Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 10 de julho de 2010

Vale-tudo


O caso do goleiro Bruno é chocante, mas não deveria surpreender.

Reflete o país que tem adotado uma ética torta, um povo que insiste em levar vantagem em tudo e no sucesso a qualquer custo, na coisificação do ser humano.

E onde, dando o mau exemplo, seus governantes fizeram a opção preferencial por regimes ditatoriais, glamourização de terroristas e cultivam a disposição de fazer qualquer negócio com quem quer que seja.

Pobre o povo que não percebe essas conexões, triste país governado por uma elite que adotou o vale-tudo.


Guarulhos

16 comentários:

Blog da Resistência Democrática disse...

Infelizmente esta história nos traz muitas faces.
Não é só o lado do crime em si, o do assassinato de uma mulher que foi violentamente morta por um bando, mas existe um lado da história que ainda não foi tocada, e é uma história que está se tornando muito comum, não só no Brasil mas também pelo mundo afora.
No Brasil intitulamos estas meninas (ou mulheres) como "Maria Chuteira" que são exatamente aquelas que procuram ajeitar a vida na procura de fortuna e fama.
No Brasil, a maioria dos jogadores de futebol vem de familias de baixa renda, muitos de comunidades faveladas, muitos sem o estudo fundamental completo e com pouquissimas chances ou oportunidades de conseguirem uma melhor qualidade de vida se não por um talento de jogar bola e se tornar jogador de futebol profissional (em outros países, histórias semelhantes acontecem incluindo outros esportes).
Isto não tira o crime praticado pelo jogador do Flamengo, não o inocenta e nem é fator atenuante, continua sendo um crime grave e hediondo, mas isto não teria acontecido se a Isabel tivesse outra maneira de agir e pensar, ou tivesse um alicerce moral, cultural, educativo e consciente de como aproveitar e crescer na vida de maneira sem subterfugios ou atalhos.
Como em qualquer comunidade existem boas e más pessoas, como em qualquer comunidade bons e maus exemplos e assim é a comunidade do futebol aonde encontramos pessoas maravilhosas e também criminosos e falsos, pessoas sinceras e pessoas interesseiras e desonestas, e é preciso saber como se relacionar com o meio, da mesma maneira que precisamos aprender e atender toda e qualquer comunidade na qual iremos fazer ou fazemos parte.
Quantas meninas se entregam a celebridades (futebol, música, teatro, etc...) tendo como objetivo "crescer" na vida... e quantas se perdem moralmente e até morrem (como é o caso da Isabel).
Sem mudar de assunto, porém é um fator que leva a Sociedade ao sofrimento de ver êstes acontecimentos, a política é fator nesta equação social e cultural.
Ao vermos a impunidade imperar nos altos escalões da comunidade política, a prática de ações e atitudes imorais e saírem das mesmas intactos, a teatralização de processos interminav;eis e inacabados, as falcatruas escondidas por detrás de discursos demagógicos e popularescos, o exemplo de irresponsabilidades declarados com tom de orgulho como: "assinei sem ler o documento", frase cópia da atual candidata da situação a mesma frase proferida pelo "des"presidente quando assinou o PNDH 3, ou do mesmo "cara" quando bancou os três macaquinhos ao declarar sua ignorância quanto ao escandalo do Mensalão... aliás mais um item para a imposição de impeachment a sua "indi"gestão governamental.
Bem, tudo não passa de uma história que estamos cansados de ver, ouvir e sentir no Brasil, e não sabemos quando isto irá terminar, principlamente nos momentos de hoje quando a corja procura se manter "ad eternum" no poder, significando o retrocesso educativo, cultural, social, moral, cívico, economico (não me venham com estatísticas oficiais pois a maioria é falsa) e de segurança no Brasil.

Fernando Bihari

Blog da Resistência Democrática disse...

Muito bem, Fernando. Parabéns pelo texto que assino abaixo junto com vc
As vezes me pergunto porque a GLOBO se interessa tanto por este tipo de caso? Lembram-se da menina NARDONI? Pq a mídia prefere esmiuçar estas grandes tragédias que sempre existiram no nosso país, ao invés de comentar ,POR EXEMPLO, os vários planos de governo expostos pelo PT?
Vou responder :
A MÍDIA DIFUNDE O MEDO..O medo é o grande fator de IMOBILIZAÇÃO social. Estes casos deixam-nos com MEDO, medo do nosso amigo, do desconhecido que passa na rua- medo do "outro".
ISTO TAMBÉM É CONTROLE


De: gracialavida

Blog da Resistência Democrática disse...

ESTE EPISÓDIO ENVOLVENDO O GOLEIRO REALMENTE REFLETE E MUITO A REALIDADE
DO BRASIL.
EDUCAÇÃO INEXISTENTE ACABA FORMANDO CADA VEZ MAIS IGNORANTES QUE QUEREM
POR QUE QUEREM TER UMA VIDA ''FÁCIL''.
BRUNO SE DEU BEM NO FUTEBOL, SALÁRIOS ASTRONOMICOS PARA UM CARA QUE NUNCA VIU DINHEIRO
NA SUA FRENTE, ACABA LHE DANDO A SENSAÇÃO DE QUE PODERÁ FAZER TUDO, QUALQUER COISA,
POIS ESTARÁ ACIMA ATÉ DA LEI.
DE PODER A UM IMBECIL E TODOS SABEM O QUE ACONTECE. VIDE LULA DA SILVA.

AGORA, APESAR DE NADA JUSTIFICAR UM ASSASSINATO, PRECISAMOS SER REALISTAS E
ADMITIR QUE ISABEL,''SABIA'' ONDE E PORQUE ESTAVA SE MENTENDO.

VEM AÍ NOVAMENTE A FALTA DE EDUCAÇÃO. DEVE TER PENSADO; ''VOU DAR PRO CARA E
ENGRAVIDAR'' E PRONTO, TO COM A VIDA FEITA.
PENSÃO MILIONÁRIA PRO FILHO,UM APARTAMENTO E NUNCA MAIS PRECISAREI TRABALHAR.
CASO PRECISE, ESTAREI FAMOSA, AFINAL, ''TENHO UM FILHO DO GOLEIRO'', AI VOU SER
APRESENTADORA DE TV, VIDE GIMENES E GALISTEU'' E DEPOIS, GANHO UM ALTO CACHE
POSANDO PELADA PRA PLAYBOY.

ESSA É A VERDADE, NUA E CRUA, DOA A QUEM DOER.
TODOS SÃO CULPADOS NESTE CASO, TANTO A VÍTIMA, COMO SEU ALGOZ.
E QUEM ACHOU QUE ESTOU SENDO DURO DEMAIS, ME PERDOE, MAS
ESTA É A ÚNICA VERDADE E REALIDADE.

Siegmar Metzner

Blog da Resistência Democrática disse...

Eu concordo em parte. Minha teoria é: quando o cara não serve para nada, aprende a chutar bola. A mídia o endeusa e dá surgimento às Marias Chuteiras, que querem viver às custas do inútil miliomário. Se ele se deu bem ela também pode. A sociedade perdoa fácil quando o homem, aquele homezinho minúsculo, tem uma esposa e um harem de prostitutas para servi-lo.
No fim, é a sociedade culpada, sim. Se não valorizassem os chutadores de bola, se não aceitassem tão fácil que uma mulher se prostituísse para viver ao lado de alguém só porque pode lhe dar conforto, essas coisas não aconteceriam.

Vejam o caso de Renan Calheiros. Como a esposa aparece tão defensora ao saber que ele tem outra.
Na minha ótica, as duas são p...s.

Vejam o conselho que Serra deu ao Índio sobre o assunto. Eles acham normal fazer da esposa prostituta. Xuxa namorou com Pelé. Mas só até ficar, ela mesma, famosa e rica.

Quando um homem tem só uma mulher, tem uma esposa. É um homem.

Se tem duas e uma não sabe da outra, tem duas vítimas. É um criminoso.

Se tem duas e uma sabe da outra e aceita, tem duas putas. É um cafetãozinho.

Se tem mais de duas, tem um bordel. É um cafetão.

Desculpem, mas nestas coisas sou radical. Homem é homem. Macho é bicho.

Eu costumo dizer que a diferença entre um homem e um macho é a mesma diferença entre uma sequóia e um pé de coentro.
O Homem é uma sequóia, o macho um pé de coentro.

Mas há um diferença entre um pé de coentro e um macho. O coentro tem utilidade e cheira bem.

Ester Azoubel

Blog da Resistência Democrática disse...

Comentários dos membros do Grupo do Yahoo - Movimento de Resistência Democrático Nacional
http://resistenciademocraticabr.blogspot.com/

postados pelo Blog

Anônimo disse...

Obrigada, Fernando. Se me permite, e com todo respeito, vou fazer alguns pequenos comentários do que você escreveu. Faço isto dentro de seu texto em azul. OK?
Com sua permissão

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Cara Ester,

Existem atletas e atletas. Hoje o mundo do esporte profissional está altamente inflacionado. Esta semana houveram alguns contratos assinados na NBA (National Basketball Association), jogadores irão receber entre 3 e 10 milhões de dólares por ano. Jogadores de baseball, football (futebol americano) e de hockey tem seus salários, também, nestas bases. Um iniciante profissional em ligas norte-americanas ganham em média 500000 por ano, a grande diferença que exisitia era que só poderiam se tornar profissionais depois de formados nas Universidades, depois passou-se para o College (que no Brasil equivale aos 2 ou 3 primeiros anos da Faculdade), mas hoje abriram exceções para jogadores que terminaram o High School. Um dos mais recentes contratos foi assinado na semana passada pelo ex-jogador do Raptors, Chris Bosh, que "terminou" o College depois de ter assinado seu primeiro contrato com o Raptors. êle se transferiu para o Miami Heat por 110 milhões ou cerca de 18.5 milhões por ano! Mas como tem já uma certa formação academica não se houve nada a respeito de nenhuma "Maria Basqueteira ou Chuteira" ao seu lado..
O negócio de esportes movimenta muito dinheiro, imagine que um time como o Miami Heat tem hoje, pelo menos, 5 jogadores ganhando mais de 10 milhões por ano! E como um "time" consegue isto? Contratos de materiais esportivos, redes de "fast-food" (MacDonalds, Burger King, KFC, etc...), contratos com televisão e rádio, indústria automobilistica, empresas de aviação e etc... Tudo é dinheiro.



Tudo bem, tudo é dinheiro, mas nada justifica tanta dinheirama para profissionais que não acrescentam absolutamente nada ao país ou ao mundo. Dizem, nas competições, que o time defende seu país. Coisa nenhuma. Defende seu bolso, exclusivamente. Quando fazem alguma boa ação, dar dinheiro para uma instituição benemérita, por exemplo, é para descarregar imposto de renda, não é por altruísmo. Dinheiro não valoriza ninguém, Se o fizesse, Beira Mar seria herói nacional. Continuo dizendo. Atleta profissional, para mim, não é ninguém. Não tem utilidade para ninguém.

Anônimo disse...

No Brasil estamos vendo que os patrocinadores de times de futebol disputam patrocínio de diversos clubes, inclusive estatais como o Banco do Brasil e Petrobrás.
Esporte profissional é algo que atrai milhões/ bilhões de pessoas, a maiori, às vezes, deixando de levar dinheiro para casa para poderem pagar um ingresso de um jogo.



E este é o maior de todos os defeitos do esporte profissional. No Brasil, futebol é um ópio para o povo. Ou melhor, é ainda mais danoso do que o crack. O crack a pessoa tem de procurar. O futebol nos enfiam pela goela como um veneno horroroso


É uma coisa que a cada dia magnetiza aproveitadores e outras pessoas sòmente com o interesse de enriquecimento, e é uma fonte interminável de tragédias.


É o que eu sempre digo. Em minha casa não se assiste jogo na televisão nem se ouve em rádio. Mas a filha e o genro saem por aí para asssistir, nem sei onde.

Anônimo disse...

A sociedade precisa ser educada, ler, ter condições de analisar situações e poder tirar suas conclusões para o que é o melhor para ela, e as pessoas, individualmente, estarem alertas a todas possiveis consequências a êste envolvimento.



A sociedade, para ser educada, precisa de escolas e é isso que não temos desde que os civis assumiram o governo. A qualidade de ensino caiu verticalmente e continua, porque este poço não tem fundo. Ensinei desde 1962 até 2000. Sei e senti a diferença. Piorou muito desde então.


É fácil, como voce fez, culpar o homem, mas o problema é o porque o homem tem certas atitudes, quais os motivos e ou razões que o leva a isto, e quando digo o homem deveria dizer o ser humano, voce sòmente citou homens com amantes.... e as mulheres com amantes?! Elas estão no mesmo barco, por isso é o ser humano e não sòmente o homem e ou a mulher.


Eu citei as mulheres que correm atrás de jogadores de futebol, não por suas qualidade, mas só pelo seu dinheiro. Se o jogador ganha milhões, ele pode dar conforto e até luxo a quantas amantes quiser e muitas mulheres se vendem por este preço. Mas muitos homens acreditam que, para serem homens de verdade, têm de pular a cerca de vez em quando. Estes são apenas machos e não homens. Homem de verdade tem uma mulher só e a respeita.
Mas veja com que freqüência os jogadores trocam de "esposa". Não era ao homem que ela procurava. Era o dinheiro. Como vê, não sou só eu que acho que não valem nada. Elas também acham. Pegam o dinheiro e se mandam.


A Sociedade geralmente perdoa mais fàcilmente o homem com amantes e condena mais fàcilmente as mulheres com amantes...


As regras da sociedade são criadas e geridas por homens e o mundo sabe que, com excessões, é claro, a mulher só procura na rua o que não tem em casa. Por isso, quando a mulher trai o marido, a idéia geral é que ele não é capaz de lhe dar satisfação sexual. Dái a razão da desonra. Ele quer que ela continue se submetendo a viver sem este complemento na vida. Quando se vê um homem muito ciumento, por exemplo, os outros homens podem pensar que ele é apenas possessivo. O mulherio logo pensa que ele é brocha.


Porque, geralmente, a figura da mulher está lgada a sustentação emocional e moral da família, é a mãe e a filha... Mas isto também está mudando, demora, mas está mudando... Antes quando uma mulher pedia divórcio se tornava mal falada (escrevi sôbre isto na revista Êle & Ela, Editora Bloch, em 1969!!!), como voce disse uma puta! Hoje já est;a sendo mais bem aceito, pela Sociedade, que uma mulher inicie o processo de divorcio.


A idéia está mudando, graças a Deus. Antes a mulher se via obrigada a suportar, pela vida toda, o bagulho a quem um dia teve a infelicidade de dizer sim e ainda continuar fingindo que está gostando para que ele não se ofenda e não a agrida. As mulheres estão virando gente. Por isso eu criei minha filha para ser "cavalo de rodeio". ninguém monta. Ela vive bem com o marido, mas não se dobra NUNCA.


Bem... obrigado pelo seu adendo ao meu comentário.


Obrigada se agüentou ler minhas razões até aqui.

Fernando B.

Ester Azoubel

Anônimo disse...

Ester.

Da discussão nasce a luz, o grande problema que encontramos é que a maioria das pessoas que discutem não escutam a contra-parte e ai a escuridão permanece.

Concordo com tuas observações.

Eu adoro esportes, fui jogador de basquete, representei o Brasil por 3 vezes em eventos diferentes no exterior e ainda quando médico de futebol profissional em um clube carioca tivemos a oportunidade de representar o Brasil na África (Nigéria e Costa do Marfim), não sei se pela época que êstes eventos se deram (1973. 1977, 1982 e 1979 respectivamente) o dinheiro fôsse algo importante. Nas três primeiras datas eram selecionados brasileiros específicos e na África, como era um clube de futebol profissional, o clube recebeu uma quota por apresentação, e os integrantes da delegação, como empregados do clube, seus salários, portanto a vida normal sem nenhuma vantagem financeira extra.

O esporte quando bem empregado e de valor extremo para a boa formação de indivíduos. Há pouco recebi um e-mail, que voce deve ter recebido também, do Gerhard Boehme aonde êle demonstra um plano muito bom para o desenvolvimento (ou como citei acima; boa formação) das pessoas através do esporte.

Anônimo disse...

continuação

Existem programas já implantados pelo Serviço de Policiamento Comunitário da PM-RJ, em algumas favelas do Rio de Janeiro nos quais o objetivo é através do esporte (futebol ou outro) tirar as crianças e jovens do contato com marginais e ao mesmo tempo em que desenvolvem a prática do esporte também salientam a obrigatoriedade escolar ou de trabalho (ara aqueles fora da idade escolar).

Contudo até conseguirmos resultados positivos com reflexos para a Sociedade deveremos dar tempo e lutarmos contra tudo o de mais que enlameam a Sociedade, deveremos ou melhor devemos dar um basta definitivo aos maus políticos, a campanha da "Ficha Limpa" foi um bom início mas ela por si não irá sobreviver por muito se a Sociedade não agir com o fortalecimento do Ministério Público, melhoria e eficiência do Sistema Legal em todos os nivéis, de uma Reforma Política sem casuismos, de uma Reforma Tributária sem falcatruas e de uma melhoria estupenda nas áreas de educação, saúde e segurança.

Para começar a educar a nossa Sociedade é preciso iniciar um movimento chamado Respeito ao Próximo. É lógico que as escolas desde a fundamental até a Universidade deverão estar envolvidas mas talvez aonde êste movimento deve ter sua base é na própria comunidade. M;inimas coisas que fazem, em seu conjunto, uma diferença enorme. Por exemplo, infelizmente é próprio da cultura brasileira que as coisas públicas (avenidas, ruas, calçadas, bancos de jardim, estátuas, marcos, placas de transito, sinais (semaforos), prédios, estádios, e outras edificações e objetos públicos sejam depredados, destruídos, danificados, pichados, etc. Bem... Há pouco mais de 10 anos atrás a cidade de Nova Iorque tinha um dos maiores indices de criminalidade no mundo, o prefeito na ocasião resolveu melhorar a cidade e começou a fazer exatamente o seguinte"qualquer pessoa que estivesse até jogando uma ponta de cigarro ou um pedaço de papel no chão era prontamente obrigada a jogar o mesmo em uma das inumeras lixeiras públicas (como a que temos em nossas cidades) e pagarem uma multa ou irem para um breve (ou longo dependendo do que haviam feito) período na cadeia; com isto conseguiu diminuir o indice de criminalidade e melhorou a segurança na cidade e a qualidade de vida de seus cidadãos... êste é o movimento de Respeito ao Próximo. O respeito ao seu semelhante é a base de um bom relacionamento social que tem como efeito uma melhoria em todos os nivéis da vida em comunidade e uma melhoria da Sociedade. A responsabilidade assumida nos torna cidadãos respeitavéis.

Não sou sociologo mas voce como professora deve ter testemunhado como as pequenas coisas, coisas do nosso dia-a-dia, que quando corrigidas trazem consigo outras correções, correções estas que nem são citadas durante a primeira correção, vem automaticamente pois o individuo se torna mais consciente do que ocorre a sua volta.

Obrigado por sua atenção.

Fernando B

Anônimo disse...

QUANDO UM PAÍS INVESTE NO ESPORTE E NOS JOVENS PRA VALER, TODOS GANHAM,
PRINCIPALMENTE O PÁIS EM QUESTÃO.
INFELIZMENTE AQUI NO BRASIL POUCO SE INVESTE NESTE LADO.
CRIAMOS ÍDOLOS DO FUTEBOL SIM, MAS ÍDOLOS CADA VEZ MAIS ANALFABETOS.
VEJO O EXEMPLO DE ALGUNS OUTROS PAÍSES ONDE GRANDE MAIORIA DOS ATLÉTAS
DO FUTEBOL, FALAM FLUENTEMENTE DOIS IDOMAS, TEM AO MENOS O ENSINO MÉDIO
COMPLETO, QUANDO NÃO SÃO FORMADOS.
NOS CENTROS DE TREINAMENTO DE JOVENS ATLETAS NA ALEMANHÃ, POR EXEMPLO,
DURANTE O DIA, ALGUMAS HORAS SÃO GASTAS EM TREINAMENTO, MAS AS DEMAIS SÃO
GASTAS NA EDUCAÇÃO NORMAL, NINGUÉM PODE PARAR E SE DEDICAR APENAS AO FUTEBOL.
ISSO CRIA EDUCAÇÃO E OUTRA MENTALIDADE NO POVO.
ABAIXO SEGUE UMA FOTO QUE TIREI ONDE TRABALHO NO DIA DO JOGO DA ALEMANHÃ E ESPANHA,

COMEMORAMOS COM OS ESPANHOIS LADO A LADO, COMO ESTÃO TAMBÉM AS DUAS BANDEIRAS,
FOI UMA FESTA ALEGRE, INDEPENDENTE DA VITÓRIA.
AQUI, NOS CANSAMOS DE ASSISTIR A TRISTES CENAS DE JOVENS SE MATANDO E SE ESPANCANDO
APÓS OS JOGOS.
TRISTE REALIDADE DE UMA NAÇÃO ONDE O FUTEBOL NÃO É MAIS UM ESPORTE E SIM UM VÍCIO
COMO DIZ NOSSA COLEGA.
AQUI, PERDEU A GRAÇA.
FICO ENOJADO DE VER VERDADEIROS VAGABUNDOS SEREM OVACIONADOS COMO SE FOSSEM
HERÓIS.
O MAIOR EXEMPLO É O ''ANIMAL'' LEMBRAM? DIRIGINDO BEBADO CAUSOU UM ACIDENTE MATANDO
JOVENS INOCENTES, MAS EDMUNDO CONTINUA SENDO O ''ANIMAL''.
BOM, REPRESENTAMOS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO, ESPERO QUE UM DIA POSSAMOS
SER IGUAIS A ESTES POVOS, IGUAIS EM EDUCAÇÃO E RESPEITO.

Siegmar Metzner

Anônimo disse...

Concordo contigo... não o que discordar. Em meu relato abaixo descrevi exatamente isto, e citei o artigo do Gehrard (Oma Copa do Mundo cheia de dedos - Parte VI - Vergonha). aonde notamos de como o futebol (e outros esportes) poderiam ser uma alavanca para o desenvolvimento cultutal, educativo e de formação social dos jovens.

Fernando

Anônimo disse...

SEM DÚVIDA ALGUMA, COMPREENDI BEM SEU TEXTO, CARA, NÓS
PODERÍAMOS FAZER MUITO PELOS JOVENS DESTE PAÍS SE TIVESSEMOS
PESSOAS DECENTES NO GOVERNO.
A MENTALIDADE DOS JOVENS É A MESMA NO MUNDO INTEIRO, DE OPORTUNIDADES
E INCENTIVOS E ELES VÃO LONGE.
AQUI, PARECE QUE O ÚNICO INCENTIVO QUE LHES É DADO, SÃO SE TORNAREM
AVIÃOZINHOS DO TRÁFICO.
ESCOLAS CAINDO AOS PEDAÇOS, NENHUMA COM CENTROS ESPORTIVOS COMPLETOS,
COMO GINÁSIOS COM QUADRAS COMPLETAS, GINÁSIOS PARA A PRÉTICA DE ATLETISMO,
PISCINAS PARA FORMAR NADADORES, NADA, NOSSAS ESCOLAS PERIFÉRICAS NÃO
OFERECEM NADA. QUANDO MUITO UMA CANCHA COBRTA PARA JOGAREM UM VOLEI OU
UM FUTEBOL, SEM TREINADORES, SEM PROFESSORES, ENFIM, TEMOS UMA EDUCAÇÃO
COMPLETAMENTE FALIDA E SABEMOS QUE AS VERBAS SÃO ENFIADAS EM CUECAS
E MENSALÕES.

Siegmar Metzner