serra, de 3%.

Será um fim de semana estendido de grandes emoções.

De acordo com o prognóstico de nossa fonte os dois institutos terão um ponto em comum: ambos darão Serra na casa de 40% de intenção de votos.
A conferir.

As emoções do fim de semana estendido começam amanhã, no jogão da Copa, indefinido, mas com claro viés de vitória da canarinha.

Para este fim de semana, quando virão a público os números do Ibope e do Datafolha, somos obrigados a repetir um famoso locutor televisivo:

Haja coração!
01/07/2010

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