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segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Veja publica os "Deveres do Professor"


EMANUEL LEVINAS – um dos grandes filósofos contemporâneos - sustenta que a verdadeira maldade não era não reconhecer o dano realizado, porque o homem já sabia que havia sido um dano, não havia dúvidas, sua consciência assim o ditava, porém não o reconhecer e ademais mentir descaradamente.

A reportagem da Veja mostra como opera insidiosa e descaradamente a educação neo-regressiva totalitária, promovida pelos IMPOSTORES DA EDUCAÇÃO – a miséria da impostura (a) (i) moral – consistente em mentira, plágio, falsidade, defraudação da história e das idéias sócio-econômica-histórica-política.

A Constituição Federal - no seu artigo 206 e incisos II e III em sua concepção pluralista na educação, assim dispõe:

“Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: ...

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;...”(grifo nosso).

PORÉM - A PERVERSA DOUTRINAÇÃO IDEOLÓGICA DE CUNHO MARXISTA-LENINISTA – cuja praxis (socialismo real) foi responsável pela maior tragédia provocada pela ação (des) humana do século passado – como se vê na reportagem.

A ideologizaçÃO da educação tem como objetivo claro a ‘construção’ da hegemonia, ou seja, a ‘produção’ de uma (in) consciência que assegure a adesão e o consentimento das grandes massas, justamente para ter o DOMÍNIO TOTAL DA SOCIEDADE.

COM EFEITO - Há no mundo dois sistemas econômicos – o capitalista e o comunista.

O resto é fraude.

MAS NO MOMENTO em que se condena o CAPITALISMO – na forma de deboche e linguagem chula nos livros ‘doutrinários’:

"Como se conjuga um empresário":

"Acordou, barbeou-se... beijou, saiu, entrou... despachou... vendeu,
ganhou, lucrou, lesou, explorou, burlou... convocou, elogiou, bolinou,
estimulou, beijou, convidou... despiu-se... deitou-se, mexeu, gemeu, fungou, babou, antecipou, frustrou... saiu... chegou, beijou, negou, etc., etc.".


NO TEXTO DA VEJA:

Tema para reflexão:

vale a pena usar chocadeiras artificiais para acelerar a produção de frango?

Deu-se com isso o início de uma das aulas de geografia no Colégio Ateneu Salesiano Dom Bosco, de Goiânia, escola particular que aparece entre as melhores do país em rankings oficiais.

Da platéia, formada por alunos às vésperas do vestibular, alguém diz:

"Com as chocadeiras, o homem altera o ritmo da vida pelo lucro".

O professor Márcio Santos vibra. "Você disse tudo!

O homem se perdeu na necessidade de fazer negócio, ter lucro, exportar."

E põe-se a cantar freneticamente Homem Primata / Capitalismo Selvagem / Ôôô (dos Titãs), no que é acompanhado por um enérgico coro de estudantes.

Cena muito parecida teve lugar em uma classe do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, outro que figura entre os melhores do país.

Lá, a aula de história era animada por um jogral. No comando, o professor Paulo Fiovaranti. Ele pergunta: "Quem provoca o desemprego dos trabalhadores, gurizada?".

Respondem os alunos:

"A máquina".

Indaga, mais uma vez, o professor:

"Quem são os donos das máquinas?"

E os estudantes: "Os empresários!".

É a deixa para Fiovaranti encerrar com a lição de casa:

"Então, quem tem pai empresário aqui deve questionar se ele está fazendo isso".

Fim de aula.


ESTÁ-SE DIANTE - uma verdadeira patologia ideológica – e no pior dos descaminhos – ao invés da razão e do progresso.

O excesso de ‘amor’ aos pobres - leva a mantê-los longe de tudo que pode convertê-los em ‘odiosos capitalistas’.

Assim pensando - que a propriedade e a acumulação de capital que leva a riqueza são pecados, não são direitos ‘convenientes’ aos pobres, os esforços para diminuir a pobreza acaba num monstruoso paliativo que são os programas neopopulistas de assistência social, enquanto se forma uma nova burguesia predatória e parasitária.

O CAPITALISMO – queiramos ou não é a única forma de promover o bem estar humano - justamente porque é da essência do capitalismo - a liberdade individual e justamente por isso é o maior agente revolucionário da história – gerado e gerador pela revolução produtiva e tecnológica – triplicou a expectativa de vida entre 1700 – 2000; e reduziu a pobreza nos países capitalistas, repito PAÍSES CAPITALISTAS.

PORÉM CRITICA-SE O CAPITALISMO – em suas formas de liberalismo e até com a denominação de ‘neoliberalismo’ – a partir da década de 90 do século passado – sob a alegação de que assumiu uma forma ‘selvagem’ através do livre mercado que teria aumentado a pobreza.

O FATO – A REALIDADE – é que entre 1990 e 2004 – a pobreza extrema nos países ‘emergentes’ ou em ‘vias de desenvolvimento’- foi reduzida de 29 a 18 por cento de acordo com dados do Banco Mundial – o que demonstra que sob o ‘capitalismo selvagem’ a pobreza extrema diminuiu em 54.000 pessoas por dia.

TAMBÉM O NÚMERO DE PESSOAS que viviam em bairros pobres foi reduzida de 47 a 37% como resultado da liberalização econômica.

ASSIM MESMO não conta a história completa – sendo importante anotar os avanços mais marcantes nos diferentes lugares do mundo onde houve mais liberdade econômica – enquanto houve retrocesso nos países com menos liberdade.

APONTA-SE FALSAMENTE ATÉ A CONEXÃO entre livre mercado e violência política – o que deveria então haver mais guerras e ditaduras na era do ‘capitalismo selvagem’; até o fato de que o mundo está menos ‘pacífico’ – mas sem demonstração nenhuma empírica nenhuma.

O FATO É QUE – novamente os FATOS - de acordo com o Human Security Center da Universidade de Colúmbia Britânica - o número de conflitos militares que envolveram pelo menos uma nação reduziu-se de quase 50 em 1990 a 31 de janeiro de 2005; o número de mortos decorrentes de guerra em 2005 foi mais baixo na média do século;

em 1990 – houve nove genocídios simultâneos ao redor do mundo;

em 2005 houve somente um – o de DARFUR.

Apesar de algumas exceções conspícuas – o mundo está se tornando mais pacífico na ‘era do capitalismo selvagem’.

O MUNDO TAMBÉM – está mais democrático – contrariando as ‘teses’ e na medida em que os mercados vão sendo liberados – avança simultaneamente a ‘revolução democrática’.

Entre 1990 e 2007 – o número de democracias eleitorais aumentou de 76 a 121; em 1990 havia mais países definidos como ‘não livres’ pelo Freedom House do que os que havia qualificados como ‘livres’; em 2007 os ‘livres’ duplicavam em relação aos países ‘não livres’.

A VISÃO MARXISTA DO INÍCIO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – pós Revolução Francesa – cujas ‘condições materiais de existência’ – na Alemanha, França e Inglaterra eram realmente precárias; na Inglaterra era reivindica até a lei da jornada de dez horas de trabalho.

ENTRETANTO - O ULTERIOR DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO e das próprias condições sociais do operariado – contradizem a toda a ‘fraseologia’ comunista fundada na ‘histórica’ luta de classes do proletariado contra a burguesia.

No sistema econômico capitalista, em que funciona a economia livre, de mercado, o espaço para a corrupção diminui, conseqüentemente – e a fórmula real para diminuir, restringir a corrupção é a ampliação das liberdades econômicas pela redução da regulamentação e dos monopólios estatais, que levará gradativamente a reforma mais importante – a ‘reforma moral’.

O indivíduo é senhor de si mesmo.

O QUE FALTA SÃO ARGUMENTOS honestos e sérios contra as conseqüências do livre mercado, restando a crítica razoável, mas interminável contra a tortura, as ditaduras, que não as dos regimes comunistas, a corrupção governamental e o mercantilismo corporativo.

O QUE IMPEDE O DESENVOLVIMENTO - É O ESTATISMO E A CORRUPÇÃO, principalmente a sistêmica instituída pelos pais fundadores do totalitarismo soviético.

A intervenção do governo na produção, circulação e comércio desenvolve o cancro da corrupção, o favoritismo e o clientelismo político.

Uma democracia com governo limitado, justiça independente e honesta somente podem existir sob o marco regulatório de uma ECONOMIA LIVRE, porque esta e somente esta libera as pessoas da miséria, da dependência e dos abusos do poder.

''O poder tem a tendência a se corromper e o absoluto poder a se corromper absolutamente'' - power tends to corrupt, and absolute power corrupts absolutely. Lord John Emerich Edward Dalberg-Acton (1843-1902)

O CERTO É QUE A RECENTE HISTÓRICA ECONÔMICA – registra:

DENG HSIAO PING, na China disse "ser rico é glorioso" e incentivou o CAPITALISMO, para nós 'acá' "ser rico é mau" e, até 'criminoso', nunca passamos perto do capitalismo enquanto A PROSPERIDADE somente pode ser gerada pelo CAPITALISMO, enquanto não for criado outro sistema.

ENFIM - É DE SE REITERAR À EXAUSTÃO - TODOS OS PAÍSES DESENVOLVIDOS O FORAM PELA VIA DO CAPITALISMO – OU SEJA, COM O CONCURSO DECISIVO DO CAPITAL PRIVADO, ECONOMIA DE MERCADO, LIBERDADE, PLURALISMO, RESPEITO À PROPRIEDADE PRIVADA, AOS CONTRATOS E OS NECESSÁRIOS LIMITES AO GOVERNO. NÃO HÁ EXCEÇÃO.

RIVADAVIA ROSA

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