Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de março de 2010

OAB critica "despropósito" de Lula ao comparar dissidente cubano a bandidos de SP


da Folha Online

Opresidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, criticou nesta quarta-feira o "despropósito" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que condenou, na véspera, a greve de fome dos dissidentes cubanos e os comparou a bandidos de São Paulo.

"A comparação é despropositada, pois tenta banalizar um recurso extremo que é, ao mesmo tempo, um símbolo de resistência a um regime autoritário que não admite contestações", afirmou Ophir, em comunicado divulgado pela organização.

"Mais razoável seria se o governo brasileiro se preocupasse com as péssimas condições carcerárias a que [os presos de SP] estão submetidos", completou Ophir, acrescentando que o regime cubano é repudiado pela sociedade brasileira que, historicamente, fez uma opção pela democracia.

O presidente Lula pediu nesta terça-feira, em entrevista à agência de notícias Associated Press, respeito às decisões da Justiça cubana e condenou o uso da greve de fome por dissidentes como instrumento para serem libertados da prisão.

"Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubanos de deter as pessoas em função da legislação de Cuba. A greve de fome não pode ser utilizada como um pretexto de direitos humanos para liberar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade."

1 comentários:

Anônimo disse...

No fim das contas há um fator positivo no caso dos dissidentes cubanos: Mostrar ao mundo a verdadeira face do horror que é esse sujeito que se diz representante de nossa nação. Que vergonha, o cara é um nojo, uma farsa, um ditadorzinho recalcado. Que caia a máscara e tenha um fim essa era de hipocrisia e bestialidade que é o governo Lula...