Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cale a boca!


Por Jorge Serrão

O chefão Lula da Silva, que retorna hoje ao trabalho depois de férias com toda mordomia em unidades militares da Marinha e do Exército, ordenou que sua equipe cale a boca, principalmente na imprensa, sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos.

A crise será tratada hoje na primeira reunião do ano do grupo de coordenação política do governo. $talinácio pretende ter conversas reservadas com Paulo Vanucchi (Direitos Humanos), Nelson Jobim (Defesa) e Reinhold Stephanes (Agricultura).

Lula está especialmente “PT da vida” com seu companheiro e amigo de 30 anos Paulo Vanucchi. Lula odiou e se sentiu pressionado com as declarações dele ao jornal Folha de São Paulo deste domingo.

Vanucchi se definiu como “um fusível removível no governo” e ameaçou entregar o cargo, caso o programa de direitos humanos seja alterado para permitir também a punição a militantes da esquerda terrorista da década de 70 – conforme já sugeriram os comandantes militares que exigem de Lula uma posição clara e objetiva sobre o respeito à Lei de Anistia de 1979.

Lula mandou auxiliares vazarem a informação de que considerou um erro da Secretaria Nacional de Direitos Humanos incluir no novo de direitos humanos assuntos relacionados à Lei de Anistia.

Lula ordenou a seus porta-vozes ocultos que reafirmem sua posição de que o tema deve ser tratado exclusivamente pelo Poder Judiciário, e não pelo Executivo.

Lula acha que a crise poderia ter sido evitada se fosse excluído, integralmente, o polêmico assunto militar do texto.


Mais tensão militar
A temperatura sobre a tal “Comissão da Verdade” continua subindo...

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, telefonou para o secretário nacional de Direitos Humanos, ministro Paulo Vannuchi, para apoiar a punição a militares que torturaram no regime militar:

“Quem censurou, quem prendeu sem ordem judicial, quem cassou mandatos e quem apoiou a ditadura militar estão anistiados. No entanto, quem torturou cometeu crime de lesa-humanidade e deve ser punido pelo Estado como quer a nossa Constituição”.


Leu ou não?
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Demostenes Torres (DEM-GO), detonou ontem Paulo Vanucchi e criticou o projeto que cria a tal “Comissão da Verdade”:

"Esse projeto é uma tentativa de cubanização do Brasil. É uma proposta de um psicopata ideológico. O próprio presidente disse que assinou sem ler".

Lula também terá o desgaste de assumir se leu ou não, de verdade, o tal decreto que assinou.


Missão para Jobim
Além do problema com a “Comissão da Verdade”, Lula tem outro pepino para descascar, correndo, com Nelson Jobim.

Lula exige que a Força Aérea Brasileira pare de manifestar descontentamento público com a opção do governo pelo caça francês Rafale.

A FAB preferia participar do projeto de desenvolvimento do avião de combate sueco Gripen, no Programa F-X2.

Lula quer que Jobim force a FAB a cumprir, sem reclamar, a decisão política a favor de uma parceria estratégica com a França.


Mordomia militar
O chefão-em-comando $talinácio adorou ficar hospedado com a primeira-dama Marisa Letícia no Hotel de Trânsito do Fortedos Andrades, diante da Praia do Monduba, no Guarujá.

Lá ele pode tomar todas as suas providências de férias, com total segurança e sem ser fotografado com seu isoporzinho.

Foi a quinta vez que Lula e Marisa ficaram no Forte dos Andradas.

As outras foram em abril de 2006, nos primeiros dias de 2007 e logo após a posse do presidente para seu segundo mandato, além dos carnavais de 2007 e 2008.

0 comentários: