Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Razões do atraso LADINO-AMERICANO


POR RIVADAVIA ROSA

VERDADEIRA CONCEPÇÃO DE PODER – utilização do aparato do Estado e dos fundos públicos para financiar um projeto pessoal, com amplas margens de discricionaridade e imprevisibilidade no manejo da coisa pública.

ESTADO CAPTURADO por uma elite que desenvolve políticas com discursos mais ou menos populistas, porém que em definitiva favorece a concentração da riqueza elegendo a dedo os ganhadores, sempre amigos do poder. Tratam-se de regimes políticos que driblam os limites jurídicos e institucionais formalmente existentes em nome do “interesse nacional”, a “distribuição da riqueza” ou as “ameaças externas”.

DIZEM DEFENDER O PAPEL DO ESTADO, porém com burocracias incapazes, mal estruturadas e mal remuneradas – a debilidade do Estado é justamente um recurso político para conquistar agências que são utilizadas como butins políticos e fontes de emprego para clientelas e aliados. A ideologia é substituída por um pragmatismo extremo e a vontade de apegar-se ao poder a qualquer custo.

NOS CASOS MAIS EXTREMOS – acabam gerando situações de CLEPTOPATRIMONIALISMO – caracterizado pela generalização da corrupção e ou uso para fins privados dos recursos públicos.

ACRESCENTO:
A GÊNESE DO ATRASO ‘LADINO’ AMERICANO, pode ser sintetizada nos traços:

- 1. EXALTAÇÃO E CULTO AO LÍDER CARISMÁTICO, normalmente erigido a pai dos pobres;

-2- USO E ABUSO DA PALAVRA, não só em termos retóricos, mas também de insultos; APROPRIA-SE das palavras manipuladas pela patologia novilingüística;

-3. FABRICAM A VERDADE – quando os fatos são contrários – é porque são movidos por conspirações – especialmente da mídia golpista;

-4. UTILIZAM DE MODO DISCRICIONÁRIO OS RECURSOS PÚBLICOS – sem fazer a devida prestação de contas (accountability);

-5. DISTRIBUEM DIRETAMENTE A RIQUEZA PRODUZIDA pela Nação – como se dela fossem os dono;

-6. ESTIMULAM CRIMINOSAMENTE O ÓDIO DE (sem) CLASSES;

-7. MOBILIZAM PERMANENTEMENTE OS MOVIMENTOS (ANTI) SOCIAIS;

-8. FUSTIGAM SISTEMÁTICAMENTE O INIMIGO EXTERIOR (e interno), como bode expiatório da vez, conforme a conveniência política;

-9. DESPREZAM A ORDEM LEGAL – especialmente a Carta Magna que juram defender mas assim que assumem o poder, a principal, quando não a única estratégia é a alteração da Constituição;

10. MINAM, DOMINAM E DEGRADAM AS INSTITUIÇÕES, especialmente as prestadores de serviços essenciais – como educação, justiça, segurança, saúde, infraestrutura. Confira a análise sobre a República Argentina que num dia não muito distante foi do primeiro mundo.

RR
Opinión
¿La etapa depredadora de los Kirchner?
Por Sergio Berensztein
Para lanacion.com Jueves 23 de octubre de 2008 | 12:14 (actualizado hace 2 días) Hasta hace pocos días, buena parte de la Argentina observaba la crisis internacional con algo de displicencia y bastante irresponsabilidad, como si en efecto un fenómeno global y visiblemente pernicioso pudiera no impactar en el país. El argumento tenía algo de cierto y hacía de la necesidad una virtud: el país ya estaba tan aislado de las corrientes de financiamiento internacionales que las consecuencias inmediatas serían relativamente acotadas.
El autor es director de Poliarquía Consultores

Tags: AFJP , kirchner , Berensztein
Leia mais aqui.

0 comentários: