Virada
É a aposta de um marketeiro do PSDB
Por Pitacos
Pitacos é um blog de análise e posicionamento das questões políticas da conjuntura. Não é a nossa praia a notícia, muito menos o furo jornalístico.
No entanto, há exceções.
Recebemos informações diretamente do ninho tucano, mais precisamente de pessoas responsáveis pelas pesquisas.
Fomos autorizados a publicar o que se segue.
Antes de mais nada, uma ressalva. “Portador não merece pancada” é o dístico popular que melhor caracteriza o que fazemos. Transmitimos a notícia sem tomar posição. Não somos especialistas em pesquisas, nem temos os instrumentos para nos debruçar sobre elas.
Metodologia
As pesquisas internas do PSDB indicam que a curva das intenções de voto de Serra agora registra crescimento. Este não era o quadro de oito dias atrás, quando houve uma coincidência entre o levantamento interno do PSDB e o Ibope, cujos números apontaram uma frente de 5 pontos em favor de Dilma. Agora a tendência é outra. Ontem havia o empate entre os dois candidatos, com tendência de Serra assumir a dianteira. Como explicar tal mudança?
Os analistas do PSDB avaliam que a responsabilidade por esta virada deve ser atribuída às inserções publicitárias de Serra na mídia televisiva e radiofônica, Brasilzão afora. Nossa fonte informa que os comerciais de 30 segundo foram avaliados em pesquisas qualitativas antes de ir para o ar. Tiveram alto grau de aprovação.
Esse setor do PSDB não só tem os pés no chão, mas é obrigado a tê-lo. Oba-oba ou emulação ideológica não podem estar no seu cardápio. Seu papel é o de retratar a realidade tal qual ela é, para subsidiar a estratégia política.
As pesquisas do PSDB, chamadas tecnicamente de tracking, realizam-se via telefone, numa amostra que tecnicamente é igual à dos institutos de pesquisas. Embora nem todos os rincões tenham telefone, essa situação é corrigida por técnicas estatísticas.
É possível que existam ligeiras discrepâncias com institutos considerados tecnicamente competentes, como o Ibope e sobretudo o Datafolha.
No entanto, a probabilidade das tendências encontradas entre os dois sistemas, tracking e coleta direta no campo, serem incongruentes, é mínima. Quase sempre, ambos os métodos batem quase milimetricamente nos mesmos resultados.
O que pode explicar resultados diferenciados, se existirem, é o período de coleta e de análise da informação. Às vezes, um, dois ou três dias podem mudar tendências, dependendo dos acontecimentos.
O tracking do PSDB é diário.
Cocheira
Várias vezes Pitacos foi informado das tendências da curva de Serra. Numas, a inevitável alegria nos contagiou e nos fez abrir champanhes. Em outras, o sinal amarelo se apresentou, realista, às vezes como um golpe no fígado. Não que ele estivesse fora do horizonte.
As carnes e ossos de que somos feitos, quando o sinal amarelo ascende, acusam o golpe no fígado. Não há como não ser assim. Política também é paixão.
Reversão
Estamos em choque.
Imaginávamos que o crescimento de Serra e a reversão do quadro poderia acontecer durante a campanha no horário eleitoral gratuito. Até lá, não deixar a ungida abrir vantagem expressiva era o objetivo. Seria uma grande vitória da oposição chegar à metade de agosto tendo Serra e Dilma embolados.
Não é o que informam nossos amigos do ninho tucano, como fotografia do momento atual. Claro, reversões são possíveis, mas a vida também é feita do passo a passo.
Segundo nossas fontes, as pesquisas internas do PSDB já apontam para a virada nas pesquisas de intenção de votos nesse fim de semana, publicados pelo Ibope e pelo Datafolha.
Ibope e Datafolha
Eis a avaliação do marqueteiro da área de pesquisas da campanha de Serra:
O Ibope apontará empate técnico, Serra na frente, com 2%.
O Datafolha dará uma vantagem maior para Serra, de 3%.
O Datafolha dará uma vantagem maior para Serra, de 3%.
Será um fim de semana estendido de grandes emoções.
De acordo com o prognóstico de nossa fonte os dois institutos terão um ponto em comum: ambos darão Serra na casa de 40% de intenção de votos.
A conferir.
As emoções do fim de semana estendido começam amanhã, no jogão da Copa, indefinido, mas com claro viés de vitória da canarinha.
Para este fim de semana, quando virão a público os números do Ibope e do Datafolha, somos obrigados a repetir um famoso locutor televisivo:
Haja coração!
01/07/2010
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