Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 6 de março de 2012

PIB brasileiro desacelerou e subiu 2,7% em 2011


Grande parte dos analistas e do próprio governo esperava por variação entre
2,6% e 3,0%


Por Clarice Spitz
O Globo

RIO —
A economia brasileira desacelerou em 2011.

O Produto Interno Bruto (PIB), que representa o valor total de bens e produtos finais produzidos no país, cresceu 2,7% no ano passado, uma queda em relação à expansão de 7,5% registrada em 2010, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em valores, a riqueza total produzido no país somou R$ 4,143 trilhões.

O PIB per capita (PIB dividido pela população residente no país) atingiu R$ 21.252 em valores correntes, uma alta de 1,8% em relação ao ano anterior.

No quarto trimestre, o PIB registrou alta de 0,3% em comparação ao trimestre imediatamente anterior e um avanço de 1,4% frente ao mesmo período de 2010.

Segundo Roberto Olinto, coordenador de Contas Nacionais do IBGE, em 2011, a despeito da sustentação do consumo das familias e das exportações, mesmo que com variações menores, a indústria de transformação foi quem sofreu mais.

— O crescimento menor do mercado interno e o impacto da crise internacional levou a decisões mais conservadoras. Houve algumas restrições claras, como taxa de juros com efeito claro sobre a demanda.

O câmbio atrapalhou em valores correntes, com uma redução das importações — afirmou.

Mesmo assim, segundo ele, a indústria de transformação não teve desempenho uniforme, com setores ligados à demanda interna, como bens de consumo e comércio, apresentando menos impacto que aqueles ligados à economia internacional.
                                                06/03/2012

0 comentários: