Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 2 de maio de 2009

Ciberguerra em andamento no espaço virtual

Ela pode afetar você e o seu país. Os ataques dessa guerra variam de golpes de extorsão de dinheiro a informações falsas que podem desencadear um conflito armado. O universo da internet é virtual. Mas pode comprometer o mundo real

Por Maíra Lie Chao


O início do milênio foi marcado pelo advento do mundo virtual. Aos poucos, a internet foi se tornando um instrumento imprescindível para a maioria das pessoas. Hoje em dia, o mouse e o teclado são extensões das nossas mãos e o monitor, dos nossos olhos. As pessoas trocaram as enciclopédias empoeiradas e pesadas pela pesquisa dinâmica com o Google e a biblioteca é o próprio computador.

As cartas viraram e-mails, o telefone está sendo substituído por Skype, MSN e Google-talk. Os jornais e revistas têm conteúdo exclusivo de internet e os bancos já permitem transações on-line – basta um clique e um cartão pessoal de senhas.

Todos esses novos meios tecnológicos permitem que não precisemos sair de casa para fazer compras ou ir ao banco. Esses recursos, porém, dão a falsa impressão de segurança – afinal, que perigos podemos correr quando estamos em casa?

Mas assim como as nossas tarefas se tornaram virtuais, os perigos também. A cada acesso à internet, os computadores podem ser vítimas de uma série de malwares, os “softwares do mal”, que são programas com o intuito de causar danos ao site e à máquina, como vírus, phishing scam, DDoS e crackers.

VOCÊ JÁ OUVIU falar em pessoas que tiveram a conta bancária roubada, os direitos autorais violados e os computadores invadidos? Se já escutou várias histórias desse tipo ou até mesmo já foi vítima desses golpes, não pense que é o único.
Só no ano passado foram reportados ao Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) mais de 160 mil incidentes na internet.

O órgão constatou quase 35 mil casos de scam – programa que, por meio de e-mails falsos de instituições renomadas como bancos e órgãos governamentais, extrai dos internautas senhas e logins.

Uma vez com os dados, uma pessoa de má-fé pode acessar sua conta corrente e roubar todo o seu dinheiro, ou passar informações falsas em sua página na web.
De acordo com os profissionais do CERT.br, o número de tentativas de fraudes subiu 8% no ano passado em relação a 2006, totalizando quase 45,3 mil casos.

A principal reclamação foi a de quebra de direitos autorais, que subiu 773%.

HOME: REVISTA: Ciência

0 comentários: