Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Paquistão: Crianças-bomba são iludidas pelo Talibã com promessa de 'paraíso'


Suicidas
" Eles transformam jovens inocentes em assassinos a sangue-frio, disposto a atuar como homens-bomba "

RIO - Em meio a pinturas coloridas que mostram lindas paisagens, compostas por caudalosos rios de leite e mel, e verdes matas por onde animais selvagens e virgens correm livremente, crianças paquistanesas vem sendo cooptadas pelo Talibã para integrar um jovem exército de homens-bombas. Segundo a CNN, 90% dos suicidas que recebem treinamento militar do movimento islâmico no interior do Paquistão têm entre 12 e 18 anos.

- Eles transformam jovens inocentes em assassinos a sangue-frio, disposto a atuar como homens-bomba - disse o tenente-coronel do exército paquistanês, Yusuf. - Os jovens são submetidos a uma verdadeira lavagem cerebral.

Para atrair os jovens para centros de treinamento como o que foi "estourado" pelas forças paquistanesas há cerca de um mês, o Talibã promete às crianças uma série de "prazeres celestiais", como recompensa pelo "sacrifício". No céu, elas acreditam que viverão em meio a festas, e na companhia do Santo Profeta.

- Quando chegamos ao complexo ficamos muito chocados - comentou Yusuf.

Parte do complexo talibã tomado pelo Exército é composto por quatro salas - todas decoradas com pinturas coloridas, em claro contraste com a paisagem árida e dura da região. Uma delas, mostra uma casa semelhante às casas de barro localizadas na região, mas em meio a um cenário montanhoso e verdejante. Nela estão escritas as palavras "Viva o Talibã".

As imagens podem parecer simples. Mas para as crianças desta parte do Paquistão são extremamente cativantes. Eles crescem na pobreza abjeta cercados pela sujeira cor-de-serra com voçorocas traiçoeiras e vales, e sem nenhum contato com o mundo exterior.

- Eu nunca vi pinturas tão elaboradas - diz o especialista em Talibã, Zahid Hussein.

" O Talibã lhes oferece uma opção rápida para o paraíso, um jeito fácil de escapar de seu cotidiano cercado pela violência "

Ele viu táticas semelhantes no passado e conversou muito com homens-bomba suicidas sob custódia das autoridades.

- Eles [os militantes] dizem que a vida é um desperdício aqui e se você fizer uma boa coisa você vai para o céu, imediatamente para o céu. Para alguém que não tem nenhum objetivo na vida, que não possui oportunidades e está vivendo uma vida miserável, esse tipo de coisa vem como um grande incentivo - explica Hussein.

Ele diz que as crianças acabam acreditando que a sua vida neste mundo não vale nada, que a vida só começa no futuro.
Leia mais aqui.

0 comentários: