O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi selecionado como um dos 100 intelectuais públicos mais importantes da atualidade, em uma lista divulgada nesta quinta-feira pela revista americana Prospect.
por Ricardo Noblat
A lista é ponto de partida para uma votação em que o público poderá selecionar os cinco nomes que consideram os mais importantes. Com base nos resultados, a revista criará um ranking dos principais intelectuais por ordem de importância.
FHC foi o único brasileiro escolhido pela Prospect para integrar a lista dos candidatos. A relação inclui ainda nomes como o lingüista Noam Chomsky, o Papa Bento 16, o semiólogo italiano Umberto Eco, o ex-vice-presidente dos EUA e hoje ativista ambiental Al Gore, o filósofo alemão Jürgen Habermas, o ex-presidenciável peruano Mario Vargas Llosa, entre outras personalidades.
A votação para a escolha deste ano se encerra no dia 15 de maio. Os resultados estarão disponíveis online a partir de 23 de junho e serão divulgados na edição de julho da revista.
Entre os publicados no Brasil estão: A Arte da política: a história que vivi (2006); O Presidente Segundo o Sociólogo, entrevista a Roberto Pompeu (1998); O Mundo em Português, um diálogo com Mário Soares (1998); A Construção da Democracia (1993); Dependência e Desenvolvimento na América Latina, com Enzo Faletto (1969, reeditado em 2004); Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul (1962, reeditado em 2003).
Entre os publicados no exterior, o mais recente é The Accidental President of Brazil (2006).
Em 2005, foi eleito um dos 100 maiores intelectuais públicos do mundo, em levantamento da revista britânica Prospect.
Estamos muito orgulhosos de você!
Homem sábio, estudioso, educado e amistoso, com muita classe e inteligência marca novamente(2005)a sua presença como um dos 100 maiores intelectuais da atualidade.
"Nuncaantesnestepais" se viu um homem com tamanha excelência na sua área de atuação e habilidade em influenciar debates internacionais ser tão sutil e sereno.
Em compensação....!
0 comentários:
Postar um comentário