Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Voto sobre mensalão sai 'ainda neste semestre', diz revisor do caso no STF


Mensalão

Os 36 réus do MensalãoReprodução/ Editoria de Arte

Mensalão

Principal escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), o esquema do mensalão continua presente no cenário político atual em meio ao debate sobre o julgamento dos 36 réus citados no processo.
Para o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, se o processo não estiver julgado até o dia 6 de julho, o calendário eleitoral pode prejudicar seu andamento na Corte.  Ele foi claro ao dizer: "é preciso julgar com brevidade, porque há o risco de prescrição".
Esse posicionamento, no entanto, não é consensual no Supremo. O ministro Marco Aurélio Mello se disse "terminantemente contra" a ideia de convocar a Corte em julho para apressar o processo.

"(O mensalão) é um processo como outros 700 que temos que apreciar. Por que pinçar este para julgar a toque de caixa?", afirmou à Folha de S.Paulo ao defender que o STF não pode ceder "à pressão política", seja à ala que pede agilidade ou à que tentaria atrasar.

Em ano eleitoral, o PT procura minimizar o impacto que o processo teria nas campanhas, em especial para o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. "A sociedade brasileira exige cada vez mais da classe política transparência e combate a impunidade", afirmou o petista.
O suposto esquema de compra de votos de parlamentares foi revelado em 2005. A corte abriu ação sobre o caso em 2007.
Origem do Mensalão
Em junho de 2005, acuado depois de denúncias de corrupção na empresa de Correios envolvendo o PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, então presidente do partido, divulgou detalhes sobre compra de votos na Câmara Federal.  Segundo ele, cada político comprado recebia um “mensalão” de R$ 30 mil por mês, pago com dinheiro público, para aprovar projetos do governo.
Em agosto de 2005, o publicitário Duda Mendonça também foi acusado de estar envolvido no esquema.  Na época, disse que tinha aberto conta nas Bahamas - por orientação do empresário Marcos Valério - para receber cerca de R$ 10 milhões por serviços publicitários prestados ao PT. O então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, teria o orientado a procurar Valério.
Em 2006, surgiu a  Lista de Furnas, um documento falso  que acusa políticos da oposição de caixa dois eleitoral. A estratégia foi minimizar o escândalo do mensalão colocando a oposição em situação parecida. Nilton Monteiro, lobista que planejou a trama acabou preso em Belo Horizonte. Em 2007, depois de 36 horas de julgamento, o STF aceitou denúncia contra 40 réus. Hoje Restam 36 réus: Silvio Pereira fez acordo com o Ministério Público e José Janene morreu em 2010.
Em julho de 2011, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que condene os 36 réus do processo do mensalão.

Para Gurgel, só não existem provas contra Antonio Lamas e o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken - e, portanto, eles devem ser absolvidos.

0 comentários: