Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Justiça recebe denúncia contra diretores da TAM e da Anac por acidente que matou 199 pessoas

Acidente Aéreo

Justiça recebe denúncia contra diretores da TAM e da Anac por acidente que matou 199 pessoas



Flávio Freire
O Globo

SÃO PAULO - A Justiça Federal de São Paulo recebeu nesta sexta-feira denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra diretores da TAM e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por conta do acidente ocorrido em 17 de junho de 2007, quando um avião da companhia atravessou a pista do aeroporto de Congonhas e colidiu com um prédio, matando 199 pessoas.

O juiz federal Márcio Assad Guardia, substituto da 8ª Vara Federal Criminal de São Paulo, recebeu a denúncia contra Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, então diretor de segurança de voo da TAM, Alberto Fajerman, que era vice-presidente de operações da empresa, e Denise Maria Ayres Abreu, ex-diretora da agência.

Na denúncia, o Ministério Público Federal imputou aos réus a prática do crime de atentado contra a segurança de transporte aéreo - artigo 261 do Código Penal.

Castro e Fajerman foram acusados de colocar em risco aeronaves alheias mediante negligência.

Denise Abreu, na qualidade de diretora da Anac, foi acusada de imprudência.

"Constato que a peça acusatória obedece aos requisitos previstos no artigo 41 do Código de Processo Penal, porquanto contém a descrição circunstanciada dos fatos, a qualificação dos acusados e a classificação do crime", afirma a decisão do juiz.

Os réus deverão ser citados pessoalmente para apresentarem defesa, por escrito, no prazo de dez dias.

15/07/2011

0 comentários: