Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 7 de abril de 2009

Fujimori é condenado a 25 anos de prisão no Peru

Ex-presidente foi considerado culpado pela morte de 25 pessoas e de sequestros no seu governo.

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 70 anos, foi condenado nesta sexta-feira a 25 anos de prisão pelas mortes de 25 pessoas e por sequestros durante o seu governo (1990-2000).

Ele é o primeiro líder eleito democraticamente na América do Sul a ser condenado por abusos dos direitos humanos. Após um julgamento que durou mais de um ano, Fujimori foi considerado o autor intelectual das matanças de Barrios Altos, em 1991, que deixaram 15 mortos, entre eles uma criança de 8 anos.

O Grupo Colina, um comando militar que operou no país durante o seu governo, cometeu os assassinatos como parte de uma operação contra supostos extremistas.

O ex-presidente também foi considerado culpado pelos assassinatos ocorridos em La Cantuta, região serrana próxima a Lima. Em 1992, nove estudantes e um professor da Universidade Nacional Enrique Guzmán y Valle foram sequestrados e mortos.

Fujimori foi ainda considerado responsável pelos sequestros do jornalista Gustavo Gorriti e do empresário Samuel Dyer, mantidos reféns no porão do Serviço de Inteligência do Exército. Fujimori, que já está há dois anos detido em Lima, ficará na prisão até 2032.

0 comentários: