Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Olha o fiasco do Lula no Irã...


Irã seguirá enriquecendo urânio a 20%, diz chefe de agência nuclear


Não há relação entre acordo mediado pelo Brasil e enriquecimento.

Agora, 'bola está na quadra das potências', diz funcionário iraniano.
Do G1,
com agências internacionais

O Irã vai continuar suas atividades de enriquecimento de urânio, incluindo a produção de urânio enriquecido a 20%, mesmo depois de ter assinado um acordo de troca de combustível nuclear mediado pelo Brasil e pela Turquia.


"Não existe relação entre o acordo de troca e nossas atividades de enriquecimento. Vamos continuar nosso trabalho de enriquecimento de urânio a 20%, disse Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã.Salehi afirmou que a assinatura do acordo é uma "prova de boa vontade" e que agora "a bola está no campo das potências ocidentais".


"O grupo de Viena (EUA, Rússia e França) deve dar uma respostar adequada à proposta de cooperação do Irã", disse ele, segundo a agência oficial Irna.


O Irã anunciou em fevereiro deste ano que enriquece urânio a 20%, na usina de Natanz. Para a produção de armas nucleares, é necessário enriquecer o material a 80%.

Acordo

O anúncio patrocinado por Brasil e Turquia saiu quando as potências internacionais, lideradas pelos EUA, esboçam, ao nível do Conselho de Segurança da ONU, uma quarta rodada de sanções contra o Irã. Ele foi fechado durante visita do presidente Lula a Teerã.

As potências acusam o Irã de esconder deliberadamente informações sobre o programa nuclear. Elas temem que o país esconda intenções militares. O governo de Teerã afirma que o único objetivo do programa é produzir energia.


O acordo foi recebido com ceticismo na Europa.


A Comunidade Europeia afirmou que trata-se de um passo na direção correta. A chancelaria britânica afirmou que sua assinatura não interrompe a busca de sanções contra Teerã.


Os jornais internacionais também noticiaram o acordo com ceticismo.

1 comentários:

oliveira disse...

O que pode acontecer é um ataque fulminante de Israel ao Irã,tendo em vista, a ineficácia sanções aplicadas pelas Nações Unidas.
Lembrem-se que alguem disse que pretendia "varrer Israel do mapa".
Talvez esse alguem tenha esquecido da vitoriosa campanha de guerra dos 6 dias.