Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Partido Conservador vence eleições no R.Unido



EFE - Agência EFE

O Partido Conservador de David Cameron venceu as eleições gerais no Reino Unido, com 306 assentos, frente aos 258 do governante Partido Trabalhista e 57 do Liberal Democrata, segundo a apuração finalizada hoje.

Com 649 de 650 assentos distribuídos - e levando em conta que o último será disputado no dia 27 de maio depois da morte de um candidato - os "tories" são a primeira força do país tanto em número de cadeiras quanto em percentagem de votos, com 36,1% do total.

Apesar da vitória, o Partido Conservador não obtém a maioria absoluta no Parlamento e será obrigado a negociar para formar Governo.

Neste sentido, Cameron já fez uma oferta ao Partido Liberal Democrata de Nick Clegg, com a possibilidade de aplicar algumas de suas promessas eleitorais em troca de apoio.

Entre os pontos em comum entre os dois partidos, o líder * "tory" destacou a criação de uma economia "verde" e a vontade de melhorar as oportunidades em educação, e ressaltou como pontos inegociáveis a relação com a Europa e a imigração.

Sobre a reforma do sistema eleitoral, reivindicação-chave dos liberais, Cameron se mostrou disposto a instaurar uma comissão para examinar o assunto.

Por sua parte, o primeiro-ministro do Reino Unido, o trabalhista Gordon Brown, - que, apesar de ter perdido as eleições, tem o direito constitucional de tentar formar gabinete com outros partidos - fez também uma oferta de diálogo aos liberal-democratas, com base nos pontos em que coincidem, como, segundo ele, a gestão da crise e a reforma do sistema de voto para um mais proporcional.
07 de maio de 2010 - 13h25

* Tory é o nome do antigo partido de tendência conservadora do Reino Unido, que reunia a aristocracia britânica.

0 comentários: