Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 25 de junho de 2008

RORAIMA LIDERA RANKING


RORAIMA LIDERA RANKING

Todos os 26 estados e o Distrito Federal têm pelo menos um representante processado. Dona da maior bancada, com 70 de-putados e três senadores, São Paulo tem 20 parlamentares sob investigação, todos com assento na Câmara.

Proporcionalmente, Roraima é o estado com mais congressistas sob suspeição. De seus 11 representantes no Congresso (8 deputados e três senadores), sete têm pendências no Supremo.

Logo atrás, aparece a bancada do Tocantins, com
seis de 11 integrantes entre os investigados. No levantamento anterior, apenas Mato Grosso do Sul e Amapá não tinham representantes sob o foco da Justiça.

UNIDOS PELOS PROCESSOS

O maior partido da base aliada do pre-sidente Lula e os dois principais oposicionistas estão no topo da lista dos processados. Com 33 nomes, o PMDB é a legenda com maior número de congressistas sob suspeita.
São 26 deputados
e sete senadores, ou seja, praticamente um terço de toda a bancada, composta por 112 integrantes.

Logo atrás dos peemedebistas, em termos absolutos, aparecem o PSDB e o
Democratas (DEM), com 18 acusados cada. O aumento, no caso do DEM, foi de 80% em comparação com o levantamento anterior, no qual apenas dez de seus integrantes apareciam na relação. Já os tucanos apresentavam 15 nomes na lista de setembro.

Com quase metade de seus 41 representantes no Congresso, o PP se destaca,
proporcionalmente, como a sigla com mais parlamentares investigados: 17 deputados denunciados.

O partido do presidente Lula também teve aumento no número de representantes sob investigação no Supremo. Agora são 11 deputados ante os sete relacionados no último levantamento. O PR vem em seguida, com 11 nomes. Das 20 legendas com representação no Congresso, 15 têm parlamentares respondendo a inquérito ou ação penal no Supremo.

Só estão fora da lista o
PCdoB, o Psol e os nanicos PHS, PTdoB e PTC. Responsáveis pelo julgamento dos colegas nos conselhos de Ética da Câmara e do Senado, os presidentes dos dois colegiados também estão na mira da Justiça.

Como antecipou este site (leia mais), indicado pelo PTB para
suceder o deputado Ricardo Izar (SP), morto no último dia 2 de maio, o novo presidente do Conselho de Ética da Câmara, Sérgio Moraes (PTB-RS), responde a três ações penais por crime de respon-sabilidade.

Já o presidente do
Conselho de Ética do Senado, senador Leomar Quintanilha, é acusado de crimes contra a ordem tributária

0 comentários: