Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

DEMÓSTENES, FUX E A EXIGÊNCIA DE SALVAR MENSALEIROS PARA SER MINISTRO DO SUPREMO




Está mais do que evidente que a conversa de Carlinhos Cachoeira com seus operadores era marcada por megalomania, “bravatas” e “conversa fiada”, para usar duas expressões do ministro Luiz Fux, do Supremo.

Por Reinaldo Azevedo
Veja

Parecia haver ali certa competição para demonstrar influência.

Mais um pouco, e o contraventor diria exercer influência na Casa Branca e no Pentágono: “Esse trem aí a gente vê lá com o Obama, com aquela moça lá que nasceu em Anápolis. O Dadá vai ligar pra CIA…”

Também o senador Demóstenes Torres gosta de provar a sua desenvoltura e capacidade de mexer os pauzinhos, de marcar reuniões com este e com aquele, pouco importa se do governo ou da oposição…

Já expus aqui como, em maio do ano passado, depois que VEJA publicou a reportagem sobre a Delta, ele entrou em ação: na aparência, para investigar tudo; na prática, para não investigar nada.
Em conversa com o bicheiro, chega a se orgulhar de sua ação bem-sucedida.

Para todos os efeitos, cobrou que o Senado apurasse a denúncia feita pela revista; de fato, comemora a pouca repercussão.

Todos ali alimentavam certa fantasia de “donos do mundo”, jactando-se do talento para enganar todo mundo o tempo todo.


É nesse cotexto, pois, que Demóstenes diz a Carlinhos Cachoeira, como revelam Fernando Mello, Breno Costa e Leandro Colon, na Folha de hoje, que Demóstenes diz a Cachoeira que um amigo seu fora convidado para integrar o Supremo.
Teria rejeitado a oferta porque o governo Dilma impunha duas condições: que votasse a favor do Ficha Limpa e que absolvesse os mensaleiros.

O convidado teria recusado, então, a proposta, aceita, sustenta Demóstenes, por Luiz Fux, que já teria cumprido a primeira parte do acordo.

Restaria entregar a segunda: livrar a cara do “chefe da quadrilha” e dos quadrilheiros.

Já entro no mérito. Mais alguns detalhes dessa hipótese, que não está só na boca de Demóstenes, como sabem Brasília e todo o mundo político. 


Sendo verdadeira a pressão, Rosa Weber teria sido escolhida sob as mesmas condições. E não é segredo pra ninguém que Lula e José Dirceu se articularam para adiar para 2013 o julgamento do mensalão.

Caso alcancem seu objetivo, mais dois ministros deixam o Supremo: Cezar Peluso, em setembro, e Ayres Britto, em novembro.

O PT, de modo fundado ou não, dá como certo que Peluso votará contra os interesses da “quadrilha”.
E tem dúvidas sobre o voto de Ayres Britto.

Embora, em linhas gerais, o ministro seja afinado com valores mais à esquerda, também se mostra sensível ao chamado “sentimento da sociedade”…

E boa parte da sociedade quer mensaleiros na cadeia porque já se cansou desses vigaristas.


Existirá mesmo esse “amigo” de Demóstenes?

Terá sido o convite feito nessas condições?

Estaria impondo o governo condições para nomear ministros, que entrariam no tribunal, então, carregando não um notório saber — ou mesmo um perfil ideológico, o que é legítimo —, mas uma sentença?


Seria coisa de uma gravidade formidável, próxima do crime de responsabilidade.

A votação dessa coisa juridicamente amalucada chamada “Ficha Limpa” (qualquer advogado minimamente informado sabe que se trata de uma inconstitucionalidade; se é bem-intencionada ou não, isso é outra história) jogou o STF num grande nó.


Expus os detalhes do rolo aqui
no dia 14 de dezembro do ano passado.

O voto de Fux foi, para dizer pouco, errático.

Estou endossando a suspeita contra ele?

Não!

Estou só lidando com matéria de fato.

Em tese, custo a acreditar que alguém se preste a tal jogo, embora os dias recentes nos demonstrem, para usar uma metáfora frequente de leitores, que os Poderes da República estão cheios de “Carminhas” — referência à megera da novela das 21h —, com a sua falsa santidade e suas falsas convicções.


Vamos ver: cedo ou tarde, o julgamento do mensalão virá. É bobagem, obviamente, essa história de que só é legítimo votar pela condenação dos mensaleiros.

Fosse assim, julgamento pra quê?

Os fatos são sobejamente conhecidos.

Vamos ver como cada ministro justificará o seu voto.

Fux, obviamente, nega que tenha sido indicado nessas circunstâncias e caracteriza os diálogos como “bravatas” e “conversa fiada” de Cachoeira e sua turma, o que também é verdade.




De tudo, o que se tem como certo — aí, sim, sem sombra de dúvidas — é que Lula e Dirceu querem adiar o julgamento para 2013, quando Peluso e Britto já não estiverem mais na corte.
Se dois ministros ainda desconhecidos se lhes afiguram mais seguros do que os dois ministros conhecidos, boa a intenção não é, certo?
04. maio. 2012

1 comentários:

Anônimo disse...

A JULGAR PELO QUE ROLA NA INTERNET, O REINADO DOS CORRUPTOS ESTÁ SENDO AMEAÇADO E, QUEM DIRIA!POR MOVIMENTO INICIADO PELAS CLASSES QUE ELES DESPREZAM: OS APOSENTADOS E IDOSOS.
É ISSO AÍ:

O DESESPERO DO CIDADÃO O LEVA A PENSAR EM ANULAR O VOTO.
Eu anulava o meu voto, mesmo não confiando nas urnas eletrônicas – se fossem confiáveis, os Estudos Unidos adotariam o sistema.
Considerando-se o sucesso da cultura da desonestidade, disseminada pelo Partido dos Trabalhadores e coligações, é fato que fica muito fácil – vamos ser claros – o PT roubar os votos nulos em urnas por eles controladas, não se esqueçam de que a máquina pública está loteada: tem um petista em cada posto.
Roubar os votos da oposição talvez seja pouco mais difícil.
Em função do acima exposto, acredito que a estratégia de concentrar os votos na oposição – PROPOSTA DO MOVIMENTO IDEALIZADO POR APOSENTADOS – seja a única maneira de tirar o PT do poder e, com ele, muitos males do brasil.
“É UM TRATAMENTO DE CHOQUE”. “VAI SER UM DEUS NOS ACUDA” PORQUE ELES JÁ CONTAM COM A PERPETUAÇÃO NO PODER.
Vamos tomar as suas cadeiras antes que se tornem perpétuas, sem eleições no país com a ajuda do judiciário. Acham absurdo?
O rolo compressor da corrupção está, até, atropelando a suprema corte de justiça do país.
O lula, pessoalmente, decidiu pela permanência do terrorista italiano, depois do processo passar pelo supremo, lembram-se? Lembram-se também do nome do advogado do cachoeira? Sim! O ministro da justiça do lula.
Ainda há tempo: a classe beneficiada com a queda do PT é, por enquanto, mais numerosa do que os beneficiários das bolsas-escravos-das-urnas.
Quanto à oposição, teremos quatro anos para vigiá-los. O povo vai sair fortalecido desta luta.
A união de esforços para divulgar o movimento é importante para o povo conquistar uma vitória histórica, nas urnas, COMEÇAR UMA NOVA CULTURA POLÍTICA ONDE O POVO, REALMENTE, É PATRÃO E OS POLÍTICOS SEUS FUNCIONÁRIOS.
Expressão de pensamento retirada de textos do movimento: “A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS” que gira na net.
REALIDADE:
HÁ ANOS CONHECEMOS E ANALISAMOS OS PROBLEMAS POLÍTICOS NO BRASIL, MAS NUNCA CONSEGUIMOS A SOLUÇÃO. AS NOSSAS ATITUDES ATÉ AGORA SÓ POTENCIALIZARAM O MAL. O MOVIMENTO DOS APOSENTADOS É A ÚLTIMA SAÍDA.
PENSEN NISSO E DIVULGUEM, O MOMENTO É ESTE.
VAMOS COMEÇAR A ENDIREITAR O BRASIL, ENFRAQUECER o mal – O PT E COLIGAÇÕES – JÁ NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.