Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 24 de junho de 2008

Morre Dona Ruth Cardoso

Morre Dona Ruth Cardoso

Dona Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu há pouco em seu apartamento em São Paulo. Ela havia feito, ontem, um cateterismo ("método diagnóstico pelo qual é possível avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias e/ou veias coronárias"). E implantado dois stents ("próteses metálicas posicionadas no interior de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura, com o objetivo de normalizar o fluxo sanguíneo"). Na última quinta-feira havia sido internada no Hospital Sírio-Libanês com angina (“dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente”).

Atualização das 21h28: - Dona Ruth morreu com 77 anos. Faria 78 no próximo dia 19 de setembro.

O ex-presidente Fernando Henrique completou 77 anos no último dia 18. Os dois estavam casados há 53 anos. Leia aqui uma biografia de Dona Ruth.

Atualização das 21h51: Do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), a respeito da morte de Dona Ruth:

- É uma grande perda para o país, uma pessoa honrada, discreta, uma grande luz. Era uma pessoa honrada e admirada por todos os brasileiros. Somos solidários ao presidente Fernando Henrique e a toda sua família. Era reconhecida por seu trabalho tanto por integrantes do PSDB quanto de outras tendências partidárias. Reconhecemos isso em vida e continuaremos reconhecendo na morte dela.

Atualização das 21h57: Nota divulgada pelo PSDB: "Em virtude da morte da ex-primeira dama Ruth Cardoso, o PSDB cancelou os eventos comemorativos aos 20 anos do partido, que seriam realizados nesta quarta-feira. Na manhã do dia 25, mesma data do aniversário da legenda, ocorreria uma sessão solene no plenário do Senado em alusão à data e outras atividades pelo país."

O ex-ministro das Minas e Energia José Jorge que há mais de 10 anos realiza a mais animada festa junina de Brasília, acaba de cancelá-la. Seria amanhã.

Atualização das 22h05 - A ex-primeira-dama Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso nasceu em Araraquara, em 19 de setembro de 1930. Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), ela primeiro conquistou, em 1959, na Universidade de São Paulo, seu título de mestrado em antropologia. Treze anos depois, obteve seu doutorado com a tese "Estrutura Familiar e Mobilidade Social: Estudo dos Japoneses no Estado de São Paulo". Leia mais sobre a trajetória de Ruth Cardoso

Enviado por Ricardo Noblat

0 comentários: