Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

INFLAÇÃO: O ESPANTALHO DE 2010!

INFLAÇÃO: O ESPANTALHO DE 2010!
Ex-Blog do Cesar Maia


1. (coluna Cesar Maia - Folha SP, 30/01) A reação do governo à crise foi de um keynesianismo populista, de estímulo ao consumo.

(...) Uma inflação de 4% parece pequena olhando para trás.

Mas se levarmos em conta que o PIB caiu em 2009 cerca de 1%, e que o câmbio despencou, que inflação seria essa com a economia crescendo e o câmbio num nível adequado ? (...)
O déficit público nominal dobrou passando para 4% do PIB.

2. (IG, 05) O IPCA apresentou variação de 0,75% em janeiro, o dobro da taxa de 0,37% registrada no mês de dezembro, segundo informações do IBGE.

3. (Ex-Blog) Desde MAIO DE 2003, só uma vez o IPCA esteve acima desta taxa de 0,75%. A projeção para fevereiro é do IPCA no mesmo patamar.

4. No momento em que o governo Thatcher introduzia sua política econômica (1980/81) e que 354 economistas fizeram um manifesto publicado na imprensa contra a sua política econômica, o ministro da fazenda afirmou que entre inflação e emprego ele ficava com a inflação, pois protegia o emprego e o salário permanentemente e não só naquele ano.

A inflação no final dos anos 70 havia disparado internacionalmente.

Realmente: Reino Unido cristalizou a médio e longo prazos a menor inflação e a menor taxa de desemprego da Europa/EUA, e de forma sustentável.

0 comentários: