Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Para completar o fim de semana, só falta a vitória do Brasi

Datafolha e bobagem petista





Poderíamos tripudiar os blogueiros que acreditaram e divulgaram a versão da cúpula da candidata petista de que a nova rodada de pesquisa confirmaria seus levantamentos internos, nos quais Dilma teria aberto uma uma frente de oito pontos.


Ontem à noite, percebemos a jogada. Era “guerra psicológica adversa”, com vistas a minimizar as informações e previsões que este opinativo publicou, oriunda do ninho tucano.


Nosso marqueteiro, quando trocamos ideias sobre a avaliação petista, ecoada pelos de sempre, fulminou: “isto é bobagem pura. Vai dar empate técnico”. Não tinha bola de cristal, mas dados cientificamente coletados.


O Datafolha confirmou esta avaliação. Serra tem 39% das intenções de voto e Dilma, 38%. É um chute no estômago do PT, criador do clima de “coisa decidida” no qual vende o peixe de que liquidará a fatura no primeiro turno.E de barbada!


Instala-se a euforia no arraial oposicionista. Muitos peessedebistas estão cantando um samba-enredo: “oi, vira, virou, a mocidade chegou”. A virada anunciada ontem, com informações de dois dias anteriores, não estava nos cálculos de quase ninguém.


Colunistas e blogueiros, pautados pelo lulo-petismo, juravam que as trapalhadas na escolha do vice fariam estragos importantes nas intenções de voto do ex-governador de São Paulo, que iria para o fundo do poço.


E agora José, como justificar a não consumação da tragédia? Nosso marqueteiro tucano dá uma explicação simples: ”o mundo político está descolado do mundo real. O episódio do vice afeta apenas os iniciados. O povão se liga em outra e recebeu muito bem nossos comerciais”. Bingo.


Tudo indica que o Ibope, a ser divulgado amanhã, terá números similares ao do Datafolha. A estimativa da nossa frente é essa mesma: um empate técnico, mas com Serra um pouco a frente de sua adversária.


O Ibope tem apresentado resultados similares ao Datafolha. A coleta de dados de sua pesquisa se deu tecnicamente no mesmo período do instituto paulista. Dificilmente apresentará resultados díspares, ainda que haja diferença na metodologia.


Apesar da reversão da queda e agora do claro viés de crescimento, a oposição deve evitar a todo custo calçar o salto alto e cantar vitória, só porque a disputa voltou a estar embolada. Muita água ainda passará debaixo da ponte. A ungida continua a ser favorita, mas enfrenta uma candidatura eleitoral que insiste em ter enorme musculatura e tem condições de reverter o favoritismo lulopetista.


Seja qual for a tendência, é uma delícia comemorar a reversão do quadro eleitoral, pelo menos a curtíssimo prazo.


Pitacos cravou na mosca, a partir das informações de um grande amigo de sonhos e lutas desde a juventude, componente do ninho tucano, altamente respeitado por sua qualificação.


Para completar o fim de semana, só falta a vitória do Brasil, logo mais.

0 comentários: