Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 4 de março de 2010

Em homenagem a Tancredo, Serra cita 'erros históricos do PT'

No discurso que fez no Senado, paulista exaltou alternância de poder quer permitiu chegada de Lula ao poder

Ana Paula Scinocca
da Agência Estado

BRASÍLIA - Em seu discurso em homenagem ao ex-presidente da República Tancredo Neves, o governador de São Paulo e provável candidato do PSDB à Presidência, José Serra, destacou a importância da Nova República e disse que neste quarto de século em que ela vigora a alternância passou a fazer parte das conquistas adquiridas no País.

"Ninguém mais contesta a legitimidade das vitórias eleitorais, do processo democrático e do natural desejo dos adversários vitoriosos de governar sem perturbações",
discursou Serra, na homenagem realizada no Senado, que contou também com a presença do governador de Minas Gerais e neto de Tancredo, Aécio Neves.


Para Serra, o resultado é ainda mais impressionante quando se observa que uma dessas alternâncias, aparentemente mais contrastantes, foi a chegada ao poder do Partido dos Trabalhadores (PT), "encarado, a princípio, se não como força desestabilizadora, ao menos de comportamento radical e deliberadamente à margem na política nacional".


Serra disse que o PT acabou por ser, paradoxal que pareça, "um dos principais beneficiários dos grandes erros históricos de julgamento que cometeu".

E prosseguiu: "Nos dois primeiros casos porque a eleição do primeiro presidente civil e as conquistas sociais e culturais da Constituição foram os fatores-chave que possibilitaram criar o clima que eventualmente conduziria o partido ao poder. Outros erros históricos seguiram-se."


O discurso repete artigo assinado por Serra na penúltima edição da revista Veja.


O tucano ainda lembrou que o PT se opôs à estabilização da economia brasileira, denunciando o Plano Real, o Proer e a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Mas soube, posteriormente, colher seus bons frutos", disse.


"O período de um quarto de século da Nova República, sem repressão, sem poderes especiais, conseguiu finalmente derrubar a superinflação.

Fez mais: resolveu o problema persistente da dívida externa herdada e até deu começo a uma retomada promissora do crescimento econômico e à expansão do acesso das camadas de rendimentos modestos ao crédito e ao consumo, inclusive de bens duráveis",
afirmou o governador paulista.


Serra também destacou que "nenhuma conquista é definitiva, nenhum progresso é garantido e irreversível". "Assim como não somos escravos dos erros do passado, tampouco devemos crer que a eventual sabedoria dos acertos de ontem se repetirá invariavelmente hoje e amanhã.

É necessário destacar, ter isso presente. A estabilidade, o crescimento e os ganhos de consumo, no que concerne ao panorama econômico-social, ainda não têm garantidas as condições de sustentabilidade no médio e no longo prazos"
, disse.

1 comentários:

francisco de Assis disse...

O pior disso tudo é que tem muito petista que acredita no partido de tal modo, que parece que foram lobotizados.