Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ministério Público de Honduras pede prisão de militares que expulsaram Zelaya


Romeo Vázquez encabeça a Junta de Comandantes das Forças Armadas

O Ministério Público de Honduras pediu nesta quarta-feira à Suprema Corte do país que emita uma ordem de captura contra a cúpula militar do Estado por “abuso de autoridade” na expulsão do ex-presidente Manuel Zelaya durante o golpe de Estado de 28 de junho do ano passado.

A Suprema Corte deverá decidir nos próximos três dias se aceita o pedido de abertura do processo e, neste caso, nomeará um juiz para decidir sobre a ordem de captura.

O processo seria o primeiro contra os militares do país desde a derrubada de Zelaya e sua expulsão do país para a Costa Rica, durante uma crise política gerada por sua intenção de alterar a Constituição do país para permitir a reeleição presidencial.

Apesar disso, mesmo se aceita pela Suprema Corte, a medida não deve ter grandes efeitos práticos, já que o presidente eleito, Profírio Lobo, que venceu a eleição do dia 29 de novembro, já manifestou a intenção de anistiar tanto Zelaya quanto os envolvidos no golpe do ano passado.

Em outra ocasião, a Suprema Corte já havia indiciado Zelaya por “traição à pátria e abuso de poder”, por desobedecer as ordens da própria corte de interromper a consulta popular para reformar a Constituição.

O pedido feito pelo Ministério Público nesta quarta-feira coincide com a presença em Honduras do subsecretário de Estado adjunto dos Estados Unidos para o Hemisfério Ocidental, Craig Kelly.

Apesar disso, o Ministério Público negou que o pedido de detenção da cúpula militar tenha relação com a visita do enviado americano.

0 comentários: