Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Elite

MAIS UMA CONFUSÃO SEMÂNTICA
e desta feita parece que é das 'zelites', gestada na novilíngua lulista petista.

COM EFEITO - Elite – em sua acepção geral compreende um grupo de pessoas que, numa determinada sociedade ocupam posições eminentes; especificamente – um grupo de pessoas expoentes num determinado campo – empresarial, científico, educacional, sindical, e, principalmente a minoria governante e os círculos onde é recrutada.

CONCEITOS: AURÉLIO: “1. O que há de melhor em uma sociedade ou num grupo; nata, flor, fina flor, escol. [Cf. flor (5)]. Sociol. Minoria prestigiada e dominante no grupo, constituída de indivíduos mais aptos e/ou mais poderosos.”

PARETO: “Formemos uma classe com as pessoas que apresentem os mais elevados índices no seu ramo de atividade e demos-lhe o nome de elite ... Dessa maneira, teremos dois estratos da população:

a) um estrato inferior, a não-elite ....;

b) um estrato superior, a elite, dividido em dois:

i) a elite governante;

ii) a elite não governante” (PARETO, V. The mind and society. /trad. ingl. A. Bongiorno e A. Livingston. London, J. Cape, 1935, v. 3. p. 1.423-4);

LASSWELL definiu elite como aqueles que dispõem de maior acesso aos valores e ao seu controle, nesses termos: “ ... as pessoas que ocupam as mais altas posições numa determinada sociedade.

O número de elites é tão grande quanto o de valores. Além da elite do poder (elite política) existem elites de riqueza, respeitabilidade e conhecimentos (para falar apenas de algumas).

Como é preciso um termo para designar as pessoas que constituem elite em relação a uma série de valores, utiliza-se a expressão elite
(a elite da sociedade)” (LASSWELL, H.D.; LERNER, D.; ROTHWELL, C.E. The comparative study of elites. Stanford, Stanford Univ. press, 1952, p. 6)


Não se conhece sociedade que possa dispensar a função das elites.
Nem se vislumbra qualquer indício histórico-social consistente que prenuncie o seu desaparecimento.


Nas sociedades democráticas - uma elite não se mantém por longo tempo na posição dominante quando provoca desequilíbrios e crises no ecossistema social.

O CERTO É QUE quando um País que não tem uma elite dirigente responsável - que é o que há de mais qualificado a serviço da sociedade (interesse público) - LAMENTAVELMENTE - é governado por uma minoria, sobretudo por facções, grupos e 'máfias' políticas - a serviço de seus próprios interesses.

E TUDO EM NOME DO RESPEITÁVEL E DISTINTO POVO - SOBERANO ABSOLUTO.
por Rivadávia Rosa

0 comentários: