Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Embargo a Cuba!

Caro CESAR MAIA,


Tenho lido suas abordagens sociopolíticas expressas com pertinência e acurada percepção da realidade.


Porém fiquei surpreso com sua tomada de posição com relação ao Gulag cubano no artigo Embargo a Cuba! - em que o embargo dos EUA a Cuba é taxado de gigantesca irracionalidade, é relatada sua visita à Ilha de Cuba, depoimentos de pessoas, mas de nenhum membro de grupos dissidentes... – o que leva a identificação de um filhote dos irmãos-democidas Raúl e Fidel Castro.

Sabemos que o embargo norte americano a Cuba – se deu em relação à posição da ditadura cubana de expropriar bens de cidadãos norte americanos na ilha e de ‘exportar sua revolução liberticida’ aos países latinos americanos o que levou inclusive à sua expulsão da Organização dos Estados Americanos (OEA), cuja Carta Democrática não admite ditadura.


Cuba opera como um verdadeiro país seqüestrador e de seu próprio povo, mantidos em cárcere há meio século e, agora os responsáveis pelo crime querem ainda levar vantagem (benefício pelo seqüestro de seu próprio povo), contando com vozes enternecidas e cheias de amor pelos irmãos-ditadores, mas nenhuma em favor dos presos de consciência (ainda em pleno século XXI).


Ora, a questão é simples – basta Cuba abrir suas prisões e promover eleições democráticas na Ilha que o mundo democrático vai aplaudir e aquele país poderá retornar ao seio das nações democráticas. Os EUA sinalizaram nesse sentido - mas os irmãos-democidas fingem que não é com eles.


E, mais o SISTEMA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS – não pode mais manter-se como mero observador descompromissado - diante da barbárie e da apologia aos atos criminosos, terroristas e de lesa humanidade praticados pelas facções terroristas, a partir dos anos setenta do século passado com o treinamento, apoio e financiamento do ditador cubano e, tampouco permitir que determinados membros de governos simpatizantes da barbárie – continuem protegendo e contribuindo com apoio logístico a terroristas remanescentes como as FARC filha de Cuba sob que pretexto for.

Abs Rivadávia


Embargo a Cuba!
CESAR MAIA

EM DEZEMBRO de 2004, em nome de representantes das cidades presentes na recepção para comemorar os 485 anos de Havana, afirmei que, visto de uma perspectiva liberal, o embargo econômico dos EUA a Cuba era uma gigantesca irracionalidade, inclusive política.

Visitei Havana com toda a liberdade, conhecendo os progressos da revitalização do centro histórico e as ruínas e cortiços de toda a área que está fora desse núcleo. Conversei com os seus dirigentes.

0 comentários: