Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Quem será... o Nikita Kruchev de Lula?

GOVERNO LULA
Quem será... o Nikita Kruchev de Lula?


Por JAIME M. DA COSTA FERREIRA

Em 23/2/1956, durante o 20.º Congresso do Partido Comunista da União Soviética, Kruchev escandalizou o mundo ao acusar Stalin de crimes de genocídio e denunciar o "culto à personalidade" que o cercava.

Ficou-se sabendo que, por medo de serem executados ou banidos para a Sibéria, os membros do partido devotavam fidelidade irrestrita a Stalin, a tal ponto que encobriam ou confirmavam suas mentiras, eram coniventes com o cinismo do líder quando ele afirmava não saber de nada, nada ter visto e que tudo, certamente, era manobra de golpistas ou ingenuidade de aloprados.

Filho do mesmo contexto ideológico - eu sou o PT e o PT sou eu -, durante 24 horas o desempenho principal de Lula é o de incentivar o culto à sua personalidade
.


Ele precisa dos holofotes, do aplauso fácil dos adesistas contumazes, do ritual diplomático, que ele pensa ser só para si, mas que a todos incensa com a mesma pompa e circunstância e, acima de tudo, da submissão canina do seu partido.

Extasiado, achando-se o tal, convive melhor com seu indisfarçável complexo de inferioridade, que lhe é imposto pela estatura cultural e fidalga do estadista Fernando Henrique Cardoso.

Complexo de inferioridade, muita deselegância nas comparações que faz e, sobretudo, muita fanfarra para anunciar realizações, todas elas pertinentes à rotina de qualquer governo, que para isso foi eleito, para trabalhar.

Isto posto, por tudo o que sabemos e, principalmente, pelo que não sabemos, mas supomos, a respeito dos meandros deste governo, eu me pergunto: quem, no âmbito do PT, um dia se encherá de brio e de justa indignação para ser o Nikita Kruchev de Lula?


JAIME M. DA COSTA FERREIRA
jaimemcferreira@hotmail.com

São Paulo

0 comentários: