Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Governo das leis virou governo do 'cara', ironiza Fernando Henrique Cardoso

"Estamos transformando o governo das leis no governo do homem, do 'cara'".

Agência Estado
Com essa crítica indireta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamado de "o cara" pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso classificou a crise de valores morais e éticos vivida, segundo ele, pelo Brasil atual.

A frase foi dita por FHC durante palestra para industriais e empresários cearenses, num hotel de Fortaleza. A plateia aplaudiu.

A crise do Senado não é problema meu, diz Lula
Lula diz que é necessário discutir Quarta Frota com EUA

Antes, para introduzir o assunto, ele narrou um breve diálogo travado com seu barbeiro, o "Jacaré", num estabelecimento que, segundo ele, é "uma portinhola lá em São Paulo". De acordo com FCH, Jacaré teria lhe feito o seguinte comentário: "A pessoa que chega lá em cima tem o direito de roubar".

Ao que o ex-presidente diz ter respondido com espanto:

"E você diz isso para mim, que cheguei lá? Ou está me chamando de ladrão ou de bobo". Seria a acumulação desses "pequenos desvios", segundo FHC, que nos dá o sentimento da impunidade. Depois de cobrar a retomada dos valores elementares, como a decência, finalizou a palestra conclamando: "Basta! Vamos ter que ter um Brasil melhor.

E vamos andar juntos".

1 comentários:

Anônimo disse...

é engraçado. Me parece que Fernando Henrique não se importaria com essa expressão se ele ou algum de seus apoiados fosse "o cara" do momento. Além disso, essa expressão é comum no inglês americano e representa um reconhecimento mútuo de amizade, não uma ameaça às instituições, à moral ou aos bons costumes democráticos e constitucionais de nenhum país.