Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Economista afirma que envelhecimento da população afeta crise na Europa



Turbulências em países europeus alertam para nova crise econômica no continente, ao mesmo tempo em que a Ásia sinaliza para o deslocamento gradativo do poderio econômico.

O economista Aod Cunha foi um dos primeiros brasileiros a prever a dimensão que este abalo poderia tomar e ressalta que a melhor forma de entender a crise é analisá-la em seu conjunto, e não a situação isolada de cada país.

Segundo o ex-secretário da Fazenda, o agravamento ganhou corpo, porque o endividamente não pôde ser superado apenas com a retomada do crescimento.

Além disso, ele avalia que a taxa de crescimento tem sido significativamente mais baixa que em anos anteriores, ou seja, o mundo passa por um momento de envelhecimento das populações e aumento da massa de aposentados.

- Acho que ainda haverá vários episódios desses, com o agravamento da situação.

O Brasil e o mundo vão ter que enfrentar e se prepararem para momentos difíceis. Não tenho uma visão muito otimista, principalmente para a Europa - projeta Aod Cunha.

A preocupação é se haverá reflexo no Brasil.

- A economia brasileira hoje está muito melhor preparada do que antes, mas não ficará imune se houver agravamento da crise - afirma.

Por outro lado, a Ásia pode ter, no futuro, um bônus demográfico, já que transita pelo viés oposto.


13/07/2011



0 comentários: