Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Campanha irresponsável

Lula é mau conselheiro, acusa jornal

O jornal de economia sul-africano Business Report atacou sem dó nem piedade, neste domingo, a campanha publicitária do governo federal encorajando os brasileiros a "gastar mais" para "evitar a recessão".

Lembra que os líderes dos EUA, Grã-Bretanha e Canadá deram o mesmo conselho após o 11 de Setembro, contribuindo para a bolha que resultou na pior crise financeira desde a Grande Depressão.


Os brasileiros, continua o jornal, também acreditam que o país será menos afetado pela crise que seus vizinhos latino-americanos, como sugere uma recente pesquisa.


"Se a campanha irresponsável der certo, acrescida do otimismo irreal e da carga estratosférica dos juros que os brasileiros pagam, avalia o Business Report, as conseqüências podem ser desastrosas" (...) milhões de famílias que alegremente seguiram o conselho gastando generosamente, podem ir à falência no ano que vem."


O puxão de orelha em Lula continua:

"Sua autoconfiança esconde a incapacidade de lidar com o problema até agora".

O jornal sul-africano credita a mensagem "comprem" ao desejo presidencial de manter o PT no governo em 2010, "mas também mostra que o presidente é incapaz de compreender a profunidade e extensão da atual desintegração financeira".

Outra estocada: lembrar que Lula, de início, não levou a crise a sério, repetindo a frase "Que crise? Pergunte ao Bush."

E, prossegue o Business Report, acrescentando mais ironia com a frase seguinte:

"Enquanto a crise era um tsunami nos Estados Unidos, só causaria uma marolinha no Brasil".
A análise econômica termina decretando que Lula está errado ao pensar que pode isolar (o país) do resto do mundo.

"Não pode. É impossível quando as nações se interconectam numa economia global (...) e bancos federais não podem substituir bancos privados como provedores de liquidez num mundo com crédito escasso."

O conselho final do Business Report:

"Esperamos que os consumidores não acreditem em propaganda, especialmente do governo."
Fonte: claudiohumberto.com.br

0 comentários: