Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Obama não deve manifestar aceitação ao acordo como um meio de evitar as sanções ao país

EUA devem rejeitar acordo nuclear com o Irã, diz "NYT"

colaboração para Folha

Após o anúncio de um acordo entre o Irã, o Brasil e a Turquia, que prevê a troca de urânio pouco enriquecido por combustível nuclear, os Estados Unidos, maiores defensores das sanções contra o país, não devem aceitar os termos do acordo, principalmente porque o Irã já disse que não vai parar de enriquecer urânio a 20%.

Assim como a França e o Reino Unido, os EUA permanecem céticos com relação à seriedade do Irã com a assinatura do acordo tripartite.

De acordo com o jornal "The New York Times" a administração Obama não deve manifestar aceitação ao acordo como um meio de evitar as sanções ao país já que o governo de Mahmoud Ahmadinejad não interromperá o enriquecimento de urânio a 20%.

O jornal cita um diplomata ocidental, em anonimato, dizendo que a quantidade de urânio que o Irã se dispôs a enviar ao exterior representa pouco mais da metade de seu estoque total do material.

O "Times" cita ainda que o acordo pode atrapalhar os planos dos EUA de garantir apoio internacional às sanções que busca implementar contra o programa nuclear iraniano.

A China e a Rússia, que vêm relutando em aplicar as novas sanções, poderiam se basear no acordo para declarar as conversas sobre punições encerradas.

Para o jornal americano o presidente dos EUA, Barack Obama, tem agora em suas mãos uma decisão importante.

Se ignorar o acordo, pode emitir sinais de que está rejeitando termos muito parecidos aos que se dispos a aceitar há oito meses, quando o Irã acabou rejeitando a proposta na última hora.

Por outro lado, se aceitar, muitos dos assuntos urgentes que deveriam ser discutidos com o Irã nos próximos meses, a maioria relacionados às suspeitas de produção da bomba atômica, terão que ser colocados de lado por pelo menos um ano ou até mais.

Para os oficiais americanos, diz o "Times", este seria um dos objetivos do Irã com o acordo.

0 comentários: