Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 2 de março de 2010

Caos se agrava no Chile; Bachelet manda tanques e amplia toque de recolher nas áreas atingidas pelo terremoto

Streaming live video by UstreamFlávio Freire - Enviado especial

CONCEPCIÓN, Chile - Ao mesmo tempo em que soldados do Exército chileno ainda buscam vítimas sob os escombros, os moradores de Concepción, cidade a 520 quilômetros ao sul de Santiago, e uma das mais atingidas pelo terremoto , sofriam com o clima de terra arrasada agravado pela falta de luz, água e comida há três dias.

Desde a madrugada de sábado, quando o abalo de 8,8 graus devastou parte do município, uma onda de desespero tomou os cerca de 600 mil habitantes que vivem ali. um homem de 22 anos chegou a morrer a tiros ao tentar proteger sua casa de um saque na localidade vizinha de chiguayante . Diante do caos, o Exército chegou à medida extrema de ocupar Concepción com tanques e ampliar o toque de recolher para entre 20h e meio-dia.

tanques do exército chegam a concepción, onde moradores saquearam lojas, botaram fogo em um supermercado e montaram barricadas pelas ruas com pneus - el mercurio

- Eu quero fazer um chamado à consciência das pessoas, não é aceitável pilhagem e delinquência - afirmou Bachelet após anunciar uma série de medidas para as regiões de Maule e Bío Bío, as duas mais afetadas.

Uma delas foi o envio de sete mil militares a Concepción e arredores. Mas enquanto o socorro não chegava, moradores reclamavam.

- O descaso com que estão nos tratando parece um incentivo para que roubemos - protestou Eugenia Vissana, cujo filho está desaparecido desde sábado.

Foram presas pelo menos 55 pessoas na cidade por saques e desordem, e 170 em todo o país. Soldados jogavam bombas de gás lacrimogêneo e jovens revidavam com pedras e paus. O confronto acontecia em meio a pequenos tremores. Foram seis na segunda-feira e o governo avalia que pelo menos 70% das edificações de Concepción estão comprometidas.

Num posto de gasolina, saqueadores usaram bambus e mangueiras de plástico para sugar gasolina do reservatório de noite. De manhã, havia filas de mais de dois quilômetros para abastecer. Nos únicos dois supermercados que resistiram aos ataques, filas chegam a agrupar mais de 500 pessoas.

O atendimento era feito a portas fechadas, entrando um de cada vez, e escolta do Exército.



Terremoto de 5 graus sacode o Quirguistão

Plantão | 02/03 às 01h40 Reuters

BISKEK - Um terremoto de 5 graus de magnitude atingiu nesta terça-feira o Quirguistão, perto da capital, Biskek, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

O epicentro do tremor foi localizado a 17,38 quilômetros de profundidade, a 77,25 quilômetros a sudeste de Bisk
ek.

Terremoto de 6,1 graus atinge as Filipinas

Plantão | 02/03 às 01h05 Reuters

MANILA - Um terremoto de 6,1 graus de magnitude atingiu no fim da noite desta segunda-feira o norte das Filipinas. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

O tremor foi sentido nas províncias de Cagayan e Isabela por volta das 10h51m (23h51m de segunda-feira em Brasília).
O Globo

0 comentários: