Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 13 de março de 2010

''Ahmadinejad não é Hitler'', diz Lula

''Ahmadinejad não é Hitler'', diz Lula a jornal israelense Presidente critica tanto ''demonização'' do Irã quanto a negação do Holocausto e a ameaça à existência de Israel

Denise Chrispim Marin

ÍCONE - Com camiseta do ''Che'', palestino junta
para atirar em policiais israelenses em Jerusalém

Cinco dias antes de desembarcar em Israel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o regime dos aiatolás não podem ser comparados a Adolf Hitler e ao nazismo.

Mas Ahmadinejad também não pode pregar a eliminação de Israel e negar o Holocausto. A receita para o diálogo foi publicada na edição de ontem do jornal israelense Haaretz.


Na entrevista, Lula defendeu ainda a inclusão de novos mediadores para a solução do conflito entre israelenses e palestinos, com acesso irrestrito a todas as outras partes envolvidas na questão, como Síria e Irã.

A entrevista foi concedida no dia 9 a três meios de comunicação: os jornais Haaretz e The Maker e a Agência de Notícias Brasil-Árabe.

Intitulada "O Profeta do Diálogo", a reportagem do Haaretz adotou um tom elogioso. Diz que Lula é o "mais popular chefe de Estado da história do país" e o apresenta como um político que atrai "consenso universal" no Brasil.


"Qualquer um que compare Ahmadinejad e o Irã atual a Hitler e ao nazismo está fazendo o mesmo tipo de radicalismo que o Irã é acusado de fazer.

Qualquer um que siga essa linha não está contribuindo, no final das contas, com o processo de paz que nós queremos criar para o futuro", afirmou.

"Não se pode fazer política com ódio e ressentimento", completou Lula.
Leia mais aqui.

0 comentários: