Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Escândalos - PSOL e Tucanos contra Sarney.

PSOL entra com mais uma representação contra Sarney.

Tucano apresenta nova denúncia e PMDB promete troco

Maria Lima, Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut - O GloboReuters

A presidente do PSOL, Heloisa Helena, ao lado do senador José Nery, protocola uma representação contra o presidente do Senado, José Sarney, no Conselho de Ética do Senado. - Roberto Stuckert Filho

O PSOL protocolou nesta quarta-feira uma nova representação no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que já é alvo de outras quatro no colegiado. O PSOL já soma duas e o PSDB, três.

Ao mesmo tempo, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentaram mais duas denúncias contra o senador, elevando para seis o número de ações avulsas de parlamentares já encaminhadas ao Conselho.

No total, são 11 pedidos de investigação no colegiado. Uma representação tem mais força do que a denúncia de um parlamentar, uma vez que não pode ser arquivada antes de apreciada.

O PMDB prometeu o troco: vai entrar com uma representação contra Virgílio baseado no fato de o tucano ter admitido que empregou em seu gabinete um funcionário fantasma que morava e estudava no exterior.

O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), classificou as representações tucanas contra Sarney como "marcha da insensatez". A cúpula do partido vai protocolar a representação, também por quebra de decoro parlamentar, na segunda-feira.

" Acha que vamos ficar apanhando calados? "

- Acha que vamos ficar apanhando calados? - perguntou o senador Wellington Salgado (PMDB-MG).

Na ação protocolada pelo PSOL, o partido questiona a omissão, à Justiça Eleitoral, da casa em que o senador mora no Lago Sul, avaliada em R$ 4 milhões. Também pede a apuração do desvio de R$ 500 mil da Fundação Sarney, além da declaração do senador de que não teria responsabilidade administrativa sobre a instituição.

( Ouça Heloisa Helena )

- Hoje não são mais apenas indícios relevantes, mas fatos concretos que mostram que houve tráfico de influência e uso de prestígio, que são crimes - disse a presidente do PSOL, ex-senadora Heloísa Helena.

" Hoje não são mais apenas indícios relevantes, mas fatos concretos "

O senador José Nery (PSOL-PA) criticou, por sua vez, a defesa do presidente do Senado que vem sendo feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Não dá para aceitar a blindagem feita por Lula a Sarney. O Conselho de Ética terá cinco oportunidades concretas de investigar a quebra de decoro por parte do senador - disse Nery.

Perguntada sobre o apoio de Lula a Sarney, a ex-senadora Heloísa Helena sorriu e depois disse que tomava remédio contra enjoo para "seguir lutando".

- Se tivesse que enfartar, sendo alagoana, já teria enfartado - disse a ex-senadora.

Wellington Salgado diz que Sarney está tranquilo

Um dos interlocutores do presidente do Senado nos últimos dias, Wellington Salgado disse que ele não vai se abalar por mais uma representação. Salgado, que conversou com Sarney, disse que o presidente está disposto a enfrentar todas no cargo, porque não é um novato na política nem homem de ter medo de nada.

- O Sarney não é um garoto, não é um suplente como eu que tem quatro anos na política. Já enfrentou a ditadura para fazer a abertura política. Acha que vai ter medo de alguma coisa? Ele é cascudo, está vacinado para não ter medo. Está lá em São Paulo tranquilo, comendo seu macarrão, fortinho. Está tristinho por causa do problema da esposa, mas acha que vai ficar abalado, que vai ficar tremendo de medo por causa dessas representações? - disse Salgado.

" Ele é cascudo, está vacinado para não ter medo. Está lá em São Paulo tranquilo, comendo seu macarrão, fortinho "

0 comentários: