Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

João Paulo admite hipótese de desistir de candidatura em Osasco



A dois votos da condenação pelos crimes de peculato e corrupção passiva, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) admitiu a parlamentares do PT que é grande a possibilidade de desistir da disputa pela Prefeitura de Osasco caso seja condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal)

CATIA SEABRA
NATUZA NERY
FOLHA DE BRASÍLIA

O petista, no entanto, encomendou uma série de pesquisas para avaliar o impacto da condenação na sua candidatura. Entre as perguntas, incluiu se o eleitor votaria nele, ainda que condenado, desde que apresentasse propostas positivas para a cidade.

Nas conversas, porém, João Paulo não descarta a hipótese de renunciar antes de a pesquisa ir a campo, no fim de semana, conforme a pressão do comando do partido. Ele reconhece a dificuldade de manter o mesmo patamar de votos após uma condenação no Supremo. Em favor da manutenção da candidatura, seus aliados alegam que não haverá tempo hábil para consolidação de um nome alternativo ao de João Paulo, já que, na cidade, há apenas uma TV aberta para exibição da propaganda eleitoral.

Além de ouvir os amigos e seu núcleo político, João Paulo ouvirá o comando nacional e estadual do PT. Na cúpula do partido, a avaliação é de que João Paulo terá de retirar sua candidatura até o dia 7 de setembro, a um mês do primeiro turno.

À frente da Prefeitura de Osasco, o partido corre risco de perder a eleição para o PSDB se não viabilizar outro nome até outubro. O favorito do prefeito Emídio de Souza é Jorge Lapas, vice de João Paulo e seu homem de confiança na administração.

Os apoiadores de João Paulo argumentam, porém, que Lapas não tem como ganhar musculatura em um mês. Já defensores da retirada de João Paulo afirmam que, com ele, é certa a derrota. E, com outro nome, haveria alguma chance, ainda que remota, de vitória.

Ontem, João Paulo recebeu telefonemas de solidariedade, Entre eles, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Ideli Salvatti. Na avaliação de petistas, além da indignação com o voto de ministros indcados pela presidente Dilma, o gesto serve para que João Paulo se sinta amparado na hora de renunciar.

"João Paulo quer que a decisão seja da coletividade", afirma o coordenador de comunicação da campanha, Gelso Lima.

O julgamento do mensalão no Supremo será retomado nesta quarta-feira com os votos dos quatro ministros que ainda não votaram sobre as acusações que pesam contra João Paulo.

Arte Folha


 29/08/2012



0 comentários: