Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O POVO!


Trechos da coluna de domingo de Mariano Grondona no La Nacion (07).
Ex-Blog do Cesar Maia
1. Juan Domingo Perón costumava dizer que "o melhor que temos é o povo".

A palavra povo nasceu nos tempos da República Romana, quando foi instalado como um dos componentes essenciais da sigla SPQR, que significava Senatus Populus Que Romanus: "O Senado e o Povo Romano".

Esta famosa sigla figurou no cabeçalho de todos os documentos oficiais durante os cinco séculos que durou a República, entre 509 e 27 AC, até o advento do Império Romano, que, apesar de conservá-lo formalmente, acabou com seu antigo significado republicano, desvirtuando-o em direção ao autoritarismo.

2. Mas mesmo nos tempos mais gloriosos da República, a palavra populus, "povo", podia significar duas coisas: ou "todo" o povo, todos os cidadãos sem exceção; ou a parte mais humilde do povo, seu segmento maior e “popular”.

Perón, ao referir-se ao "povo", referia-se aos pobres, aos seus "descamisados", por oposição à "oligarquia" que ele enfrentava.

3. Da mesma forma, a alusão ao Senado romano vem em duas versões: em um caso quando se refere às instituições que controlavam a República, entre elas destacando-se o Senado; e no outro, quando apontava para a classe patrícia, que dominava o Senado em oposição à classe plebeia, "popular" que a questionava. Enquanto patrícios e plebeus marcharam em harmonia, a República Romana conheceu seu apogeu.

4. Quando, porém, os patrícios e os plebeus se enfrentaram, o que se seguiu foi a luta fratricida, a guerra civil, e com ela o surgimento dos senhores da guerra que a resolveriam mediante o Império, ainda que, isso sim, à custa da liberdade. Não podemos esquecer que "imperador" significava "general".

Estas antigas distinções, só têm um valor histórico por estarem no passado, ou, pelo contrário, traduzidas para nosso tempo lançam uma abundante luz sobre a crise que hoje atravessa a República Argentina?

(Ex-Blog: E por que não dizer: boa parte da América Latina)

0 comentários: