Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Humberto Costa, o candidato biônico do PT




BRASIL – PERNAMBUCO –
Eleições 2012


No meio das marchas e contramarchas entre Eduardo Campos e Lula, e apoio do PSB paulista à candidatura de Haddad a prefeito de São Paulo, o senador Humberto Costa acabou saindo candidato a prefeito do Recife, ungido pelo mensaleiro José Dirceu.

Dirceu, que fingiu até a última hora defender a candidatura de João da Costa em respeito à decisão da prévia, é o padrinho secreto de Humberto, que também é futuro candidato a governador de Pernambuco.

A novela parece ter acabado, mas poderá ainda ter uma improvável reviravolta, caso Eduardo Campos não tenha sido um dos coautores do desfecho da trama e resolva endurecer.


Foto: Sérgio Lima/Folhapress
Humberto Costa saiu das trevas e do bolso do colete de Dirceu para ser candidato a Prefeito do Recife





O senador Humberto Costa será o candidato do PT a prefeito do Recife, por decisão da Executiva Nacional do partido reunida em São Paulo. A decisão é uma intervenção no Diretório do Partido em Pernambuco, por ordem de Lula e querer de José Dirceu.

João da Costa, o atual prefeito, participou e ganhou as prévias feitas pelo partido, em que disputou com o deputado Mauricio Rands, candidato do Governador Eduardo Campos.

Na primeira, anulada pela executiva, João da Costa ganhou por 500 votos, na segunda ganhou por WO já que Rands renunciou a postulação dias antes da realização da prévia.

A direção do partido avaliou que seria mais difícil uma intervenção caso João da Costa ganhasse outra vez pelo voto dos filiados do partido e mandou o adversário Rands renunciar propondo uma terceira via.

Por trás desse espetáculo democrático, está em jogo o apoio do PSB de Eduardo Campos ao candidato a prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Num xadrez político o governador joga olhando para o futuro. Tentou impor o primo de sua esposa Maurício Rands, como candidato a prefeito, para ter na eleição de governador um aliado ao candidato do seu partido, que provavelmente seria o Ministro Fernando Bezerra Coelho. Por um momento o Partido dos Trabalhadores, em troca do apoio fundamental a candidatura de Fernando Haddad a prefeitura de São Paulo, mostraram-se dispostos a rifar João da Costa, para entronizar o candidato de Eduardo.

Correndo por fora, e de olho no Palácio das Princesas, Humberto Costa, que já fizera campanha em favor de Maurício Rands, nas previas do partido e foi vaiado pelos partidários de João da Costa, ofereceu-se como terceira via, alertando que um candidato da cozinha do governador deixava Eduardo com cartas demais nas próximas eleições.

A trama deve ter sido urdida junto com Lula e José Dirceu, que como espião de duas caras apareceu hoje, na reunião da Executiva Nacional, defendendo falsamente a permanência da candidatura de João da Costa e funcionando como porta voz de Lula, dizendo que o presidente, por ser democrata, sic, era contra a intervenção.

Todo mundo e a torcida do Santa Cruz sabe, que se Dirceu estivesse a favor da permanência da candidatura de João da Costa, o seu cupincha Humberto Costa, não estaria nessa parada. Sabe-se também que se Lula fosse contra a intervenção, a intervenção não ocorreria.

Agora Eduardo vai ter que engolir Humberto Costa, como candidato, que vai fazer da candidatura trampolim para tentar sucedê-lo no governo do estado, tudo que ele não queria.

Por fim Humberto vai chegar dizendo que foi surpreendido pela decisão da Executiva Nacional, e que aceitará a candidatura como uma missão imposta pelo partido, com aquela cara de pau, que deu lhe deu.

O pior de tudo é que mesmo diante desse espetáculo grotesco protagonizado pelo PT em Recife, Humberto tem grandes chances de ser o vencedor.

Concorrerá com dezenas de candidatos, a maioria desconhecidos e inexpressivos, mas que servirão para pulverizar os votos dos insatisfeitos com os desmandos dos prefeitos petistas nos últimos dez anos.

Que Deus nos livre, mas se Mendoncinha do DEM, não for bem votado, possivelmente nem haverá segundo turno.

06.06.2012

0 comentários: