Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Novo golpe à vista: prorrogação de mandatos geral e irrestrita

Novo golpe à vista:
prorrogação de mandatos geral e irrestrita

Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva batendo recordes sucessivos de popularidade, já circula nos bastidores da política em Brasília rumores de que a base governista poderá lançar um novo balão de ensaio na praça.

O Ministério da Justiça já começou a fazer consultas informais, tanto a parlamentares aliados do governo como da oposição, sobre a hipótese de prorrogação, por dois anos, do mandato não só do presidente Lula, como de todos os 27 governadores, deputados federais e estaduais e senadores.

Essa idéia seria uma alternativa à polêmica proposta defendida por alguns petistas, mas rechaçada com violência especialmente pela oposição, de um terceiro mandato consecutivo para o presidente Lula.

A desculpa para a mudança, que garantiria mais dois anos de poder para o PT, seria a de unificar as eleições no país, que hoje a cada dois pára por causa das campanhas eleitorais.

Como a prorrogação de mandatos seria ampla, geral e irrestrita, as chances dessa idéia prosperar são muito maiores do que a do terceiro mandato, que exigiria de qualquer forma a realização de uma eleição.

Como no Congresso Nacional a maior parte dos parlamentares não se constrange em agir em benefício próprio, a proposta pode ganhar força. E pior, com o aval de uma parcela da população que apóia o governo Lula e realmente gostaria de ele continuasse no cargo por mais tempo.

Se isso acontecer, caberá ao Supremo Tribunal Federal colocar um freio nesse golpe político em gestação. Aqui.

por Adriana Vasconcelos

0 comentários: