Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 6 de março de 2012

Médicos mudam discurso sobre estado de saúde de Lula.




O que a imprensa publicava em 13 de fevereiro de 2012:

                                                                Por O EDITOR
                                                     Blog do CoronelLeaks


Uma tomografia comprovou que o tumor cancerígeno na laringe
 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já desapareceu, embora seja preciso ainda fazer uma endoscopia para confirmar a boa notícia, informou o oncologista do ex-governante, Artur Katz.

Conforme o oncologista, "do ponto de vista tomográfico, não se vê mais o tumor", revelou em entrevista publicada neste domingo pelo jornal "Folha de S.Paulo" , depois dos exames aos quais foi submetido Lula no sábado, quando ingressou no Hospital Sírio Libanês em São Paulo com desidratação e fadiga.

Katz esclareceu que só uma endoscopia, que será realizada dentro de quatro a seis semanas, após concluir o tratamento de radioterapia, poderá constatar a remoção definitiva do tumor.


O tratamento com radioterapia foi encerrado no último dia 17 de fevereiro.

Ontem, duas semanas depois, Lula é internado com pneumonia.

Vejam a declaração dos mesmos médicos dadas à imprensa no dia de ontem (O Globo).


Segundo a equipe médica que acompanha Lula, a doença (pneumonia) está relacionada com a queda de imunidade provocada pelo tratamento contra um câncer na laringe, detectado em outubro passado. Após três sessões de quimioterapia e 33 de radioterapia, o ex-presidente encerrou o tratamento no dia 17 de fevereiro, mas ainda sofre alguns efeitos colaterais da radiação, como a dificuldade de deglutir, a perda de peso e a queda na imunidade.


- Evidentemente, nada do que está acontecendo em termos de infecção teria acontecido numa situação normal. Por outro lado, o tratamento ao qual o ex-presidente foi submetido é extraordinariamente pesado, com muita quimioterapia e radioterapia, que de forma absolutamente previsível leva a uma queda do estado geral, a uma certa perda de peso e, evidentemente, muda a imunidade - detalhou (Artur) Katz.


Segundo o oncologista Paulo Hoff, as consequências desagradáveis da radioterapia perduram após o fim do tratamento: - O efeito fica presente durante algumas semanas. A pneumonia não tem nada a ver com o câncer - disse, negando o aparecimento de algum novo tumor.
 

 Katz informou que uma tomografia realizada anteontem não mostrou eventuais novos tumores. Em exames anteriores, os médicos haviam afirmado que o tumor desaparecido.

A avaliação da evolução do combate ao câncer só será feita, em detalhes, no fim do mês: - Seria muito precoce avaliar a doença neste momento.

Os exames feitos domingo não revelam tumor. Entretanto, é importante frisar que esses exames não foram feitos com esse objetivo. Há ainda muito processo inflamatório, inchaço, que não permitem uma avaliação adequada.

O que se pode dizer é que não se vê tumor grosseiro.







(Comentário: Boatos que circulam em Brasília dão conta de que a visita feita às pressas por Dilma Rousseff para Lula, no último dia 1 de março, foi para que ela fosse informada sobre o seu estado de saúde e avisada de uma nova internação.)



  6 de março de 2012 


0 comentários: