Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 2 de março de 2010

DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO - 3

DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO. OU: A DOÇURA DE PALOCCI NÃO ME ADOÇA



Atenção!
Ainda que os petistas não tentassem impor uma única lei autoritária — e eles tentam; ainda que este fosse um governo que se dedicasse à aplicação inclemente das leis democráticas — e ele não é; ainda que o PT fosse um partido que não soubesse distinguir adversários de aliados na arbitragem de questões legais — e ele sabe; ainda assim, essa gente seria deletéria porque se pretende monopolista do bem e sataniza os adversários como meros sabotadores desse bem que ela encarnaria. E agora quero voltar um pouco a Palocci, meu “colega” de fórum nesta segunda.

Não acompanhei a sua exposição porque, encerrado o painel de que participei, um grupo nos acompanhou para fora da sala — alguns eram leitores do blog —, e ficamos batendo papo. Mas leio na imprensa o que disse o ex-ministro. E estou vendo o mesmo Palocci de 2002 a dizer aos mercados:



“A garantia sou eu!”.

Mas garantia de quê?

Ele podia garantir o que estava afeito a sua área. Em matéria de “democracia”, Dilma tem idéias certamente muito, como direi?, próprias.

E o que disse Palocci ontem?

“Eu não vejo necessidade de uma ação governamental junto à imprensa em defesa dos direitos humanos, porque a nossa Constituição já fala sobre isso. O jornalista ou o dono de um veículo de imprensa deve respeito à Constituição, como todo cidadão (…) Eu não quero condenar o PNDH, mas não concordo com a forma como foi colocada essa questão”.

E mais adiante:

“O que a ministra tem dito é que isso não faz parte da visão do atual governo nem das propostas dela para o futuro. Nunca a vi defender qualquer postura um pouco mais dura, à esquerda, ou estatal para a imprensa brasileira, pelo contrário”.
Mais uma vez, tínhamos a voz do garantidor. Na abertura do seminário, o ministro Hélio Costa (Comunicações) também havia negado a intenção de controlar a imprens
a.


O que responder?



Que o decreto do “Programa Nacional-Socialista de Direitos Humanos” passou antes pela Casa Civil, de Dilma Rousseff.

E ele é explícito ao defender à censura à imprensa.

Que a tal Conferência de Comunicação, que propõe o “controle social da mídia”, foi parida no ministério de Franklin Martins, com o óbvio apoio de Lula.

Que a dita Conferência de Cultura segue a mesma trilha, fazendo a defesa da censura.

Que a verba publicitária oficial é, hoje em dia, escandalosamente manipulada em favor dos amigos do governo, financiando, inclusive, uma campanha impressionantemente suja de blogueiros vigaristas contra aqueles que são tidos como adversários do governo.

Palocci — POR QUEM É SABIDO QUE DILMA NÃO MORRE DE AMORES, E ESSE NÃO-MORRER DE AMORES É MÚTUO — só está na condição de uma dos “coordenadores de campanha” porque se pretende usar o prestígio do “garantidor” para tentar amansar alguns contornos da biografia e do discurso da candidata.


continua no post abaixo

0 comentários: