Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

'Viva a Filosofia'



Pois é.

Não sou filósofo e nem pretensão para tal, mas concordo com PLATÃO que afirma que a filosofia é o ‘uso do saber em proveito do homem’ e observa ainda que ‘de nada serviria possuir a capacidade de transformar as pedras em ouro a quem não soubesse utilizar o ouro; de nada serviria uma ciência que tornasse imortal a quem não soubesse utilizar a imortalidade, e assim por diante ..., portanto, é um absurdo tentar interditar o conhecimento filosófico a qualquer a vivente.


Há mais – fico com a filosofia política de PLATÃO, observando ainda que temos a Filosofia do Direito, Filosofia da História, da Educação – sem que haja um ‘monopólio filosófico’, o que seria contradictio in terminis.


Porém, é preciso dizer que para ser chamado de filósofo é necessário ter criado uma metodologia diferente ou ter elaborado estudos comparados de sistemas ou personagens destacados ao longo dos séculos na ciência das ciências.


Assim como é necessário diferenciar o advogado do jurista. Incursionar na jurisprudência com elementos renovadores, com análises comparativas originais, estudos de alta especialização – escalando o máximo degrau da ciência jurídica – esse é um jurista.


Todavia – as demonstrações de auto superioridade que exercem pseudos filósofos, juristas, historiadores – muitas vezes vulgares divulgadores de conhecimento, da história, falsos cientistas, sociólogos, juristas – não são mais do que sinais explícitos de megalomanias – demonstradas por uma suposta superioridade moral e intelectual.


Ainda há outros que se autodenominam estadistas, governantes e políticos; o político – espécie mais comum em todos os países – busca pelo voto – a eleição para chegar ao parlamento ou ao governo; governar – naturalmente é dirigir um município, um estado ou uma Nação, porém raramente equivale a ser um estadista, porque este é uma ‘amostra rara’ de grande homem de Estado que superando perfis do político e as funções de governante demonstra ter uma visão ampla e profunda não só em torno da atualidade que o circunda, mas também por antecipar-se a acontecimentos e planejar o futuro...


RESUMINDO: 'viva a Filosofia'.


 

0 comentários: