Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Serra lidera a escalada ao Planalto

Ibope/DC:
Serra lidera a escalada ao Planalto

Sergio Kapustan
Diário do Comércio

A primeira pesquisa Ibope/Diário do Comércio deste ano revela o governador paulista, José Serra (PSDB), na liderança da escalada ao Palácio do Planalto. De acordo com os números, apesar de não se declarar sequer ser pré-candidato, o tucano venceria no primeiro e segundo turnos a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), sua adversária direta e em franca campanha.

Na simulação com três candidatos – Dilma Rousseff, Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) – o tucano tem 36% das intenções de voto e a petista 25%. Em terceiro lugar está o deputado federal Ciro com 11%, seguido da ex-ministra do Meio Ambiente com 8%.

Na simulação sem Ciro, a situação para Serra melhora ainda mais. O governador tem 41% das intenções, Dilma 28% e Marina 10%. Os votos de Ciro migrariam para Serra (5%), Dilma (3%) e Marina (2%).

Nesse cenário, o candidato tem a maioria de votos – 41% contra 38% – e se elegeria no primeiro turno. No cenário com Ciro, haveria obrigatoriamente o segundo turno, mas a vitória também seria do tucano: 47% contra 33%.

De acordo com a legislação brasileira, o candidato eleito será aquele que somar 50% dos votos mais um, excluído os votos brancos e nulos.
Consolidação tucana

– Para a diretora executiva e de planejamento do Ibope, Márcia Cavallari, os dados da pesquisa revelam a consolidação da liderança do tucano, que mostra-se irredutível em se lançar candidato agora, e a probabilidade de a eleição acabar no primeiro turno.

A retirada da candidatura de Ciro Gomes causaria um efeito exatamente oposto ao que espera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado socialista, que vem recebendo insistentemente a proposta de apoio do PT para se lançar candidato ao governo do Estado de São Paulo, para não prejudicar a candidatura de Dilma, vem se mantendo firme na decisão de disputar a Presidência da República.

E para subir nas pesquisas, o PSB aposta no programa eleitoral que irá ao ar hoje, no horário nobre, em rede nacional de televisão, em que Ciro Gomes é a atração principal.
Fator Ciro

– De acordo com a diretora do Ibope, o deputado do PSB é uma peça fundamental no jogo eleitoral, pois sem ele a eleição ficará restrita a Serra e Dilma, consolidando a polarização PSDB-PT, com vantagem para o tucano, como atestam os números do levantamento.

"A probabilidade de a eleição acabar no primeiro turno aumentou", reforça a especialista, lembrando que o pleito está em aberto.

Uma pesquisa anterior do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em novembro do ano passado, mostrou Serra com 38% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff com 17%, Ciro Gomes com 13% e Marina Silva com 6%.

Ao comparar os dois levantamentos, Márcia Cavallari observa que Serra mostrou-se estável e Dilma mostrou crescimento.

"Houve uma subida da Dilma, mas a oscilação de Serra está dentro da margem de erro, de 2%, e ele ainda é o favorito. Sem fazer campanha, a candidatura Serra está estável", reforça.

O Ibope registrou também o potencial de crescimento de votos dos principais candidatos. Serra registrou 64% e Dilma 49%.

Este porcentual é calculado somando os entrevistados que disseram votar, com certeza, em um dos candidatos e os que responderam que poderiam votar. Um total de 29% responderam não votar em Serra de jeito algum e 35% que não votariam em Dilma.

A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores a partir dos 16 anos entre os dias 6 a 9 de fevereiro, em 144 municípios de todo o Brasil.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 3196/2010.

0 comentários: