Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Justiça argentina reconduz presidente do BC ao cargo


La presidenta de la Nación, Cristina Fernández de Kirchner, y el todavía titular del Banco Central, Martín Redrado.
(Dibujo: Fernando Rocchia, especial para NOVA)

O Globo,
com agências de notícias


BUENOS AIRES  - A juíza federal María José Sarmiento aceitou o pedido feito pelo presidente destituído do Banco Central da República Argentina (BCRA), Martín Redrado, e ordenou que ele seja reconduzido ao cargo, informou o site do "La Nación".

Redrado, que na quinta-feira foi demitido pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner , já está na sede do BCRA.

Redrado se nega a liberar US$ 6,6 bilhões das reservas do BCRA para o Fundo do Bicentenário, criado pelo governo há três semanas para pagar dívida pública que vence este ano. Ele quer que o Congresso decida sobre isso.

Na quarta-feira, Cristina pediu a renúncia de Redrado. Como ele se recusou a deixar o cargo, ela o demitiu na quinta-feira por meio de um decreto.

A mesma juíza proibiu nesta sexta-feira o uso de reservas para o pagamento da dívida. Imediatamente depois dessa decisão, o ministro do Interior da Argentina, Florencio Randazzo, anunciou que o governo iria recorrer.

A oposição tinha ido à Justiça pedindo o bloqueio das reservas, argumentando que a decisão de Cristina era inconstitucional.

A medida da juíza suspende o decreto de necessidade e urgência baixado por Cristina que autorizou a transferência das reservas do BCRA, até que o Congresso se pronuncie sobre a criação do fundo.

O pedido de Redrado à Justiça para permanecer no cargo foi feito por volta de meio-dia desta sexta-feira.

- Não renuncio e não vou renunciar. Sempre respeito as normas - afirmou Redrado, mais cedo, após sair de sua casa.

Ele defendeu sua recusa a liberar as reservas para pagar a dívida e pediu a intervenção do Congresso no conflito. Há notícias de que os líderes da oposição estariam trabalhando para convocar uma sessão de emergência no Congresso.

O decreto de destituição foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial. Redrado deveria ser substituído, de forma interina, pelo vice-presidente do BCRA, Miguel Angel Pesce, que está alinhado com o governo.


  em 08/01/2010 às 18h28m

0 comentários: