Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 22 de junho de 2013

Tudo que uma médica BRASILEIRA, que trabalha no interior, quer falar pra "Presidenta" hoje:




 Dilma, deixa eu te falar uma coisa!

Fernanda Melo, médica, moradora e trabalhadora de Cabo Frio, cidade da baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro.

Este ano completo 7 anos de formada pela Universidade Federal Fluminense e desde então, por opção de vida, trabalho no interior. Inclusive hoje, não moro mais num grande centro. Já trabalhei em cada canto...

Você não sabe o que eu já vi e vivi, não só como médica, mas como cidadã brasileira. Já tive que comprar remédio com meu dinheiro, porque a mãe da criança só tinha R$ 2,00 para comprar o pão.

Por que comprei?

Porque não tinha vaga no hospital para internar e eu já tinha usado todos os espaços possíveis (inclusive do corredor!) para internar os mais graves.

Você sabe o que é puxadinho?
Agora, já viu dentro de enfermaria? Pois é, eu já vi. E muitos. Sabe o que é mãe e filho dormirem na mesma maca porque simplesmente não havia espaço para sequer uma cadeira?

Já viu macas tão grudadas, mas tão grudadas, que na hora da visita médica era necessário chamar um por um para o consultório porque era impossível transitar na enfermaria?

Já trabalhei num local em que tive que autorizar que o familiar trouxesse comida ( não tinha, ora bolas!) e já trabalhei em outro que lotava na hora do lanche (diga-se refresco ralo com biscoito de péssima qualidade) que era distribuído aos que aguardavam na recepção.

Já esperei 12 horas por um simples hemograma. Já perdi o paciente antes de conseguir um mera ultrassonografia. Já vi luva descartável ser reciclada. Já deixei de conseguir vaga em UTI pra doente grave porque eu não tinha um exame complementar que justificasse o pedido.

Já fui ambuzando um prematuro de 1Kg (que óbvio, a mãe não tinha feito pré natal!) por 40 Km para vê-lo morrer na porta do hospital sem poder fazer nada. A ambulância não tinha nada...

Tem mais, calma! Já tive que escolher direta ou indiretamente quem deveria viver. E morrer...

Já ouvi muito desaforo de paciente, revoltando com tanto descaso e que na hora da raiva, desconta no médico, como eu, como meus colegas, na enfermeira, na recepcionista, no segurança, mas nunca em você.

Já ouviu alguém dizer na tua cara: meu filho vai morrer e a culpa é tua? Não, né? E a culpa nem era minha, mas era tua, talvez. Ou do teu antecessor. Ou do antecessor dele...

Já vi gente morrer! Óbvio, médico sempre vê gente morrendo, mas de apendicite, porque não tinha centro cirúrgico no lugar, nem ambulância pra transferir, nem vaga em outro hospital?

Agonizando, de insuficiência respiratória, porque não tinha laringoscópio, não tinha tubo, não tinha respirador?

De sepse, porque não tinha antibiótico, não tinha isolamento, não tinha UTI?

A gente é preparado pra ver gente morrer, mas não nessas condições.

Ah Dilma, você não sabe mesmo o que eu já vi! Mas deixa eu te falar uma coisa: trazer médico de Cuba, de Marte ou de qualquer outro lugar, não vai resolver nada!

E você sabe bem disso.

Só está tentado enrolar a gente com essa conversa fiada. É tanto descaso, tanta carência, tanto despreparo...

As pessoas adoecem pela fome, pela sede, pela falta de saneamento e educação e quando procuram os hospitais, despejam em nós todas as suas frustrações, medos, incertezas...

Mas às vezes eu não tenho luva e fio pra fazer uma sutura, o que dirá uma resposta para todo o seu sofrimento!

O problema do interior não é falta de médico. É falta de estrutura, de interesse, de vergonha na cara. Na tua cara e dessa corja que te acompanha!

Não é só salário que a gente reivindica. Eu não quero ganhar muito num lugar que tenha que fingir que faço medicina. E acho que a maioria dos médicos brasileiros também não.

Quer um conselho?

Pare de falar besteira em rede nacional e admita: já deu pra vocês!


Eu sei que na hora do desespero, a gente apela, mas vamos combinar, você abusou!

Se você não sabe ser "presidenta", desculpe-me, mas eu sei ser médica, mas por conta da incompetência de vocês, não estou conseguindo exercer minha função com louvor!

Não sei se isso vai chegar até você, mas já valeu pelo desabafo!

68 comentários:

saul guilherme soibelmann disse...

Parabéns, doutora. Seria bom se TODOS os médicos falassem ao povo com essa clareza e pusessem na mesa os seus sofrimentos como médicos. O grande sofrimento que enfrentam dia a dia, ao ver os pacientes sofrendo e morrendo sem poder fazer nada por culpa de um governo que lhes nega condições. Meus cumprimentos. sgs@terra.com.br

Anônimo disse...

Será que a responsabilidade é apenas deste governo , porque não falar dos governos anteriores e mostrar a todos nós tudo de bom que eles fizeram pelo nosso país.

Unknown disse...

Parabéns à Dra. Fernanda Melo, que sabe tb diagnosticar a doença moral da mentira que assola a classe política brasileira e os áulicos da (des)governanta-mor.
E.Melo

Roberto disse...

Sr Anonimo, não seja o imbecil que se esforça para ser.

O que se trata aqui não eh de política por politica, não tem objetivo encontrar neste governo, no anterior ou no sub anterior a responsabilidade, muito menos falar bem ou al de alguém. O desabafo dessa coragem é sobre o DESCASO QUE ESTE GOVERNO VEM TRATANDO A POPULAÇÃO, por isso, nos faça um favor: Finja que não eh com vc e fique calado.

Deomarcos Mello da Fonseca disse...

Parabéns doutora. Em poucas palavras a senhora mostrou como está a saúde do povo brasileiro.
Mas, infelizmente seu desabafo não vai mudar a visão de nossos políticos, pois eles quando adoecem vão para os melhores hospitais do país ou até mesmo do exterior sempre as custas de nossos impostos.

Unknown disse...

Sr. Anônimo estas suas palavras só nos pode deixar claro que você ou seus familiares são mais alguns dos desocupados que não buscam um trabalho digno para seu sustento e se beneficiam pelas diversas bolsas que este governo ladrão entregam para este povo ignorante em troca de votos...



Unknown disse...

Perfeito! Tenho vinte anos de formada e, certamente, não é culpa "apenas" da administração atual. O SUS começou sua implementação em 1988 e até o momento não foi implementado em sua totalidade. O país precisa de Políticas e não de Programas. O país precisa de políticos honestos (é pedir muito?)! E vamos lembrar que cada uma de nós tem uma parcela de culpa... Nós os elegemos. O país precisa que cada uma saiba, de forma real e concreta,o que significa ser CIDADÃO e lutar por seus direitos! Ser médico, significa, acima de tudo, ter COMPAIXÃO! Mas como integrantes de uma sociedade, precisamos ser cidadãos desde o mais simples ao mais complexo! Parabéns por tua lucidez! Que você possa permanecer assim ao longo dos anos de profissão! Renata Bezerra - Recife - PE
Peço permissão para compartilhar teu link. Grata, desde já.

Unknown disse...

Perfeito! Tenho vinte anos de formada e, certamente, não é culpa "apenas" da administração atual. O SUS começou sua implementação em 1988 e até o momento não foi implementado em sua totalidade. O país precisa de Políticas e não de Programas. O país precisa de políticos honestos (é pedir muito?)! E vamos lembrar que cada uma de nós tem uma parcela de culpa... Nós os elegemos. O país precisa que cada uma saiba, de forma real e concreta,o que significa ser CIDADÃO e lutar por seus direitos! Ser médico, significa, acima de tudo, ter COMPAIXÃO! Mas como integrantes de uma sociedade, precisamos ser cidadãos desde o mais simples ao mais complexo! Parabéns por tua lucidez! Que você possa permanecer assim ao longo dos anos de profissão! Renata Bezerra - Recife - PE
Peço permissão para compartilhar teu link. Grata, desde já.

Anônimo disse...

Certa vez Lula, quando Presidente, foi inaugurar um ambulatório médico em Recife, e disse que "até gostaria de ficar doente, para lá ser atendido". Mordeu a língua: teve uma crise hipertensiva e foi se tratar no Hospital Português!(particular)mais tarde no Sírio.
Será que Dilma vai se tratar com os médicos cubanos, quando aqui chegarem? (é ponto pacífico a vinda deles!)

Unknown disse...

Com certeza esse Anõnimo é mais um petista covarde que busca mais a defesa da presidanta do que a justificativa para o descalabro vergonhoso que assola esse país.
Geraldo da Fonseca

Anônimo disse...

Parabéns Dra.Você, em um texto objetivo mostrou a realidade brasileira. Vou enviar para meus contatos.

LILIAN disse...

O QUE E TÃO REVOLTANTE E O INVESTIMENTO NOS ESTÁDIOS E O SALÁRIO DESSES JOGADORES QUE MUITOS NEM SABEM FALAR E GANHAM FORTUNAS ENQUANTO OS NOSSOS MÉDICOS PASSAM A VIDA TODA ESTUDANDO,SALVANDO VIDAS E MUITOS DEIXAM SUAS FAMÍLIAS DE LADO PARA SE DEDICAREM A PROFISSÃO E MESMO ASSIM NÃO TEM UM SALÁRIO DIGNO E MUITO MENOS CONDIÇÕES DE TRABALHO, CONTRATAR MÉDICOS ESTRANGEIROS E PAGAR UM OTIMO SALÁRIO A ELES PODENDO INVESTIR E REMONERAR OS NOSSOS MÉDICOS E MUITO REVOLTANTE CADE O ESTILULO DE TRABALHO.

Maria da C. Silva disse...

Parabéns , e que belo desabafo, sou auxiliar de enfermagem, faço parte da sua equipe de trabalho, e sei de sã consciência que tudo que você disse
é verdade, sei que poderia até dizer muito mais, coisas piores mas na hora do desabafo algumas coisas fogem e também ficaria um texto tão longo. Parabéns! Estamos juntos nesta luta.

Anônimo disse...

Parabéns! Elege merecem ouvir muito mais! E triste saber que um piais tão belo e rico em muitos aspectos esta sendo tão mal governado! E que o povo estava tão acostumado a ser maltratado que virou chacota de político! FORA DILMA E SUA CORJA!

Carlos Fernandes disse...

Parabéns Doutora. Você me faz sentir orgulho de ser brasileiro. Em algum momento essa corja que se apoderou do Brasil vai bater em retirada. Mas se Deus for mesmo brasileiro, alguns não conseguirão porque estarão enjaulados.

fernando disse...

a Dra fez sim referência a governos anteriores,esta é uma forma de exercer a cidadania sim..ja fui voluntário em hospital e sei como é...to contigo Dra..

Euclides de Magalhães Carvalho Filho disse...

ESTA RAÇA DE VAGABUNDOS SÃO LADRÕES DO NOSSO DINHEIRO.E ESTÃO TUDO SOLTOS.

QUE VER UM ABSURDO.
23/12/2012 – Projeto de Lei 2230/11 Estatuto Penitenciário Nacional ... DEPUTADO DOMINGOS DUTRA PT-MA AUTOR DO PROJETO.

Euclides de Magalhães Carvalho Filho disse...

VEJA ESTE ABSURDO
23/12/2012 – Projeto de Lei 2230/11 Estatuto Penitenciário Nacional ... DEPUTADO DOMINGOS DUTRA PT-MA AUTOR DO PROJETO. Não que ...

Euclides de Magalhães Carvalho Filho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Euclides de Magalhães Carvalho Filho disse...

Dra.
Eu para ser Diretor de Auto Escola não posso ter nenhuma multa Grave ou gravíssima. Não estar respondendo nenhum tipo de processo. e Esta cambada de ladrões exerce atividades políticas mesmo estando respondendo proçesso CRIME que eles mesmos julgam.

Unknown disse...

Prezada Doutora.
Parabéns pela sua coragem. Não sou médico. Sou um simples bancário aposentado. Meu nome é Augusto Otávio Miranda Granja. Estou com 68anos e já vi muita coisa errada no nosso país.
Um país que não pode dar assistência médica digna ao seu povo (apesar dos impostos escorchantes que pagamos), que paga mal aos seus médicos, que não tem ensino de qualidade e paga mal aos professores, não pode se dar ao luxo de sediar uma COPA DO MUNDO e construir e reconstruir estádios de futebol com dinheiro público. Os gastos com essa COPA deveriam ser objeto de uma investigação pelo Ministério Público e a dinheirama gasta com essa farra devolvida aos cofres públicos.
Sua mensagem, além de corajosa, espelha a realidade do abandono da saúde do povo que depende de hospitais públicos.
O que mais me incomoda é que na hora do jogo o povão vai todo para os estádios, ver os jogadores que ganham milhões para chutar uma porcaria de bola e se esquecem de você e de outros médicos que estudaram muitos anos para conseguir o diploma e ganham uma mixaria.
O povo deveria boicotar essa COPA, não ir aos estádios e não ligar a televisão. Eu vou ler um bom livro ou ver um dvd (que não seja de violência).
Um abraço.
Augusto Otávio Miranda Granja.
PS - NÃO TENHO MEDO E NÃO VOU ME ESCONDER NO ANONIMATO.

Ruth Dornelles disse...

Sensibilizada Dra, pelas palavras fortes, indignadas, com um profundo sentimento de verdade... e amor pelo ser humano... nao desista nunca destas pessoas.

pessoas como voce e que fazem a diferença..mesmo dormindo com tristeza no coracao por nao conseguir salvar uma vida, jamais sentiras o peso do desprezo, como dizem os espiritas, somos responsaveis por nossas acoes e teremos que responder por elas.

Tenho esperanca em uma sociedade mais humana, priorizando ser humano e atendendo suas necessidades mais basicas e dando condiçoes de cada um crescer de acordo com suas potencialidades. um forte abraço.. Ruth Dornelles.

Marailde disse...

Parabéns Dra., desejo como você que a Presidente veja o seu recado.

Quanto a esse tal Sr Anônimo, ele tem tanta certeza do que está dizendo, que nem teve coragem de se identificar. Vergonha!




Unknown disse...

O "sr anônimo" já quis ficar no anonimato poiis é igual à corja que está no poder e provocou todos esses estragos no nosso país.
Que esse " anônimo" tenha pelo menos a dec~encia de ficar de boca fechada, porque o que essa médica fala é a mais genuina expressão da verdade.
Therezinha

Valério Sant`Ana disse...

SÓ POSSO DAR MEUS PARABÉNS ÀS SUAS PALAVRAS VERDADEIRAS, ENFIM , ESSA É A CARA DE NOSSO PAÍS QUE ESSA CORJA INSISTE EM MAQUIAR, USANDO A PODEROSA REDE DE COMUNICAÇAO, QUE ALIAS SE ESSAS REDES NÃO DESSE ESPAÇO A MENTIRAS, INCLUSIVE ALGUNS COMUNICADORES, ELES JA TERIAM CAIDOS, MEUS PARABÉNS DRA. PELA CORAGEM, SÃO REALMENTE PESSOAS COMO A SRA QUE LAVAM NOSSAS ALMAS E NOS FAZEM TER ORGULHO DE NOSSO POVO.

Anônimo disse...

Seu antonio. Todos os governos tem culpa, mais roubar igual a esse nunca ninguem viu.

Adriano Meneghini disse...

Parabéns Fernanda, disse tudo o que precisavas ser dito à esta pseudo-terrorista aposentada!
Esta na hora de dar um basta à esta situação!
Chega de sermos usados como massa de manobra para estas atitudes populistas e eleitoreiras.
Esta na hora de mostrarmos à população quem são os "vilões" da história. Sem união não chegaremos a lugar nenhum!

miriam disse...

Parabens a quem? Essa doutora nao sabe qual é a responsabilidade de seu Estado? De seu prefeito e Governador? E a claque bate palma, muito informada dos deveres de cada um? Façam-me o favor , isso é simplesmente dizer que quem administra o hospital nao tem responsabilidade nenhuma em como administra. Isso é mal caratismo. Ela tinha que se referir ao Governador e, em especial, ao seu prefeito que administra as verbas hospitalares. Que hospital ela trabalha? Ela nem sequer mencionou o hospital no qual trabalha. E quanto aos medicos "cubanos" o problema não é esse, ela disse que tem muitos medicos, entao a responsabilidade é deles. Ou se esqueceram do juramento, o qual nenhum, ou praticamente nenhum segue. 'E somente para "ingles ver". Na Inglaterra eles tem medicos de varios paises, alguns deles tem um sotaque tao sofrivel, mas a Inglaterra precisa deles. Os mesmos medicos que estao desprezando poderiam fazer um bom trabalho. Eu nao teria nenhum temor de ser tratada por eles. Quanto ao sálario, não sei bem. Voces já ouviram falar do DR Randas Batista? Seria bom. Com tanta gente falando de forma tao odiosa, haja paciencia. Alem do mais, a própria Dilma tem enfrentado os parlamentares que voces colocaram lá e os mesmo lutam contra voces. Se ha alguem para culpar, que o seja por justiça mas, população que aceita tudo, acha bonito o modo dessa medica falar, dá para ver ao longe. Não conocordo com ela. Desculpa Dra.

Daniel Cruz disse...

Parabéns Doutora!
Infelizmente por "Educação" nós do Brasil somos os únicos culpados desta realidade em que vivemos aqui, o nosso País se afundou neste mar de lama! Um Brasil faz festa com Copa e tudo que os políticos arranjem para "alegrar o povo; o Outro Brasil vai as ruas protestar contra os corruptos e a corrupção, vaiar os políticos nojentos, lutar por condições de vida dignas, Educação, Saúde Transporte e Infraestrutura.

profeta disse...

Dra., sou solidário aos seus reclamos ... em cidades razoavelmente urbanizadas e ostentando exuberante riqueza, o quadro é muito semelhante. E a sensação de impotência estampada nas faces dos profissionais da saude é visível. Mesmo os médicos mais experientes deixam transparecer suas frustrações diante de um quadro tão carente. E o que vejo com muita preocupação são as propostas do poder público que não passam de meras tergiversações...

cesar disse...

Eu ouvi o LULA, em discurso anti-- tucano, dizendo que o problema era a inveja que sentiam, porque o Pais estava uma maravilha e a saúde estava quase "a perfeição"..entre outras bravatas, na época da "marolinha".
Agora o que não dá pra aguentar mais é a resposta cretina de quem não tem argumentos pra defender essa bagunça armada pelo PT, sempre a mesma...A CULPA É DO GOVERNO ANTERIOR....Que Anterior????
Faz 12 anos que eles estão ai....!! NOS POUPEM DESSA HIPOCRISIA...!!!

Anônimo disse...

Parabéns Doutora !
A senhora é uma verdadeira brasileira como tantas outras que vivem na mesma situação.
Conviver com a falta de respeito pelo ser humano, em todos os sentidos, nos traz muita revolta. Mas com aqueles senhores do Planalto, somente umas férias em um hospital público. Mesmo assim duvido que aprendam !
Ademar de Barros está rolando na sepultura ! Como ele dizia: Roubava mas fazia... Hoje O ROUBO É INSTITUCIONALIZADO... E NÃO SE ROUBA POUCO... ROUBA-SE MUITO...MUITO..MUITO...

Anônimo disse...

A VOVÓ PRESIDENTA DO POVO REVOLUCIONÁRIO, PT QUE CERTAMENTE DARÁ RUMO AO BRASILEIRO, ESTÁ QUE NEM CHARUTO NA BOCA DE BEBADO ROLANDO PRA LÁ E PRÁ CA, PESSOAS QUE NÃO TÊM AUTO CRÍTICA, ACEITAM DE MÃO BEIJADA CARGOS QUE NÃO TÊM CAPACIDADE DE EXERCER, O POVO BRASILEIRO DESSA VEZ ACHO QUE NÃO VAI SE DEIXAR ENGANAR COM ESSE ENGODO DE PLEBISCITO, QUE NÃO SERVIRÁ PARA NADA A NÃO SER MANTER A VOVÓ NA PRESIDENCIA POR MAIS TEMPO PARA REFLETIR E ENCONTRAR UMA FÓRMULA MILAGROSA, DA INTELIGENZIA DO PT, PARA MAIS UMA VEZ ENGANAR O POVO.

profeta disse...

Dona Miriam pretende defender o indefensável. Aqui também não é o foro adequado para expor em detalhes causas e consequências do sucateamento de importantes instituições, dentre elas, a medicina social. Os reclamos da Dra. Médica denunciante são procedentes e notórios. E ela deve ser aplaudida sim senhora. E com certeza ela deve saber das responsabilidades da União, do Estado e dos Municípios. E com certeza, na hora de reivindicar condições mínimas de trabalho é muito provável que seu superior, ou o diretor da unidade hospitalar tenha as mesmas dificuldades que a Dra. denunciante. Há décadas que presencio situações semelhantes por força de minha profissão. E a sensação de impotência que nos invade é indescritível. Não tem como defender o indefensável. Nem mesmo com a mais vibrante oratória. Lamento e muito, mas não há como não se indignar pelo desprezo com que são cuidados nossos doentes. E nossa juventude que depdende do ensino público. D. Mirim seu comentário é meritório pela sua coragem de procurar defender aquilo que é incontroverso.

Unknown disse...

ATITUDE A SER TOMADA PELA PRESIDENTE DILMA!
A presidenta Dilma hoje no Bom Dia Brasil da rede Globo, demonstrou um cansaço na voz, dava a impressão que em determinado momento ela iria até parar de falar, devido a dificuldade que ela apresentava na sua voz e no seu semblante. Presidente Dilma a senhora deveria seguir o exemplo do governador de São Paulo Geraldo Alckmin que anunciou na sexta-feira passada, o corte de R$ 355 milhões em gastos.
A economia que dependerá de um decreto que foi publicado no sábado, será de 129,5 milhões em 2014. Para compensar a revogação do aumento das tarifas, está a extinção de 2.036 cargos em comissão que já estão vagos.
Agora vamos imaginar a economia que seria para o país se a presidente Dilma tomasse a mesma atitude que o governador de São Paulo tomou, enxugando a máquina estatal, tirando estes pelegos que invadiram a administração pública após o PT chegar ao poder, o pior que a maioria deles sem nenhuma qualificação para exercer determinada função, simplesmente esses departamentos transformaram-se apenas em cabide de emprego.
Presidente Dilma, o povo está esperando uma atitude da senhora e essa atitude tem de vir da senhora e não de um plebiscito como a senhora está querendo fazer. Hoje deu nos jornais que senhora está mandando a proposta do plebiscito para o Congresso Nacional, presidente Dilma mais uma vez se espelhe no governador de São Paulo, por sinal enquanto o PT estava se espelhando na administração do PSDB, estava indo muito bem. Mas, depois que acabou a cartilha deixada pelo PSDB e o PT começou a usar a sua própria cartilha, aí as coisas começaram a cair ladeira abaixo? Esta cartilha do PT na área econômica se chama Mantega, presidenta o Mantega já deu o que tinha de dar, se ele continuar no governo ele só vai enterrar o Brasil cada vez mais, a única vitória dele é contra os aposentados, que há mais de dez anos vem perseguindo, primeiro na era Lula e agora no seu governo.
Presidente o povo quis dizer com esses protestos, que por sinal tem as investidas do PT, mas com outra intenção, só que ele não esperava que o tiro saísse pela culatra, que ele o povo está cansado de promessas mentirosas e não cumpridas há mais de anos de governo do PT, a única coisa que o PT sabe dar com muita propriedade é as Bolsas Misérias, com uma única finalidade de aumentar o seu curral eleitoral .
Pela recente pesquisa o seu governo, segundo a Datafolha caiu 30% divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, na manhã do sábado passado. Segundo o número de pessoas que consideravam o governo de Dilma bom ou ótimo caiu 27 pontos desde o início dos protestos que tomaram conta do País. A aprovação de seu governo era de 57% há três semanas.
A pesquisa Datafolha foi divulgada semana passada e entrevistou 4.717 pessoas na quinta (27) e na sexta-feira (28). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais. Em relação à última pesquisa, o total de brasileiros que julgavam a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25% divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo na manhã do sábado (29). Segundo o levantamento, o número de pessoas que consideravam o governo de Dilma bom ou ótimo caiu 27 pontos desde o início dos protestos que tomaram conta do País.
Em relação à resposta dada pela presidente durante os protestos, 33% dos eleitos consideraram sua postura ótima ou boa, 38% acharam regular e 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Vamos mudar um pouco de foco, sabe também porque a nossa política está como está, vejam só a atitude do Congresso Nacional, diante de todos esses problemas que está passando o País, principalmente o povo mais humilde. Ele vai votar a Lei que extingue a família tradicional, esta Lei tira os termos Pai e Mãe dos documentos de identidades, esta Lei é uma aberração da natureza. O que estes caras de pau do Congresso Nacional deveriam fazer era se juntar a presidente Dilma e resolver o impasse em que o Pais se encontra até mesmo esquecendo suas ideologias partidárias, mas tudo em prol da restauração do País!

Unknown disse...

Não basta que esses corrupitos sejam condenados, é preciso que se restitua aos cofres publicos até por sequestro os bens desses bandidos.

Luiz Francisco disse...

Penso que não devemos esperar algo de alguem que não tem nem a competencia para ouvir. Esperar que seja lido este desabafo, na tentativa de ver modificado este estado de coisas, é admitir, claramente, que ainda existam resquicios de valores morais em nossos governantes. Lamentavelmente o "couro" de retumbancia dos politicos é "xôxo" não produzindo resultados que a sociedade espera. Os defensores, incansáveis, das práticas inominaveis estão sempre de prontidão.

Penso que também o corporativismo das categorias funcionais, com exceções, é claro, ( não consigo identificá-los como profissionais) também são espelho dos exemplos públicos das práticas dos dirigentes públicos de nossa nação.

Unknown disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM À MÉDICA QUE FEZ ESSE DESABAFO, MAS ELA NÃO É À PRINEIRA E NÃO SERÁ À ÚLTIMA MAS É BOM QUE TODOS OS MÉDICOS BOTEM A BÔCA NO TROMBONE PQ.ESTÁ DEMAIS O DESCASO CO À SAÚDE PUBLICA.O SR.FHC TB.TEM CULPA NESSE EPISÓDIO PQ. DQO. PRES. DESVIOU A VERBA DA CPMF DA SAÚDE E AINDA MAIS RETIROU A VERBA DESTINADA À SAÚDE,É SÓ VER NOS JORNAIS DA ÉPOCA.O RESTO DA CORJA SEGUIU AQUILO Q.ESTAVA NA CARTILHA E AINDA ROUBANDO MUITO MAIS VAMOS VER SE AGORA O POVO MUDA ÉSTA SITUAÇÃO

Alexandre disse...

Vi em um comentario acima alguém citar em hipocrisia, ou mal caratismo da Dra. que enviou esse artigo.
Pergunto:
Se esse tipo de problema que ela expôs acontece praticamente no Brasil inteiro, será que o problema é de hierarquia? Administração de Hospital, Prefeito, Governador, etc?
Não acho, acho sim que os primeiros culpados somos nós, população, que colocamos esses governantes no poder, façamos a melhor escolha a partir de agora, antes tarde do que nunca, mas enquanto isso, briguemos pelos nossos direitos, se eles não estão nem aí com nós, nós devemos mostrar que existimos e que eles estão lá por nossa causa, me desculpe, mas mal caráter, hipócrita, etc, são esses políticos que estão manchando o Brasil.
Isso me dá nojo.
PARABÉNS DRA. PELA CORAGEM

Anônimo disse...

Aos senhores internautas para reflexão: Já li em algum lugar a expressão de que a democracia não é um bom regime político. Mas de outra banda, não se conhece outro melhor. Chego e pensar que, uma educação de qualidade poderia melhorar e muito o quadro político brasileiro. Mas a médio/longo prazo. Uma população consciente exercerá seu direito à cidadania, como agente da História e não paciente como até agora tem sido tratada. E teria condições de entender que as propostas até entãosugeridas pelo Poder, são meras tergiversações. O patrimônio maior de qualquer país é seu povo e quanto mais qualificado ele for, mais participará da produção e divisão das riquezas. Aproveitando este espaço,colaciono abaixo, texto da lavra de CRISTOVAM BUARQUE que, penso eu ser um ícone de nossa intelectualidade que merece ser lido.

As surpreendentes mobilizações dos últimos dias podem ser explicadas em dez letras: “caiu a ficha”. Não se sabe exatamente o que levou a ficha a cair neste exato momento, mas todos os ingredientes já estavam dados. A maior surpresa foi a surpresa.
Caiu a ficha de que o Brasil ficou rico sem caminhar para a justiça: chegou a sexta potência econômica, mas continua um dos últimos na ordem da educação mundial. Também caiu a ficha de que sem educação não há futuro, e de que por isso, 13 anos depois de criada, a Bolsa Família continua necessária, sem abolir sua necessidade.
Caiu a ficha de que em 20 anos de governos socialdemocratas e dez anos do PT no poder ampliamos o consumo privado, mas mantivemos a mesma tragédia nos serviços sociais, nos hospitais públicos e nas escolas públicas. Caiu a ficha de que o aumento no número de automóveis em nada melhora o transporte, ao contrário, piora o tempo de deslocamento e endividamento das famílias. Caiu a ficha de que o PIB não está crescendo e se crescesse não melhoraria o bem estar e a qualidade de vida. Caiu a ficha de que no lugar de metrópoles que nos orgulhem temos “monstrópoles” que nos assustem.
Caiu a ficha do repetido sentimento de que a corrupção não apenas é endêmica, ela é aceita; e os corruptos, quando identificados, não são julgados; e se julgados não são presos; e se presos não devolvem o roubo. E de que os políticos no poder desprezam as repetidas manifestações de vontade popular.
Caiu a ficha de que o povo paga a construção de estádios, mas não pode assistir aos jogos. E de que a Copa não vai trazer benefícios na infraestrutura urbana das cidades-sede como foi prometido. Aos que viajam ao exterior, caiu a ficha da péssima qualidade de nossas estradas, aeroportos e transporte público.
Caiu a ficha de que somos um país em guerra civil, onde 100 mil morrem por ano por assassinato direto ou indireto no trânsito.
Caiu a ficha também de que as mobilizações não precisam mais de partidos que organizem, de jornais que anunciem, de carros de som que conduzam, porque o povo tem o poder de se autoconvocar por meio das mídias sociais. A praça hoje é do tamanho da rede de internet, e é possível sair das ruas sem parar as manifestações e voltar a marchar a qualquer momento. Na prática, caiu a ficha de que é fácil fazer guerrilha-cibernética: cada pessoa é capaz de mobilizar milhares de outras de um dia para o outro em qualquer cidade do país.
Mas, entre os dirigentes nacionais ainda não caiu a ficha de que mais de dois milhões de pessoas nas ruas não se contentam com menos do que uma revolução. Mais de dois milhões não param por apenas 20 centavos nas passagens de ônibus. Eles já ouvem às ruas, mas ainda não entendem o idioma da indignação. Nem caiu a ficha de que só manifestações não bastam. É preciso fazer uma revolução na estrutura, nos métodos e nas organizações da política no Brasil: definir como eleger os políticos, como eles agirão, como fiscalizá-los e puni-los.
Cristovam Buarque é professor da UnB e senador pelo PDT-DF.

Anônimo disse...

não querem médicos estrangeiros.....corporativismo..... médicos cobrando 400,500,600 a consulta pode?
Marli

inovacau disse...

PENA QUE NÃO DÁ PRA LER TODOS ESSES COMENTÁRIOS, PELO TANTO QUE TENHO QUE FAZER AINDA HOJE. PENA MAIOR AINDA É QUE A DILMA TEM MENOS TEMPO AINDA, SENÃO HAVERIA TALVEZ UMA CHANCE DE CONSCIENTIZAR-SE DE QUE JÁ PASSOU A HORA DA VERDADE, PRA ELA QUE PATROCINOU A "COMISSÃO DA VERDADE". A VERDADE DOS OUTROS NÃO DÓI NA GENTE, NÉ?, PRESIDENTA? QUE TAL NOS REVELAR A SUA, HEIM?

Anônimo disse...

Ahhh dona Fernanda!! entao "Cabo frio" é interior então!!!? sei...entendi.....E outra pergunta: o que a Presidenta tem haver com o hospital do Estado do Rio de Janeiro? Cobra isso do TEU GOVERNADOR!!!!que é o que recebe as verbas da "DILMA" pra investir na Saude..; E OS ROYAlITIS do petroleo que voçes tanto brigaram para não distribuir para os outros Estados!!!? porque o Cabral não constroi Hospital ai em CABO FRIO. é mesmo, ja ia me esquecendo..é uma tristeza trabalhar em "CABO FRIO". La em SALGUEIRO no interior de Pernambuco estao precisando de Médicos!!!...e la tem um hospital bem bom..não quer ir trabalhar la?..tem vagas tambem em ICò, Cratos,Parnaiba!!!..Éeeh tem bastante vagas pelo Brasil afora!!...mas "CABO FRIO" é interior né?....sei...HIPOCRISIA e Desfasçates a SRA tambem aprendeu na "Universidade Fluminense"?

Unknown disse...

Mesmo não sendo médico já presenciei varias situações semelhantes a esta, e gostei muito do seu desabafo.

Artur de Bem Duarte disse...

MAS Drª, com tantos eventos citados a Sra. não conseguiu responsabilizar alguém responsável pelas obrigações na área em que trabalhavas? Dia destes fui a um UBS aqui em Porto Alegre, eram 16,20 horas, e o GINECOLOGISTA , que deveria ter chegado às 13:00 hs chegou apenas às 16:45, e tinham várias mulheres esperando para serem atendidas. Perguntei a elas se não tinham reclamado sobre o atraso ao responsável pela UBS. Sabe o que elas disseram: "não adianta reclamar, os médicos fazem o que querem e depois se souberem que reclamamos ainda vamos sofrer na hora do atendimento". Me coloquei a disposição para se , elas assim resolvessem, reclamar diretamente a Prefeitura que eu serviria de testemunha. O
pessoal da UBS, numa atitude SUPER CORPORATIVA, foi meio agressivo comigo.
Acho importante suas denuncias mas considero que se os médicos estrangeiros aceitarem atender no INTERIOR e EM POSTOS DE PERIFERIA (nas cidades), o GOVERNO está tomando uma atitude digna.

Atte,

Artur de Bem Duarte

Anônimo disse...

Prezada Doutora.
Parabéns pela sua coragem. Mas vamos ser francos e mais inteligentes nas nossas críticas. A culpa não passa nem perto do governo federal. Todo mundo sabe que o governo federal faz o repasse das verbas para o município. Agora se no município, existe um secretário da saúde(provavelmente médico) que faz mal usufruto da verba, a culpa não deve ser da presidenta né? Pois ela faz a parte dela! Se um município recebe uma verba federal de 50 mil mensais para a saúde municipal, obviamente não terá condições de pagar nem 2 médicos a 20 mil (Que é o que alguns exigem) cada um. Sobrarão apenas 10mil para bancar a estrutura do hospital? Relmente, vai faltar seringa, luvas, materiais, etc... Acho que tem muita coisa errada. Certeza que o governo federal está tentando resolver do jeito que pode. São muitas variáveis, muita dificuldade para balancear o interesse dos individuos e classes envolvidos.

Cesar disse...

A carta poderia ser mais condizente com a posição de médica. Não há razão para usar palavras chulas e agressivas. Essa médica me pareace que queria aparecer. Ela desconhece as causas da degradação da saúde e da Educação no Brasial. Antes do golpe de 64 eram de ótima qualidade. Depois do golpe, foi tanta a degradação que até hoje sofremos. O motivo é que empresários lambe-botas, "revolucionários",detonaram a Saude e a Educação em favor dos setores privados. Bombardearam tudo em favor dos planos de saúde e da educação paga(de péssima qualidade).Assim surgiu gente como Renan, Collor, ACM, Jorge ornhausen, Sarney, Maluf e outros que até hoje parasitam o país.FHC, candidato dessa gente não abriu uma única universidade(se pudesse fecharia), enquanto Lula criou 13. Essa médica poderia até reclamar, há muitas falhas no sistema de saúde, mas no fundo vomitou essas coisa para poder aparecer.

Anônimo disse...

Parabéns doutora, sou solidaria e concordo com os seus comentários, talvez ainda haja tempo de nós brasileiros acordarmos e fazermos valer os nossos direitos.

Unknown disse...

Complementando a Dra. Fernanda
Ela comenta sobre a situação no interior do estado, quero comentar sobre a situação aqui dentro da cidade do Rio de Janeiro.
Trabalho em Del Castilho, um ex-PAM enorme, hoje virou Policlínicas com ambulatórios cheios, laboratório funcionando 24h junto com a Emergência - lençol é coisa rara, cobertas não existem. Existe um sistema de regulação que funciona on-line para solicitar vaga e / remoção de paciente. Detalhe, a conecção é péssima . Temos , ainda por enquanto o telefone, mas a resposta é por email. Dizer que faltam material e medicamentos é chover no molhado.
Ontem atendi alguém que caiu de uma lave com 3m de altura, teve logo uma convulsão - existe algo chamado VAGA-ZERO, equivalente a porta-a-porta para casos gravíssimos de CTI .
Solicitei uma transferência assim, antes das 17horas, o paciente fez outra convulsão e rezei para que a ambulância chegasse logo - teoricamente seria imediato. Eu era a única médica alí e não temos a maioria dos exames diagnósticos, o Rx é dos mais antigos e ainda bem que temos...as 20hs nova crise convulsiva e tive de decidir como tratar - se como epilepsia ou traumatismo craniano - optei pela primeira e graças a Deus pararam as convulsões.
A remoção chegou se avisar por volta das 21hs para levar o paciente ao Hospital Salgado Filho.
Pergunta :
Dilma, você faria o quê se fosse sua filha ou neto ?
O que poderia fazer um médico de fora ?
Li um comentário perfeito :
Se há fome o governo pensa resolver contratando cozinheiros em vez de providenciar comida.

Ao senhor Aloísio Mercadante, cheguei a ter algum respeito pelo sr. Em tempos que o PT era conhecido como
" ÉTICO" , hoje não me conformo com seu cinismo afirmando ante as câmeras que é inadmissível o médico ter formação com giz!
Aonde o sr pensa que funciona um curso de medicina, aliás muito diferente do seu curso-de-giz, pois sua afirmação mostra também sua grande estultícia!
Nosso curso acontece dentro de hospitais universitários, a redito que já tenho ouvido falar em como andam caindo aos pedaços .
Deixem de cinismo e tentativas grosseiras de culpar o morto , consertem os hospitais universitários, melhorem a rede pública, façam contratos decentes e olhem para a realidade interna.
Dilma se você tivesse de operar seu câncer pelo SUS aqui no Rio com certeza estaria na fila aguardando ou coisa pior. E usou médicos brasileiros, não?
Este caos acontece aqui no centro de uma cidade grande como o Rio de Janeiro.
Seria muito bom fazer um pequeno tour pelos principais hospitais públicos gerais daqui do Rio

Eloisa V Melo

Anônimo disse...

Todas as denúncias, sem exceção devem ser benvindas, porém, acatadas com reservas evitando-se o radicalismo. Mas há fatos que, por demais notórios dispensam exibição de provas. SAÚDE e EDUCAÇÃO são prioridades das prioridades. E realmente são instituições sucateadas. E pugnar pela melhora qualitativa e quantitativa destes serviços públicos estão acima de qualquer sigla partidária e viés político. União, Estados e Municípios têm suas parcelas de responsabilidade. A administração pública é muito burocrátiva e em nada facilita ao leigo identificar objetivamente de quem deve cobrar providências. E os profissionais que sentem o peso da empatia e vivem o seu cotidiano num verdadeiro inferno de Dante, devem sim apontar e DENUNCIAR as irregularidades.

Anônimo disse...

Parabéns doutora por sua coragem.
Parabéns pelo seu amor ao próximo.
Fico feliz em saber que ainda posso acreditar no ser humano, trabalhei na saúde durante toda a minha vida e sei o que é isso.
Que Jesus abençoe você.

Anônimo disse...

Palavras ditas c/ o coração. Disse tudo. Parabéns!

Anônimo disse...

Amigo "anônimo": Questionar se a responsabilidade é apenas deste governo ou não, não vem ao caso. Quem é que tem poder para fazer algo? O governo atual ou os anteriores? Qual governo deu prioridade para gastar bilhões com o futebol e não com a saúde? Foi o atual ou o anterior? Faça-me um favor!!! Quem tem a obrigação de tentar fazer algo é quem governa HOJE! Existem medidas que surtirão efeito somente no futuro mas que devem ser adotadas hoje!

Edson (Analista de Sistemas/Sorocaba-SP)

sabiazinha disse...

http://www.felipemourabrasil.com.br/2013/06/conspiracao-e-o-foro-que-te-pariu-o.html

Anônimo disse...


É, a Máfia de Branco não brinca em serviço, joga pesado mesmo. É a mesma conversa fiada da época das cotas... "Isso não resolve nada, primeiro tem que se criar uma estrutura no ensino, construir escolas boas, porque as que estão aí não servem mais, etc etc… Aí, daqui uns 20 anos, com sorte, isso tá pronto e os negros talvez, quem sabe, possam estudar. Aliás, haja petulância, diga-se de passagem, não é mesmo, negro agora também querendo estudar!
Agora é a mesma conversa prá boi dormir... "Não, não falta médico, primeiro vamos construir hospitais “Padrão FIFA", (provavelmente com sauna e jacuzzi também, claro, porque senão os filhinhos de papai não vão pra lá nem ganhando horrores) Depois então, ou seja, daqui outros 20 anos, porque n se constrói isso da noite para o dia, aí então logo se volta a tocar no assunto, porque claro, cm é evidente, a tal estrutura VIP vai estar prontinha, mas vai continuar faltando médico. E obviamente também, já morreram uns quantos milhões de desvalidos de disenteria, tétano, barriga-d’água e outras coisas assim muitooooooooo complicadas de se tratar... Mas e daí, o que é que isso tem de mais, não é mesmo? O importante é que já se terá conseguido segurar a reserva de mercado da Máfia de Branco por mais umas duas décadas. Depois é depois, logo se vê qual vai ser a desculpa esfarrapada na época que algum governo do futuro tentar resolver o problema novamente. Isso claro, SE houver ainda governo de esquerda, porque se for um de direita, "já está resolvido", fatia-se o SUS e entrega-se à iniciativa privada e zás, já está! É hospital padrão FIFA prá todo mundo. Mas só para aqueles que conseguirem responder uma perguntinha primeiro, mas não se preocupem, é mesmo uma perguntinha muito simples: “O Prezado cliente vai pagar a consulta com Cheque Especial ou com Cartão de Crédito?”

Jose Artur disse...

Parabéns Dra. Fernanda, pra você e todos ou outros abnegados médicos que fazem milagres nos hospitais, ambulatórios e PS do nosso país. Pena que essa bandida e sua quadrilha, não vão ler seu desabafo.

Nelson Abdias de Oliveira disse...

Digna representante do jaleco branco.Majestade mais expressiva é bradar as quatro ventos a exemplar atuação de v.s. no campo da medicina.Por outro lado, todo o mundo econômico esta careca de saber que tudo de bom que acontece em nossa Pátria e sem sobra de dúvida a vontade política de Itamar Franco e o enfrentamento da impopularidade a que se submeteu FHC.Lembrando ainda, que a inclusão do País na 8a economia do mundo deve-se a Gloriosa Revolução de 1964 tão enxovalhada atualmente.
Lembro ainda, que a Redentora governou o País com 12 ministérios e não 39 como o do atual governo.Bençãos do Altíssimo digna Cidadâ.

Anônimo disse...

Parabéns Dra!
Essa presidenta elegeu os médicos como culpados pelo caos que a saúde passa. Com certeza essa presidenta nem sabe quanto o SUS paga para uma consulta.
Todos os médicos do Brasil devem se unir para essa presidenta (incompetente), não se reeleja.

Anônimo disse...

Muito bem doutora!Mas infelizmente no meio de todas as profissoes sempre tem os canalhas que nao faz por merecer.Nosso pais precisa de muitas mudancas o sofrimento vai sempre existir,porque enquanto Jesus nao voltar. O mal estara presente em nosso meio.Pode por qualquer um la pra governar e sempre nos estaremos passando necessidade.Quando ele o iniquo for destruido assim nos viveremos em paz.Voce sabe no que estou dizendo ne,devemos esperar so no SENHOR JESUS!Um abraco que DEUS te abencoe e te de paciencia.

Anônimo disse...

Parabéns doutora, a Dilma tem seu quinhão de conivência sim estamos falando saúde publica no país. Os governadores e prefeitos administram as verbas hospitalares mas a questão não é essa!
O foco de repudia não deve ser apenas direcionado aos políticos brasileiros vendo-os como uma simples unidade, nosso maior problema é a unidade mor, ou seja, a metástase são os políticos, mas nosso tumor principal são os PARTIDOS.
Partidos estes que são na realidade empresas com esquemas complexos e eficientes de corrupção, quando algum partido pleiteia, por exemplo, uma cadeira de ministro, o organograma, o fluxograma, a malha de distribuição e desvios de verba já está traçada, nasce no governo federal e deriva-se ate os municípios. Dependendo da sede dos partidos em relação ao projeto desejado ate mesmo as associações de bairro entram no esquema.
Mas independente do percentual de verba repassada aos estados e municípios não vejo que o problema é má gestão. O problema é ausência de gestão, é desvio de verba mesmo. Logo liberar mais verbas e tentar melhorar as condições de trabalho dos médicos e de outros profissionais, ATUALMENTE, não vai resultar em absolutamente nada. Estes partidos irão simplesmente saborear esses novos recursos e abrir novas frentes de desvio.
Não sou contra a injeção de recursos na saúde, educação e habitação. Estou falando que na prática qualquer verba destinada para melhorar a merenda escolar das crianças vai ser desviada e o que vai ser servido na mesa na grande maioria é lavagem mesmo.
Os principais temas, que podem realmente surtir efeitos tem que ser colocados a nível popular.
Precisamos da real reforma politica porem traçada pelo povo, sem plesbicito e referendos induzidos, mas traçada pelos nossos intelectuais e pelos que tem coragem de dizer que o rei esta pelado. No caso na atual vigência a falsa rainha Dilma Rousseff.
O PMDB possui como um dos principais membros o Sr. Jose Sarney, vivo, líder atuante e aluno do general Golbery do Couto e Silva, dirigente do golpe militar de 1964. O próprio PT, no caso o Lula se aproximou do mundo militar e foi apoiado pelo Golbery.

Como alguém, mesmo que bem intencionado, pode governar com 30 partidos e mais de 30 em gestação? Diga-me qual deles possui histórico reto sem as curvas da corrupção?
Como teremos nossos projetos sociais de que tanto precisamos com essa constituição de 1988 recheadas de ambiguidades? Na aorta seguem o povo a mercê da justiça injusta e nos subterfúgios vascularizados, criados propositadamente, seguem os políticos e os abastados que pleiteiam inocência.
E o poder judiciário? Paternalista, moroso, randomicamente injusto e em muitos casos ate corrupto.

Outra questão, impostos. ICMS é para o estado e governador tem partido e partido neste país é sinônimo de boca na teta. Qual o partido que é a favor de reforma tributária?
E o quarto poder? A imprensa. As mais poderosas são omissas, minando, direcionando aos próprios interesses, ocultando, recebendo isenção de impostos, perdão de impostos não pagos, concessões sem o menor critério. Uma vergonha!
As mudanças devem ser fundamentadas e significativas, reinvindicações sem direção não vão nos levar a lugar algum, pois nosso sistema é errôneo na base, vêm de Portugal, os crônicos neste país são em demasia, isso propicia o roubo desde nossa descoberta.
Acredito que com o tempo o povo brasileiro ao invés de apenas pedir mudanças se reúna e mostre o diagnostico da doença e tenha convicção de que a bula do remédio é a constituição:
Todo o poder emana do povo
Marcelo Rego.

Anônimo disse...

Parabéns doutora, a Dilma tem seu quinhão de conivência sim estamos falando saúde publica no país. Os governadores e prefeitos administram as verbas hospitalares mas a questão não é essa!
O foco de repudia não deve ser apenas direcionado aos políticos brasileiros vendo-os como uma simples unidade, nosso maior problema é a unidade mor, ou seja, a metástase são os políticos, mas nosso tumor principal são os PARTIDOS.

Partidos estes que são na realidade empresas com esquemas complexos e eficientes de corrupção, quando algum partido pleiteia, por exemplo, uma cadeira de ministro, o organograma, o fluxograma, a malha de distribuição e desvios de verba já está traçada, nasce no governo federal e deriva-se ate os municípios. Dependendo da sede dos partidos em relação ao projeto desejado ate mesmo as associações de bairro entram no esquema.

Mas independente do percentual de verba repassada aos estados e municípios não vejo que o problema é má gestão. O problema é ausência de gestão, é desvio de verba mesmo. Logo liberar mais verbas e tentar melhorar as condições de trabalho dos médicos e de outros profissionais, ATUALMENTE, não vai resultar em absolutamente nada. Estes partidos irão simplesmente saborear esses novos recursos e abrir novas frentes de desvio.

Não sou contra a injeção de recursos na saúde, educação e habitação. Estou falando que na prática qualquer verba destinada para melhorar a merenda escolar das crianças vai ser desviada e o que vai ser servido na mesa na grande maioria é lavagem mesmo.

Os principais temas, que podem realmente surtir efeitos tem que ser colocados a nível popular.
Precisamos da real reforma politica porem traçada pelo povo, sem plesbicito e referendos induzidos, mas traçada pelos nossos intelectuais e pelos que tem coragem de dizer que o rei esta pelado. No caso na atual vigência a falsa rainha Dilma Rousseff.

O PMDB possui como um dos principais membros o Sr. Jose Sarney, vivo, líder atuante e aluno do general Golbery do Couto e Silva, dirigente do golpe militar de 1964. O próprio PT, no caso o Lula se aproximou do mundo militar e foi apoiado pelo Golbery.

Como alguém, mesmo que bem intencionado, pode governar com 30 partidos e mais de 30 em gestação? Diga-me qual deles possui histórico reto sem as curvas da corrupção?

Como teremos nossos projetos sociais de que tanto precisamos com essa constituição de 1988 recheadas de ambiguidades? Na aorta seguem o povo a mercê da justiça injusta e nos subterfúgios vascularizados, criados propositadamente, seguem os políticos e os abastados que pleiteiam inocência.

E o poder judiciário? Paternalista, moroso, randomicamente injusto e em muitos casos ate corrupto.

Outra questão, impostos. ICMS é para o estado e governador tem partido e partido neste país é sinônimo de boca na teta. Qual o partido que é a favor de reforma tributária?

E o quarto poder? A imprensa. As mais poderosas são omissas, minando, direcionando aos próprios interesses, ocultando, recebendo isenção de impostos, perdão de impostos não pagos, concessões sem o menor critério. Uma vergonha!

As mudanças devem ser fundamentadas e significativas, reinvindicações sem direção não vão nos levar a lugar algum, pois nosso sistema é errôneo na base, vêm de Portugal, os crônicos neste país são em demasia, isso propicia o roubo desde nossa descoberta.

Acredito que com o tempo o povo brasileiro ao invés de apenas pedir mudanças se reúna e mostre o diagnostico da doença e tenha convicção de que a bula do remédio é a constituição:

Todo o poder emana do povo


Marcelo Rego.


Date: Wed, 24 Jul 2013 11:34:35 -0300
Subject: Fwd: Tudo que uma médica BRASILEIRA, que trabalha no interior, quer falar pra "Presidenta" hoje:
From: barrosregomarly@gmail.com
To: marcelorego@hotmail.com; candidauchoa@g

Fernanda T. disse...

Fiquei emocionada e ao mesmo tempo revoltada com suas palavras Dr. Fernanda.
Estudamos para salvar vidas, fazer o possível para isso, mas infelizmente não temos condições nenhuma de trabalho. Deveria existir uma lei em que nenhum político poderia ser atendido pela rede particular de saúde, e sim a pública, para então verem a realidade...

Anônimo disse...

Muito bom Doutora. O nosso povo carece se externar, soltar para fora tudo aquilo que deseja, através da nossa língua portuguesa, código máximo da expressão. O que precisamos é fazer um pente fino nesses políticos viciados pelo poder. Colocar gente com genética de administração pública para o povo, pelo povo e do povo. Creio, apelando para a fé, que na próxima eleição isso acontecerá. A esperança é imortal, porque não depende do sistema de saúde para viver. Parabéns, pessoa como você faz a diferença.

Unknown disse...

parabéns doutora pelo seu desabafo. mais uma vez Dilma ta querendo fazer o povo de besta.

Unknown disse...

parabéns doutora pelo seu desabafo. eu estou revoltada pela atitude que a nossa presidenta esta fazendo, eu acho muito fácil vc joga a culpa em outra pessoa do assumi a culpa e é isso que ela esta fazendo como os medico. o Brasil tem medico suficiente para atende toda população brasileira. só não tem equipamento necessário para dar um ótimo atendimento.

Anônimo disse...

PARABÉNS DRA...ESTOU CONSIGO E NÃO ABRO ; TENHO UMA FILHA TAMBÉM MÉDICA , QUE PENSA COMO A SENHORA, TENHO UM GENRO MÉDICO QUE JÁ VIU COISAS QUE SÓ DEUS SABE...;VOU FALAR O QUE MAIS? A SENHORA MERECE TODA MINHA CONFIANÇA COMO UMA BRASILEIRA NATA; BEM DIFERENTE DE UMA PRESIDENTE QUE N~]AO TEM NADA DE BRASILIDADE!

GERALDO sOUTO disse...

dOUTORA...VOCÊ NÃO EXISTE...É UMA MÉDICA HEROICA QUE PASSEI A ADMIRAR; TAMBÉM TENHO UMA FILHA MÉDICA QUE PENSA IGUAL...MEU GENRO, MÉDICO, JÁ PRESENCIOU HORRORES NA PRESENTE ADMINISTRAÇÃO DESTE NOSSO LINDO BRASIL. ESTOU COM VOCÊ AMIGA, E NÃO ABRO.DEUS É TÃO BOM, QUE ENVIOU UMA MÉDICA MODELO PARA DIZER UMAS VERDADES AO NOSSA PRESIDENTE DILMA QUE INFELIZMENTE AJUDEI COLOCÁ-LA LÁ EM CIMA. NUNCA MAIS DILMINHA. DOUTORA, COM TODO RESPEITO TE ENVIO UM BEIJO MOLHADO PARA REFRESCAR SEU CORAÇÃO, TUDO NA ESPIRITUALIDADE!

NEY. ATA S.P disse...

li com muita atençâo a todos os comentarios e na maioria deles estou de pleno acôrdo , tenho certeza absoluta que se este país não for passado a limpo, nada vai mudar,politicos corruptos se for provado algum deslise, sequestre todos os seus bens e o coloca na prisão, para trabalhar para pagar o seu sustento e o de sua família, porque nós gente de bem não somos obrigados a alimentar ladrão, acabe com toda a mordomia desta corja e dos seus lambe botas, que tambem são farinha do mesmo saco ,uma laranja podre contamina todas as restantes,politicos não deveriam fazer do seu mandato profissão, deveriam serem proibidos se candidatarem à releições,só após 12 anos deveria pleitear um novo mandato, os salários deles deveria ser compativel com a da maioria dos brasilieiros este sálariozinho minguado que nós aposentados recebemos , que dá até vergonha receber , chega de tanto imposto, não aguentamos mais pagarmos ,para que essa cambada tenha uma vida farta , sou a favor que acabe com todo o tipo de bolsa, de uma vara a eles e ensine-os a pescar, não ensina-los a serem leitões pra mamarem deitados ,chega de farra com o dinheiro publíco ,invista em educação, saúde, saneamento basico , construa moradias para os menos favorecidos, hospitais para o nossos doentes escolas profissionalisantes para que os menores aprendam a trabalharem desde cedo, e não fiquem no comércio das drogas,desabafei,mais um lembrete ,prestem muita atenção nos políticos que aí estão, já já teremos eleição,vamos votar com sabedoria, é a hora de tirarmos os políticos safados, ladroes canalhas que fazem da política uma escada para subirem a suas contas bancárias.