Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

João Paulo desiste de candidatura à prefeitura de Osasco


Eleições 2012

Petista foi condenado pelo STF por três crimes no escândalo do mensalão


Thais Arbex
O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) em 2003, quando presidia a Câmara
(Fernando Pilatos/Futurapress)

Veja on line

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participar do mensalão , o deputado João Paulo Cunha comunicou ao PT a decisão de retirar sua candidatura à prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo. O vice de sua chapa, Jorge Lapas (PT), ex-secretário municipal de Governo, assumirá a candidatura.

Ainda que predomine a avaliação que a candidatura de Jorge Lapas não terá tempo hábil para ganhar musculatura, os petistas pressionaram o deputado para que ele abandonasse a disputa. A avaliação é que o desgaste pela condenação por corrupção inviabilizou sua permanência nas eleições e que ele seria bombardeado na propaganda de rádio e TV - além, é claro, da incerteza sobre sua possível prisão ao término do julgamento do mensalão.

Além disso, João Paulo foi orientado por dirigentes do PT a se dedicar, a partir de agora, à tentativa de manter seu mandato de deputado federal na Câmara. Ele deverá enfrentar processo de cassação do mandato tão logo os trâmites judiciários da ação penal do mensalão termine.

Dirigentes do partido se reúnem na noite desta quinta-feira, João Paulo entre eles, para traçar os próximos rumos da campanha. Segundo aliados, João Paulo pressiona agora para emplacar Valmir Prascidelli como novo vice. Prascidelli é vereador e pertence ao mesmo grupo político de João Paulo.

Bastidores - Nos bastidores, petistas avaliam que é real o risco de perder a prefeitura de Osasco, hoje administrada por Emídio de Souza, para Celso Giglio, do PSDB.

A condenação na quarta-feira também deu força a uma ala do partido que sempre foi refratária à candidatura de João Paulo.

O argumento central é que, além da pecha de mensaleiro, ele não conseguiu fazer a candidatura decolar mesmo amparado por uma coligação de 20 partidos.
30.08.2012


0 comentários: