Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 30 de junho de 2009

Honduras: Novo governo promete retaliar se vizinhos fecharem fronteiras

O novo governo das Honduras, instituído após o derrube, no domingo, do Presidente eleito Manuel Zelaya, anunciou que retaliará contra El Salvador, Guatemala e Nicarágua, se estes países lhe fecharem as fronteiras.

"Se os vizinhos nos fecham as fronteiras, nós também lhes fecharemos as nossas", disse à Agência EFE o novo responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros, Enrique Ortez, empossado na segunda-feira pelo novo Presidente, Roberto Micheletti, designado domingo pelo Parlamento, mas que ainda não obteve o reconhecimento de qualquer Estado ou organização.

Ortez disse que esta terça-feira distribuirá instruções para que as Honduras adoptem medidas de "reciprocidade" relativamente à decisão da Nicarágua, El Salvador e Guatemala, cujos governantes anunciaram na segunda-feira em Manágua o encerramento das fronteiras durante 48 horas.

As medidas de pressão para a devolução do poder a Manuel Zelaya incluem a suspensão de empréstimos às Honduras por parte do Banco Centro-Americano de Integração económica (BCIE).
Tegucigalpa, 30 Jun (Lusa) - OM.

Lusa/fim

0 comentários: