Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

IDENTIDADE ÉTNICA DE CRIANÇAS DA TRIBO XOCÓ


TORÉ KARIRI-XOCÓ

Existem muitas coisas que se situam numa "faixa cinzenta" ou seja não dá para a gente definir o que é. Seria como a gente acompanhar mais ou menos a vida de um vizinho, e, por diversos comportamentos, não termos condições de afirmar se ele é bandido ou não; porque está na "faixa cinzenta".

Hoje em dia evita-se usar a palavra raça, pois reconhece-se que há muita miscigenação. Há, sim, a raça humana para se contrapor à raça animal. Costuma-se usar a palavra etnia que também é discutível. Esse campo "das raças" ou das etnias é muito sensível por causa do preconceito racial que de fato existe.

Mas o sentimento de pertença a um grupo é considerado, desde que espontâneo. Claro que se um homem branco, mulato claro, filho de um negro e uma branca, se diz negro, a gente acha esquisito porque para nós o negro é de cor do carvão. Mas é preciso ver a espontaneidade da afirmação de pertença a um grupo porque de fato as Universidades estão cheias de "estudiosos" fajutos que estão partidarizados.

A miscigenação é o cruzamento de certas etnias do que nascem os mestiços. Assim, tem-se o cafuzo que nasce do cruzamento da etnia negra com a etnia índia. Tem-se o mameluco que nasce do cruzamento da etnia branca com a índia ou, ainda, é o mameluco nascido do cruzamento da etnia branca com o mestiço de branco com caboclo (que por sua vez é nascido do cruzamento do índio e branco).

Acredito que no mundo de hoje há muito mestiço. Já li em algum lugar que o brasileiro daqui uns 100 anos terá a cor de pele morena por causa da mestiçagem.
por Carmen Gomes

0 comentários: