Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mantega vê problema


Mantega confirma medidas para o câmbio

Por Eduardo Rodrigues e Fabio Graner

O Estado de S. Paulo

Ministro comemora elevação da nota pela Fitch, mas diz que País vai atrair mais dólares e que o governo ""seguirá tomando medidas""


Apesar de mostrar contentamento com o aumento da nota do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que essa situação deve estimular ainda mais a entrada de dólares, o que no momento é um problema.

Mantega admitiu que o governo continuará tomando medidas para conter o excesso de entrada de dólares, que tem levado à valorização do real e minado a competitividade do setor exportador nacional, além de tornar mais dura a concorrência interna com importados.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse ontem por meio de nota à imprensa que a decisão da Fitch de elevar a nota do Brasil foi "um reconhecimento da consistência da política econômica ao longo dos anos e da melhora dos seus fundamentos alcançada por meio das políticas de meta de inflação, câmbio flutuante, acúmulo de reservas internacionais, responsabilidade fiscal e solidez do sistema financeiro".
De acordo com Tombini, a boa notícia, contudo, não reduz a "determinação do BC em continuar trabalhando para que os avanços obtidos até agora continuem a ocorrer em um ambiente econômico de estabilidade monetária e solidez financeira".

Leia mais.



Repercussão

"O BC continua trabalhando para que os avanços continuem em ambiente de estabilidade monetária e solidez financeira"

Exceção


"Ainda que tenhamos críticas ao País do ponto de vista macroeconômico, o Brasil está melhor do que países da Europa e os EUA", diz o economista da PUC-SP Antonio Corrêa de Lacerda

ALEXANDRE TOMBINI
PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL


 05/04/2011

0 comentários: